as mudanças que chegam em outubro

A primeira coisa realmente notável é a escuridão pela manhã. Até o final do mês a escuridão da noite vai chegar mais cedo também. Isso significa que minhas horas de luz natural para fotografias vão ficar bem limitadas. Minhas adaptações para conseguir fazer fotos incluem malabarismos ligeiros, usando uns minutos antes de sair para trabalhar ou a hora do almoço. A segunda mudança mais notável é a dos ingredientes. Como eu sigo as estações, agora começam a sumir os tomates, pepinos, pimentões e milhos e surgem as abóboras e as folhas verdes, que vão reinar por um longo período. No trabalho eu volto a beber meus chás—branco, verde ou de ervas. As aulas recomeçam e o campus se enche de estudantes, abundância de bicicletas, perigo eminente de acidente! As blusas de manga comprida tomam a frente nas gaveta, reaparecem os adoráveis cachecóis que eu uso o tempo inteiro, aposento as sandálias, visto meias. Para substituir os fresquinhos chinelos de dedo, desenterro meu velho tamanco birkenstock que uso para ficar em casa, fecho as janelas do quarto, desligo os ventiladores de teto, os gatos começam a dormir em lugares mais quentinhos, as saladas saem do centro da roda e as sopas tomam o lugar de destaque. Sinto vontade de comer uma comida mais quente e substanciosa, mais raizes, mais feijões, mais molhos. Paramos de usar a mesa do quintal para almoços e jantares, os pés de tomate morrem, abandono vergonhosamente a horta, o limoeiro do quintal fica carregado e aparecem os limões meyer na árvore de ninguém. Evito nadar em dias sem sol, acabam os picnics das quartas-feiras no Farmers Market, me preparo para dias de chuva. Outubro é o meu mês favorito, por muitas razões, a melhor delas a grande mudança.

15 comentários sobre “as mudanças que chegam em outubro”

  1. Eu também sou sensível às mudanças das estações, mesmo aqui que não são difinidas, o calor da primavera é o mesmo do verão muitas vezes, mas eu gosto de observar a vegetação, as plantas; e nisto elas não mentem. Aqui em Barão tivemos uma florada linda de ipês, primeiros foram os rosas, depois os amarelos e agora por último os brancos, que são maravilhosos com suas pétalas no chão que parecem neve. Imagino como deve ser lindo ter a oportunidade de viver num clima mais temperado e ter as estaçãoes bem definidas. Agora aqui, aguardamos a chuva, para acabar com esta estiagem de mais de 2 meses.
    bjs

  2. Cha e Meias!
    Fer, eu tambem gosto de cha verde e desde que reduzi com o café, reparei que o cha verde faz o mesmo efeito, porque tambem tem cafeina, o corpo so precisa de algum tempo para se habituar, cha de ervas tambem é bom e Rooibos Tee e bom mas frio.
    A minha filha tem 2 anos feitos em Setembro e esta numa faze de querer ajudar em tudo, nos estavamos a retirar a roupa da maquina de lavar e ela dizia o pulover do pai, as calças da mae, a blusa da nonena (Lorena), a meia da avo. As meias sao minhas! Sao cinzentas, fininhas e dao até o joelho, (comprei no ano passado porque estvao bem baratas) mas sao muito feias, tipo meia de velha e nao é que ela deu a palavra certa, da avo!
    Beijos Armanda

  3. Olá! Vou mesmo meter a colher!
    Além de boa cozinheira, também é poeta, hein?……..Esse texto está leve e fluído, como uma boa mudança de estação!!!!!!
    Um abraço

  4. Fer, Outubro também é o meu mês favotito, adoro as cores os frutos e os cachecois que me acompanham sempre. E para além disso também é o mês do meu aniversário.
    Beijocas

  5. Eu tambem curto demais essas mudancas de acordo com as estacoes do ano, algo que so’ mesmo depois que sai’ do patropi eu pude fazer de forma mais “completa”
    assim como seus gatos, meus cachorros tambem mudam seus habitos – ontem pela primeira vez deitaram enrolados um no outro, marca inconfundivel da chegada do outono
    muito joia esses detalhes….
    (cada vez que uso joia, legal, me sinto completamente antiquada – imagino que esses termos sejam mais do que ultrapassados no Brasil, mas meu portugues esta’ estacionado ha’ quase 14 anos! 🙂

  6. Fer,eu gosto muito do outono, como disse o Diogo,as estações aqui são bem definidas então agora o sul está florido,meu quintal está super hiper colorido com flores de todas as cores,acho lindo, e ainda deu uma esfriadinha,coisa bem boa..beijo!

  7. Que delícia, hein, Fer? Pois aqui no Brasil agora é o contrário! Começa o horário de verão nesse fim de semana, acho que ontem fiz a última sopa para o jantar, e hoje vou levar o edredon para a lavanderia. Muitas saladas, muito sorvete, água de coco geladinha e a preguiça de fazer ginástica diminui bastante. E a aumenta vontade de dar uma esticada na beira da piscina antes de ir trabalhar, principalmente quando a gente abre a janela e vê o sol brilhando lá fora…
    1 beijo

  8. Pois é Fer, em Portugal também é Outono mas aqui em Angola, já começou o Verão…Aqui só temos 2 estações definidas: o Verão e o Cacimbo (mais frio e com um orvalho matinal que aqui chamam de serenar…).
    Beijo grande!

  9. Fer, que texto maravilhoso. Eu também adoro esta altura! Começar a dormir com edredon/cobertor, de manhã ao colocar o braço de fora dos lençóis sentir o ambiente mais fresco (assim aprecio melhor o calor da cama), tomar bebidas quentes sem ficar cheia de calor… é óptimo!
    Bjs, bom Outubro!

  10. Fer, ditto to almost all you wrote down!
    October for me is just as you described, time for changes, everything new… sopa, manga comprida, dias frios, comidas quentes, no more tomatoes, lots more tea!
    Adorei seu post, eh exatamente como eu descreveria a chegada do outono todo ano aqui tbem!
    Beijos!
    Ana
    Ahhh, voce comentou q gosta do caramel popcorn, bom, eu adooooro tbem! hehe!
    Sabe q eu pensei em vc quando estava fazendo, mas mais por causa do syrup. Eu usei brown rice syrup, mas lembrei do seu lily’s golden syrup, deve funcionar tbem! Se vc fizer me conta o q achou!!
    Beijocas de novo! hehe!!
    Ana

  11. o outono é lindo mesmo, e qdo as estacoes sao bem definidas as mudancas são mais notaveis e prazerosas…estamos vivendo uma primavera q mais parece pleno verao…um horror! bjos

  12. Fer,
    Quase não escrevo mas meus parabéns pelo seu blog mais uma vez! Sempre passo aqui e acompanho seus textos, receitas etc.
    Um abraço de uma recente campineira!
    Tania

  13. Puizé, por aqui é justamente o contrário… ainda mais no sul, que temos as 4 estações bem definidas.
    Dias mais longos, calorzinho chegando, e flores aparecendo… i love this game!
    Bjo

Deixe a sua pitada: