sabão feito em casa

sabao_osmarina_S.jpg

O sabão feito em casa pela Osmarina chegou na semana passada na mala do Gabriel. Ela me mandou um tablete, porque sabe como eu sou atrapalhada, mancho todas as minhas roupas com respingos de comida e esse sabão é famoso por ser tiro e queda na eliminação de manchas. E a Osmarina é expert nessas tarefas de desencardir. Eu aqui, com todos os produtos sofisticados pra espirrar, nem sempre consigo os resultados que ela consegue com uma simples barra de sabão em pedra. Além de tudo esse sabão é feito com sobras de óleo usado de cozinha, aquelas que você não deve jogar no ralo da pia nunca.

Para quem quiser experimentar fazer esse poderoso sabão em casa, aqui vai a receita, enviada pela minha mãe:
5 litros de óleo de cozinha usado e coado, 1 copo de sabão em pó, 1 copo de pinho sol, 1 copo de detergente, 1 quilo de soda cáustica Yara, 1 litro de água fervendo, bem fervendo. Colocar a soda no balde com a água fervente, tomar cuidado porque borbulha*, colocar o sabão, o pinho sol, o detergente e por último o óleo. Bater por 40 minutos com o cabo de uma vassoura—só que a Osmarina bateu com as colheres da batedeira por 20 minutos e ela achou que ficou melhor. Colocar numa vasilha retangular e deixar até o dia seguinte. Cortar em pedaços.

* Minha sugestão é que você use luvas e, se possível, também óculos de proteção para fazer o sabão, afinal estará mexendo com soda cáustica e o seguro morreu de velho, num é?

31 comentários sobre “sabão feito em casa”

  1. olá! Gostava de saber o que é pinho sol.
    Tenho 15 litros de oleo usado e ando com vontade de fazer estes sabões caseiros pelas razoões que todos já invocaram. Confesso que não sei o que isso do p. sol. Aqui em portugal nunca ouvi.
    Obrigada

  2. Achei muito legal os comentários e as receitas, mas a minha é a seguinte:
    6 litros de óleo usado e coado
    1 litro de soda líquida
    Misture a soda ao óleo e misture por 10 minutos com um pedaço de pau ou cabo de vassoura até o ponto de uma massa grossa e consistente sem deixar endurecer para que possa ser despejada nas formas que podem ser caixas de leite vazias, potes de manteiga ou bandeijas plásticas.
    Deixe descansar por 24 horas, corte e deixe por no mínimo 2 semana antes do uso.
    Este tempo serve para que a soda saia da massa e não agrida a pele.

  3. meu sabão é diferente,fácil e ótimo pra lavar louças e principalmente panelas de alumínio:
    vejam só:
    1 kg de soda cáustica
    5 litros de óleo usado e coado
    2 litros de água quente(fervente)
    250 ml de essência de lavanda(só pra amenizar o cheiro de gordura,comprado em supermecado)
    2 tampinhas de amaciante
    *despeje a soda com cuidado num balde de plastico com cuidado e luvas,logo despeje bem devagar a água fervente,o óleo frio mesmo,a essência e o amaciante,mexa sem parar por uns 20 minutos.reserve.corte as barras no dia seguinte.

  4. Eu nunca fiz sabão, mas após ter lido os comentários sobre o sabão caseiro vou esperimentar fazer, depois contarei o resultado

  5. Minha mãe usa a mesma receita da Giovana Martini, incluindo a marca da soda cáustica. De acordo com ela, outras marcas “não dão ponto”. O problema é encontrar esta tal de soda Yara em São Paulo (capital). Vocês têm alguma idéia se é possível comprar por aqui?

  6. simplismente maravilhoso, tenho uma receita mais simples, ate vendo meus saboes ou trocos por oleos usados, 1 barra por 1 litro de oleo;
    5 LITROS DE OLEO USADOS E COADOS
    1 LITRO DE AGUA FERVENTE
    200 ML AMACIANTE DE ROUPAS
    1 KG DE SODA EM ESCAMAS
    DISSOLVA A SODA NA AGUA FERVENTE
    ACRESCENTE O OLEO
    BATA POR 20 MINUTOS
    ACRESCENTE O AMACIANTE
    BATA MAIS 20 MINUTOS
    USO POTES DE MARGARINAS DE 500 PARA FORMA SAO EXCELENTES
    BEIJOKAS. ELAINE

  7. Gostaria de saber se voce tem receita de sabao com farinha de milho.E se vc souber me dizer se nao vai ficar a parecendo a farinha no sabao depois de pronto?obrigada.

  8. A minha receita é muito parecida com essa… mas, é tudo frio!!! Tenho medo da água fervendo com a soda cáustica…
    Peço óleo para a família e os vizinhos pq eu não faço frituras…
    A minha receita é:
    4 litros de óleo usado e coado
    2 litros de água fria
    1 copo de sabão em pó
    1 copo de pinho sol
    1/2 copo de álcool
    1 Kg de soda cáustica Yara
    Mexer 40 minutos.
    Com essa receita tenho sabão para 2 meses. Ás vezes, ralo o sabão e lavo toalhas, tapetes de barbantes e guardanapos.
    Beijos!!

  9. Obrigada por esta receita. Realmente vai ser muito útil aqui .Sou a rainha de manchas em roupa.e o fato de também servir para se usar o óleo que nunca sei como utilizar após cozinhar..

  10. …hum!
    Nao deixa de ser divertido ver uma “convalescente” toda empolgada em passar uma receita de sabao feito com soda caustica e oleo!
    Pelo pouco que vejo, imagino que seja o oleo remanescente de uma bela fritura aquilo que conta mais!
    Pra mim, que nao frito absolutamente nada, apesar de achar as frituras muuuito boas, penso que nem em 10 anos conseguiria a quantidade necessaria…!
    E sorte a sua que o ganha ja prontinho pra usar!
    Bjs!

  11. Há já muito que recolho todos os óleos de fritos, cá em casa, para não irem poluir as águas.Aqui há tempos experimentei fazer sabão e, embora usando uma receita diferente da sua, saiu muito bem.Além das luvas e de mexer com um pau,é preciso não respirar os vapores libertados e ter cuidado com salpicos na pele.
    Já agora o que é pinho sol? 🙂

  12. Ai que saudade da dona Cida,minha ajudante e fiel escudeira.Alem de deixar tudo limpinho na minha casa ainda fazia sabao igual a este,amaciante ..enfim de tudo ..agora to como vce ,mesmo usando todos os produtos modernos nem sempre consigo o mesmo resultado que ela !!!Ah!Aqui em casa azeite vai para reciclagem tbem !!Nada de jogar pelo ralo!!;)
    Bjos

  13. More power to Osmarina!!Admiro e nao tenho coragem. Alem de nao lembrar da ultima vez que “fritamos” algo akih em casa (esse ano, nenhuma vez!! Yeah!!)
    BJS E SUPER WEEKEND!:))
    bri

  14. O óleo de casa (que é pouco) vira sabão na casa da minha faxineira. Bom demais e branquinho!
    Mas mudando um pouco de assunto, parece boabgem, mas você já testou retirar as manchas de comida, sangue e graxa com sabonete? Sai que é uma beleza!
    bjoca.

  15. Que bom que voltou…
    Como disse Karina, poxa atéo sabão fica bonito em suas fotos!
    Adorei essa receita e tenho uma dica se quiser o sabão pastoso troque a soda cáustica por soda potássica (hidróxido de potássio)…
    Como este sabão é feito em ksa recomendo que se usem luvas se for ficar muito tempo em contato com ele, porque pode ter excesso de soda…
    Ah, sim se for trocar a soda pela potassa a proporção muda, use 900g invés de 1kg, para manter a reação “identica”
    bjus
    P.A.

  16. Fer vc é tudo! Faz um tempão que eu queria uma receita de sabão caseiro.
    Eu uso o que minha vizinha faz e gosto muito.Agora vou juntar óleo e fazer os meus, mas acho que vou ter que sair por ai angariando óleo porque aki quase não comemos fritura.
    E vc está melhor, não está?
    Bjs

  17. ai Fer, gostei! a minha cunhada,dona de um restaurante,leva todo o óleo que sobra para a fazenda e é feito sabão deste óleo,sabes que ela inclusive andou incluindo na receita do sabão abacate orgânico para virar “sabão de abacate” e ficou com uma textura muito legal,ela leva este sabão para lavar louça em casa,no restaurante,distribui prá família,ótima idéia! que mais recebeste de terras brasucas? beijo!

Deixe a sua pitada: