meu dia de fúria

Não vou conseguir traduzir em palavras o tamanho do cansaço que estou sentindo neste momento. É cansaço misturado com um sentimento imenso de indignação e desilusão. Vira e mexe eu observo abusos sendo praticados por todos os lados, gente repassando e surrupiando receitas desenvolvidas por blogueiros, ou copiando conteúdo com pesquisas detalhadas, o trabalho árduo de outra pessoa sendo usado indiscriminadamente, sem falar na cópia de imagens, de idéias e de estilo. A web oferece aos desonestos uma maneira fácil de ganhar reconhecimento e até uma graninha, sem precisar produzir absolutamente nada, só praticando a habilidade da cópia e da cola. Quase todo dia eu encontro websites usando minhas fotos sem permissão e sem crédito. Também fico desalentada vendo o estilo do Chucrute com Salsicha ser reproduzido aqui e ali, como se o que eu faço naturalmente e espontaneamente fosse uma espécie de fórmula mágica para o sucesso. Agora recebo a denúncia de que uma revista brasileira está copiando e publicando minhas receitas e minhas fotos, ganhando com publicidade, sem nunca ter me contactado, nem me dado nenhum crédito, nada! É o fim da picada da malandragem, da desonestidade e da falta de caráter. O descaso total pelo direito do outro parece ser uma praga que se abateu sobre a humanidade. Pra mim é completamente incompreensivel que uma publicação use o meu material sem autorização, violando meus direitos autorais, assim na boa. Nem vamos falar de ética aqui, né? Estou cansada, chateada e abatida. Mas vou tomar providências legais desta vez. Toda vez que deixamos pra lá numa situação dessas, estamos dando permissão para esses LADRÕES agirem tranquilamente e à luz do dia, dando risada na nossa cara e lucrando às nossas custas. Pra mim é BASTA! BASTA MESMO!
A tal revista ladra chama-se In House. É distribuida gratuitamente na região de Suzano e Mogi das Cruzes no estado de São Paulo e vive de publicidade paga por anunciantes. Se alguém tiver acesso, por favor guarde um exemplar.

51 thoughts on “meu dia de fúria”

  1. Pior que a revista diz no seu site:
    http://inhouserevista.com.br/sobre/
    “A exclusividade da iN_HOUSE Revista começa pelo conteúdo que é todo elaborado por nossa equipe de jornalismo. Isto significa, que nossas entrevistas são inéditas e realizadas especialmente para os leitores da iN_HOUSE. Todo esse cuidado editorial atribui ao produto a credibilidade e confiabilidade que você procura na hora de vincular sua marca e seu nome a um veículo de comunicação.”
    Lamentável…

  2. olá fernanda,
    sou portuguesa e fico deliciada com as suas receitas, histórias e fotografias.
    quanto ao sucedido pois…quem manda fazer umas receitas assim de crescer água na boca e de ilustrar com fotos maravilhosas?
    a culpa vai sendo do seu bom gosto 🙂
    ataque esses diabos e não tenha compaixão.
    até breve e boa sorte

  3. Oi, Fer. Achei seu blog por um acaso, mas olha só, que coicidência, moro em Suzano, e se quiser posso providenciar as revistas para vc ver se cabe alguma ação.
    Se houver interesse me nande uma msg neste end, será um prazer ajuda-la.
    Abs

  4. Sugiro ler Creative Commons e ver que tipo de direitos quer adotar.
    Há um outro site que vale a pena visitar cujo nome vou procurar. Um exemplo de site que bloqueia fotos é o Dave’s Garden. Não sei se precisa de tanto, eu quando envio receitas para amigos nos emails gosto de mandar também a foto e isto não faz mal algum desde que ninguem a utilize para fins comerciais.

  5. Olá:
    Acompanho o seu blog há bastante tempo. Aprecio imensamente todas as fotos e informações. Acho seus textos muito bem escritos. Gosto e, às vezes, dou boas risadas diante de certas expressões usadas.
    Assim, quando vc fica furiosa por causa dos “roubadores” de textos e imagens fico imensamente preocupada em que desista de continuar. Por favor não faça isso. Gosto muito de diariamente acessar o seu blog para ver as novidades. Fico analisando as fotos que sempre são lindas.Tome as devidas medidas necessárias. Mas lembre-se que, a seu tempo, tais “ladrões” terão sua dose de castigo, sem que você tenha que se atropelar por causa deles.
    Abraços. Moro em Engenheiro Coelho, na região de Campinas.
    Ani

  6. Oi Fernanda!
    Venho acompanhando o seu blog há pouco tempo, mas já fico encantada cada vez que passo por aqui. É um espaço de muito bom gosto, estilo e leveza (além de ter receitas, histórias e fotos igualmente deliciosas!)
    É realmente de se indignar. Uma atitude destas mostra como, infelizmente, a cultura no nosso país é de ganhar a vida em cima de pessoas que, como você, trabalham pra valer, correm atrás.
    Infelizmente, é preciso tomar atitudes drásticas, para que você não saia no prejuízo e perca oportunidades ao ter o seu trabalho roubado.
    É muito triste ver que muitas pessoas preferem usar, na maior cara-de-pau, o “copy and paste”, para não precisarem se esforçar por elas mesmas.
    O seu blog inspira a todos nós. Corra atrás de seus direitos!
    Torcendo por você, valquíria.

  7. Fernanda
    acompanho o seu blog semanalmente, pois trabalho como consultora na area de alimentos,adoro o seu trabalho, acho de extremo bom gosto, e de muito bom humor, sou de Mogi das Cruzes, se eu achar a revista entro em contato, pois acho um desrespeito este tipo de atitude….

  8. Oi Fernanda!
    Acompanho seu blog há pouco tempo. Minha mãe mora em Suzano e essa revista é distribuida nos condomínios da cidade de Suzano, Mogi das Cruzes e Arujá. Provavelmente ela tem alguns exemplares em casa, se você puder me dizer quais foram as receitas copiadas eu faço uma busca nos exemplares que ela tem. Outra coisa: dê um susto mesmo, mas já te adianto que pelo endereço é bem fundo de quintal, viu?
    Um Beijo.

  9. Fer, sou jornalista e acho lamentável esse tipo de atitude. De qualquer forma, uma maneira de vc inibir este tipo de prática, pelo menos em relação à reprodução de fotos é colocar um selo (na verdade uma marca d’água) em suas fotos. Mas não coloque embaixou ou ao lado. Coloque no meião mesmo. Assim é impossível recortar ou reproduzir sem dar crédito. É justamente dessa forma que fotógrafos profissionais trabalham. Quem quiser comprar a foto sem o selo tem que entrar em contato com você para que você possa cobrar o preço justo.
    Beijocas,
    Danielle

  10. Sempre venho aqui (apesar de pouco comentar..hehehe) e acho o seu blog ótimo.
    As fotos lindas e as receitas de dar água na boca.
    Também não acho justo. Você tem que exigir retratação sim.
    Um beijo.

  11. Cacilda!
    Apoiado, taca um processo nesse bando de aproveitadores. Tudo que envolve justica eh uma chateacao, mas tem horas que tem que ser.
    Beijos cheios de solidariedade!

  12. Olá,Fer
    isso realmente é absurdo e algo tem que ser feito.
    Meu pai é um artista plástico que passa por várias situações semelhantes, e não só no Brasil. Uma galeria na Bélgica já reproduziu seus quadros em posters, camisetas e canecas, sem ao menos contatá-lo.
    Por isso resolvi prestar aqui o meu apoio.
    Quem sabe um dia existam precedentes que tornem a lei mais rigorosa!
    beijos e boa sorte!

  13. Fer, vc tem que entrar com as medidas legais cabíveis sim!!!! è muita cara de pau, falta de criatividade e de senso roubar os artigos de outros sites.
    Por isso que coloco nome nas minhas fotos, pq sei que tem muito picareta por aí!!!
    Bjs e se precisar de qualquer coisa é só falar!

  14. Processa mesmo, Fer, porque aí o caso é mais sério – afinal, jornalistas são supostamente profissionais e têm aula de ética na faculdade, não podem alegar o bom e velho “desculpa, não sabia”. Pelo menos para o impresso as leis de direitos autorais são bem claras. É por essas e outras (que sabemos que acontecem até em veículos grandes e respeitados) que a profissão desestimula muita gente. Continua firme e forte na sua luta porque só assim a situação vai mudar.
    Beijão,
    Lud

  15. poxa, que chato, Fer
    olha se precisar de testemunhas pode me colocar na lista. acho o fim isso!!
    e eu vim aqui falar de arroz negro…
    deixa pra outro dia.
    te deixo um beijo

  16. vá a um site que se chama http://www.registro.br. Coloque o endereço eletronico da revista: revistainhouse.com.br. Vc pode ver os contatos da empresa responsável. Seguem alguns dados. Responsavel Alice Elizabete de Paula. Endereço Rua Cacique, 971. 08616-200 – Suzano – SP. Telefone (11) 47485582. CGC da empresa 002.481.678/0001-69. Email alicedepaula@terra.com.br
    (acho q nao precisa publicar o comentario, so guarde as informacoes pq vc vai precisar se quiser processar mesmo)

  17. Fer,
    você tem todo direito de ficar indignada. É o cúmulo encontrar seu trabalho plagiado.
    Adoro seu blog e estou sempre por aqui buscando receitas e inspiração.
    Bem, se você disser o nome da publicação, não só eu mas todos seu leitores, poderemos enviar e-mail reclamando. É uma idéia.
    Abraços fraternos.

  18. Fer, te dou todo o apoio do mundo. Isso também já aconteceu comigo, só não entrei na justiça porque a nossa justiça brasileira é mais lenta que tartaruga gripada.
    Mas acho que o teu caso é demais, é muito escracho, processa esse povo mesmo!
    beijos solidários
    venha nos visitar, viu? comensais com saudades de você…
    Marcia

  19. Oi Fer,
    Infelizmente existem pessoas neste mundo que agem com má fé e está em todo lugar: na família, no trabalho, na escola… fazer o quê?
    A gente segue o caminho certo, e no outro dia somos pegos de surpresa.
    Eu mesma estou estressadíssima aqui no trabalho, pessoas querendo puxar meu tapete, mas temos que levantar a cabeça e pensar que coisas melhores virão. E com certeza virão!
    Faz assim, bloqueia as fotos e receitas no seu site, tem como? Eu já vi algo parecido, fui tentar copiar uma letra de musica num site e logo apareceu um pop-up: nã na ni na não: impossível de copiar!
    Faz muito tempo, não lembro aonde, mas procure algo sobre isso. A pessoa não vai conseguir copiar pelo botão direito do mouse, só se der um print na tela.
    boa sorte e bola pra frente.
    um beijo

  20. Olá.
    Acho extremamente válido e oportuno o seu desabafo a ponto de ser desnecessário qualquer comentário meu sobre o uso indevido de material alheio. Porém discordo da parte em que você diz “também fico desalentada vendo o estilo do Chucrute com Salsicha ser reproduzido aqui e ali, como se o que eu faço naturalmente e espontaneamente fosse uma espécie de fórmula mágica para o sucesso”. Muitas pessoas podem usar espontaneamente o mesmo “caminho”, por assim dizer, para escrever. Leio muitos blogs de culinária (como também sobre outros assuntos) e muitos deles são parecidos na escrita e na “fórmula” (seja ela espontânea ou não, não me sinto capaz de julgar) e nem por isso, pra mim, soam como plágio. Acho injusto você achar que escrever desse jeito é autêntico só quando você escreve. É muito perigoso discutir “autoria de estilo” e pra mim desnecessário quando, como é no teu caso, é apresentado um material de qualidade primorosa. Fica parecendo bate boca de vizinho que não chega a lugar algum, entende?

  21. Bem o meu comentário vai no sentido de a incentivar a continuar. Realmente há gente para tudo…
    O trabalho que apresenta é bom e de qualidade. Incentiva qualquer um a experimentar cozinhar e a conhecer novos sabores com influências demarcadas dos Estados Unidos/Brasil. Confesso que desde que conheci o seu blog estou viciada nele. Parabéns.

  22. Amiga, soh vih teu email e post agora..Que nhaca:((
    Querida Fer, estou do seu lado pro que precisar.:)) Every little thing is gonna be alright. Se precisar witness, testimonial, whatev..you know..
    Ateh la, AMEI saber de voce e NAO eskente comigo.:))
    Bjs Amiga e uma otima semana( depois disso, ainda EH possivel:))))))
    Bri

  23. Fê,
    acho isso mesmo sério- meu avô é advogado especializado em direito autoral (presidente da camara do direito autoral brasileira)- manda um email pra mim que eu te coloco em contato
    best of luck
    bibi

  24. Oi Fer!
    Estou na torcida por vc! Seu blog é mto bacana, com receitas divinas e fotos preciosas! Não entendo nada de internet, computador… enfim… Mas será que não tem um jeito de “bloquear” cópia das fotos e textos? Não sei se me fiz entender, mas têm sites na net que não “deixam” copiar e colar. Infelizmente, no mundo em que vivemos não dá para acreditar na boa-fé das pessoas e, por causa de pessoas sem escrúpulos, pagamos o pato, perdemos chances, somos tolhidos…
    Tome sim todas as providências legais, mas não desanime! Continue com esse blog super bacana que faz a gente ter vontade de sair cozinhando loucamente por aí!
    beijocas!

  25. Fer, dou todo o meu apoio para voce tomar providencias legais contra a revista. Eu tambem me sentiria como voce. Infelizmente a internet nao e um meio seguro para a divulgacao de trabalhos como o seu … pior que isto eh a desonestidade das pessoas.
    Fica bem!
    Beijos,

  26. Fer,
    Já disse que sou sua fã. Seu blog é fruto de dedicação, cuidado, beleza, cultura. Lamentável tudo isso, não custa nada pedir autorização ou citar a fonte.
    Bjs.

  27. É, tenho percebido, cada vez mais, a falta de ética que impera neste vasto mundo da Internet. É decepcionante mesmo. Já presenciei algumas situações desse tipo e fica difícil acreditar que profissionais tenham a capacidade de se conduzir dessa forma. Mas o pior é que têm…

  28. Fer,
    Estou tão estupefacta com o que aqui li que até me faltam as palavras… é ignóbil. Um total desrespeito pelo seu trabalho, um roubo inqualificável que, infelizmente, se vai tornando um hábito nos dias que correm. Tenho notado que há cada vez mais gente a ganhar dinheiro às custas do trabalho dos outros, vivendo do “copy, paste”.
    Força linda!
    bjs

  29. Fer, voce esta’ coberta de razao. Sou super fa de seu blog e ha’ quase dois anos sigo seu trabalho, pesquisa e amor por esse espaco. Faz muito bem de tomar providencias legais, e’ um roubo mesmo o que estao fazendo. Beijos,
    Maria

  30. Fer… isso é horrível!
    Tens toda a razão em ficar furiosa! Não se aguenta tanta malvadagem e ladronice…
    Tal como me apoiaste há uns tempos atrás, também aqui quero apresentar todo o meu apoio em qualquer coisa que precises e eque eu possa ajudar!
    Jinhos

  31. Fer, isso é revoltante, nojento. Pior é que a gente ainda tem de ouvir de uns e outros que nós temos ‘um sentimento de posse sem sentido’ quando exigimos respeito aos nossos direitos autorais.
    Vá em frente, que a justiça seja feita e que esses espertalhões sejam devidamente punidos.
    Beijos solidários.

  32. Tai, fiquei feliz em ler que voce ira tomar “providencias legais” Fer. Eh o q realmente precisa ser feito.
    Eu tbem tenho esse mesmo sentimento de indignacao que voce sente em relacao ao seu blog/receitas/fotos serem copiados descaradamente sem credito algum. Ja fiz fotos do meu blog, do seu blog, e de outros websites sendo copiadas e eh mesmo revoltante.
    Infelizmente existem muitas pessoas sem um pingo de consideracao ao outro e infelizmente muitas delas estao no Brasil. Eh absurdo o quanto de blog/site brasileiro estao por ai com conteudo copiados e colados na cara dura… eh lamentavel a situacao e deixa a gente muito sem saber o q fazer mesmo.
    Forca e manda ver como voce puder. Te dou todo o apoio pois o Chucrute eh SEU e nao ha NADA IGUAL!
    Beijao!
    Ana

  33. Nossa Fer estou de cara com tudo isso!!!
    Realmente é um abuso total e concordo de você fazer valer seus direitos.
    Não moro por aqueles lados, adoraria poder te ajudar.
    Bjks

  34. Fer
    Acho muito bem que não fique de braços cruzados,pois só assim será possível um dia acabar com este tipo de abuso.Acho um escandalo e um desrespeito pelo seu trabalho.
    Boa sorte!

  35. tu demorô pra ti ficar assim destemperada!
    eu aqui com meu grilos…. (e que tais, em outros graus)
    achando tudo esquisito, desconfortável, brigando sozinha, discutindo com meus botões, passando muito perrengue por conta da cegueira alheia, mas depois de ver tanta inconsciência por ai, resolvir deixar minha cólera sair! prefiro isso a ficar doente como estava!
    e vou te dizer, nunca mais fico passiva diante do que me incomoda!
    Os resultados até agora tem sido interessantes… antes eu era só uma véia rabugenta (eco chata e sei-lá-mais-oque), agora eu sou isso tudo com muita propriedade! com muita certeza do que eu quero pra mim.
    Num deixa pra lá não Fer, ação nestes casos é a melhor arma!
    vou assuntar essa tal in house.

  36. Fer, nesses casos a justiça tem que entrar e resolver. Eu também já vi fotos minhas noutros blogs sem autorização e sem fazer referências algumas. E sou eu e as minhas fotos em nada se comparam com as tuas! Mas como é possível que façam isso de ânimo leve e pensem que nunca ninguém vai descobrir? Estas pessoas devem achar-se impunes… só pode!!! Que mentinhas mais rasas e burras! Vai dando notícias acerca do assunto ok?
    Abraço

  37. Fer, mandei para minha familia em Sampa – se alguem conseguir um exemplar, te mando assim que colocar minhas maos sobre ele (usando luvas para nao me contaminar, of course)
    espero que voce realmente respire fundo e siga em frente com essa acao legal – muita gente eu creio que acaba desistindo, mas e’ importante que esse pessoal aprenda uma licao
    keep me posted, ok?

  38. Fer vai fundo. Outro dia eu vi uma historia dessas com um universitario, com doutorado e tudo, que queria publicar um artigo com fotos de obras que ele nao tem os direitos…imagina com povo de revista que tah disposto a tudo pra ganhar uns pilas, tem que denunciar e tem que tomar medidas pra essa gente parar. Beijocas.

  39. baixaria da pior qualidade, se é que não é redundante e se for, azar, assim fica “bem claro” o tamanho da indignação!
    eu moro no sul, mas são tantos os teus leitores que tu hás de receber um exemplar desta revista “infame” rapidinho!
    eu te apóio e concordo contigo em gênero, número e grau! enquadre-os nos rigores da lei, que é o que merecem!
    já me aconteceram fatos semelhantes, mas em muuuuito menor grau, porque eu não sou uma pessoa influente na Blogsfera – culinária ou não – como tu és. mas se eu me chateei, imagino tu!
    vai com tudo, Fer! bjus prá ti!

  40. Oi Fer, mas isso é o fim do mundo!! Lembra que estou aqui no Brasil. Vou ficar de olho, mas acho dificil essa revista cair na minha mao. Mas se alguem tiver, eu levo pra vc.
    Tb posso te ajudar se vc quiser contatar alguem aqui. beijo e paciencia.

  41. Fer, faz muito bem. Só quando começarmos a tomar providências sérias é que este povo surrupiador vai pensar duas vezes antes de assumir como seu uma obra alheia. Só assim para que se crie uma cultura de respeito. Está certíssima na sua decisão e tem todo o meu apoio. E nós blogueiros devemos ficar mais espertos porque quem rouba conteúdo de um geralmente é um criminoso recorrente e pode estar roubando nosso conteúdo também. E isto não é uma coisinha à toa como a muitos pode parecer. Infelizmente é reflexo do caráter mal formado de uma parte grande da nossa sociedade.
    beijos,
    N

  42. Fernanda, tenho visitado seu blog já há alguns meses e confesso que para mim é uma terapia … acho tudo lindo … de bom gosto e as receitas apetitosas. Você está de parabéns. Por isso venho agora colocar meu tempero. Tome providências LEGAIS SIM contra quem está usando essa espaço com segundas ou terceiras intenções. Niguém tem o direito de “invador” o seu espaço! Beijos e continue nos inspirando SEMPRE

Deixe a sua pitada: