bolinhos de ruibarbo
& chocolate branco

rhubarb_muffins3s.jpg
rhubarb_muffins1s.jpg

Fui comprar pão e leite e vi ruibarbos, super vermelhos e fresquinhos, comprei dois talos. Essa é a minha segunda experiência com o ruibarbo. A primeira teve seus muitos percalços. Já estou achando que não dou muita sorte com esse ingrediente. Pensei em fazer uns muffins com ruibarbo e maçãs. Coloquei as palavras chaves no google e a primeira receita que apareceu foi esta. Nem quis procurar mais—era essa mesma que eu iria fazer! Achei facílima, com uma mistura de ingredientes maravilhosa. O unico problema é que eu não me adapto mais à essas medidas em gramas. Sinto muito, mas gosto do modo americano das xícaras e colheres. Você compra um set padrão e não tem como errar. Por isso as receitas da Marthinha S. dão sempre certo pra mim. Com essa receita o que aconteceu, concluí, foi que não consegui traduzir as maledetas gramas do buttermilk. Sinceramente, como se mede liquido em gramas, eu não entendo. Fiquei com pregui de usar o conversor e simplesmente coloquei um recipiente na balancinha, descontei o peso dele e pesei o buttermilk. Óbviamente que não deu certo, pois eu achei que os cupcakes ficaram muito moles, parecendo um bombocado. Sem falar que 150g de chocolate também foi demais. Usei um chocolate californiano de excelente qualidade, o Ghirardelli e mesmo assim achei que essa quantidade deixou os muffins muito oleosos.
Bom, no dia seguinte eles ficaram um pouco mais firmes e apesar de estarem bem comíveis, o resultado não foi o que eu esperava. De qualquer maneira, valeu pela experiência e me ensinou a lição de não me entusiasmar tão rapidamente com a primeira receita que me aparecer na frente e sempre procurar uma que tenha medidas em xícaras e colheres—better safe than sorry.
rhubarb & white chocolate buttermilk cupcakes
[faz 12 cupcakes normais ou 10 grandes]
150 g de açúcar
80 g de manteiga amolecida
2 ovos grandes
225 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
150 g de buttermilk
400 g de ruibarbo
150 g de chocolate branco em pedaços
Pré-aqueça o forno em 225º C/435ºF.
Bata o açúcar e a manteiga até virar um creme. Adicione os ovos e continue batendo. Acrescente a farinha e o fermento, depois o buttermilk. Adicione o ruibarbo já lavado, descascado e cortado em cubinhos. Mexa e coloque o chocolate delicadamente. Distribua a massa em forminhas de muffins e asse por 20 minutos. Deixe esfriar numa grade.

3 comentários sobre “bolinhos de ruibarbo
& chocolate branco”

  1. Essa receita é bem interessante…sempre tive curiosidade pelo ruibarbo, nunca vi pra comprar aqui o Brasil…a cor dele é tão linda, deve dar pra fazer coisas maravilhosas com ele!

  2. Fer:
    Como vc deve se lembrar, não temos ruibarbo facilmente no Brasil. Outro dia a Neide Rigo comprou em São Paulo e postou uma receita também.
    Bem, nem imagino qual seja o sabor, mas a aparência ficou maravilhosa.
    Abraços da Ana.

  3. Querida Fer, eu tb acho complicado lidar com as medidas em gramas. Eu tento converter pra oz, mas mesmo assim..E nao acho que preciso investir numa balanca nova, a minha de $9.99 da Target funciona muito bem..hehe
    Anyway..Pelo menos os muffins ficaram com uma cor linda;))
    HAPPY FRIDAY my FRIEND:))
    Bri

Deixe a sua pitada: