salada de beterraba & laranja

beterraba_laranja.jpg

Uma salada simples cujo segredo é o molho. A beterraba eu assei embrulhada no papel alumínio sem descascar—fiz num outro dia quando assei outras coisas e aproveitei o forno, guardei na geladeira embrulhada no papel alumínio que assou. A laranja foi descascada e despelada da parte branca. Ajeitei tudo numa travessa e preparei o molho. Uma colher de sopa de suco de laranja, 1/2 colher de sopa de vinagre de champagne ou vinho branco, sal e três colheres e sopa de óleo de avelãs. Qualquer óleo de nozes ajuda a intensificar o sabor da beterraba. Bata bem o molho com um batedor de arame até ele ficar bem emulsificado e cremoso. Tempere a salada. Eu também salpiquei raspas de casca da laranja sobre as beterrabas.

7 comentários sobre “salada de beterraba & laranja”

  1. Fer, a combinação das cores da beterraba e da laranja fica um espetáculo. Vou ter de ver se arranjos esses ingredientes para o molho especial, Vinagre de Champagne acho que já vi por cá, mas óleo de avelãs acho que não. De qualquer forma vou pesquisar.Amei!
    Bjinhos

  2. Fer, você leu meus pensamentos. Estava doida pra me arriscar com uma beterraba (que nunca cozinhei, mas adoro), mas com medo de errar na receita. Essa saladinha me pareceu maravilhosa, vou tentar! Mas me diz, quanto tempo a beterraba assa no forno?
    Beijos, Lud

Deixe a sua pitada: