sorvete de iogurte e nectarina

nectarinefrozenyogurt.jpg

Tive um ataque de ansiedade quando, no meio da tarde no trabalho, resolvi checar em que ponto estava a minha compra no site da Amazon. Quando li delivered – front door quase tive um treco! Minha sorveteira estava na porta da minha casa e eu tinha ainda umas boas três horas de labuta pela frente. Roí até os cotovelos de vontade de largar tudo e pedalar enlouquecidamente para casa. Mas a hora chegou e eu pude finalmente abrir a caixa da minha primeira sorveteira!
Maldição que é essa minha librianice de ficar como uma tonta, indecisa, de enrolar e procrastinar, de não conseguir escolher as coisas, ir na loja e dizer—é essa! Agarrar e comprar. Fiquei protelando tantos meses para comprar essa sorveteira. Já estamos no meio do verão, veja quanto tempo perdido.
Mas lamentos serão desnecessários, pois já estreei com sucesso minha maquininha de fazer gelados. Comecei com algo bem saudável, um frozen yogurt. Usei as nectarinas que já estamos colhendo, polpudas, suculentas e docinhas. A receita eu adaptei do livrinho que veio com a máquina. Não poderia ser mais simples.
Coloque três nectarinas no processador e pulse até ela ficar pedaçuda, mas não totalmente liquida. Numa outra vasilha misture 2 xícaras de iogurte natural, 1/2 xícara de leite integral, 1/4 xícara de açúcar. Bata bem, para o açúcar dissolver completamente. Acrescente o molho de nectarinas e misture bem. Ligue a sorveteira, coloque o liquido nela e espere o sorvete ficar pronto, que neste caso foram vinte minutos. Gostei muito mais da textura do sorvete no dia. Depois que dormiu no congelador ele ficou mais durinho. Mas nada que comprometesse o sabor. Outros experimentos virão, com creme de leite e tais.

20 comentários sobre “sorvete de iogurte e nectarina”

  1. Você tem alguma receita de sorvete de pistache sem usar sabor artificial? Que não seja basicamente sorvete de creme com pistache picado.
    Abraços, Ana

  2. Boa pergunta não respondida: qual é a marca da sorveteira? Minha tia de L.A. quer porque quer me dar uma de presente de casamento (e eu não reclamo nenhum pouco, porque sempre quis uma, mas aqui no Brasil são uma fábula), mas não sei qual é a melhor… E eu entendi bem? A sua também congela ou você tem que colocar o bowl no freezer antes??
    Estou adorando as receitas de sorvetes e de tudo o mais. Morro de inveja do seu desprendimento na cozinha, pois eu sou daquelas seguidoras de receita meio xiitas, e isso me estressa às vezes. Você está me inspirando a ser um pouco mais flexível e inventiva!

  3. Fer,
    minha sorveteira é um trambolho, quando está vazia não pára em pé. Mas estou morrendo de saudade de poder usa-la. Tenho uma outra manual que é uma graça. Qualquer dia de calor apresento no come-se. Comprei em B.Aires num mercado de pulgas. A pás ainda são de madeiras. E funciona. Enquanto isso, vou armazenando suas receitas. Porque o que eu quero agora é uma mulligatawny. Beijos, n

  4. Eu só tive sorveteira de brinquedo 🙂 quando era criança, deve ser o máximo ! Fer com a quantidade e a variedade de frutas que você tem por aí, você podia se aventurar nuns sorbets também. Aguardaremos os próximos. Beijocas.

  5. Oi, Fernanda! Adoro seu blog! Venho aqui quase todo dia e vou tentar comentar mais. Moro nos EUA tb, numa cidade universitária (Cambridge, MA), e adoro o seu jeito escrever.
    Agora falando do que interessa: o seu sorvete! Que coisa mais linda! A cor, os pedacinhos de fruta, a consistência – tudo do jeito que eu gosto. Eu amo sorvete de fruta, mas não costumo gostar desses que se compra por aí (porque o sabor é totalmente artificial). Eu ando querendo comprar o “Perfect Scoop” do David Leibovitz, e andei pesquisando para comprar uma ice cream maker tb. Tudo porque descobri uma receita dele de “roast banana ice cream”. Ainda não me decidi quanto à ice cream maker e se você tiver alguma sugestão eu agradeço. Esse sorvete é mais do que garantia de que a sua funciona super bem!

  6. Ah, delícia! Eu ando a pensar em comprar uma sorveteira também, o meu marido é louco por sorvetes (na verdade, é o único doce que ele come com vontade e de que tem desejo) e acho que seria uma boa ideia ter uma em casa. Poderia falar mais sobre a sua? E sobre suas dúvidas? Não faço a menor ideia do que é importante quando se compra uma sorveteira… 🙂

  7. Hummm, me deu água na boca tb!
    Também fiquei curiosa pra saber se a receita serve para o congelador normal.
    Já sei onde vou procurar receitas interessantes para fazer em casa depois que casar. hihihi!
    beijos!!

  8. Apesar do frio polar que está aqui, me deu água na boca! Eu adoro sorvete feito em casa — também tenho uma sorveteira e tudo que eu já fiz (foi pouco por pura preguiça!) deu super certo. Espero que você poste mais receitas dos teus sorvetes!
    beijocas

  9. Librianices! Taí, gostei da definição para explicar esta minha indecisão maldita que me faz comprar duas blusas iguais, de cores diferentes, só porque não consegui decidir de que dor eu gostava mais.
    Adoro ser libriana, mas as vezes complica!
    Está fazendo um frio inacreditável em SP hoje. Sensação térmica de -1°c.

  10. Que delicia Fer!!!
    Postei receita de sorvete hoje tbem! Essas ultimas semanas com minha familia aqui fiz de Vanilla, Cookies & cream, Nutella, Peanut Butter! Como eu amo o verao!!!!!!
    Seu frozen yogurt esta lindo, adorei!
    Beijos!
    Ana

  11. Fer, está ótima a carinha desse sorvete, me parece delicioso mesmo sem prova-lo.Já provei um de figos certa vez (era rosado) n sei o que colocaram junto, mas ficou uma delícia tb. bj Fah.

  12. Fer, o sorvete ficou com a cara linda, eu amo sorvete e até no inverno eu gosto..agora estas tuas colherinhas são exatamente IGUAIS a várias que eu tenho e que comprei num “Flohmarkt”(Mercado de Pulgas) na Alemanha, junto com as de sopa e mais uns garfos enoooormes que eu adoro,santa coincidência…..um beijo!

  13. Fer, me diz qual a marca da tua – pq eu tenho uma na minha wishlist há seculos, mas nao sei se vai ser tao boa quanto essa, que parece maravilhosa!!!
    Nunca poderia imaginar um sorvete de nectarina! sera que de pessego fica bom? Eu quero fazer de manga e de maracuja e de limao e de blackberry e de ameixa.

Deixe a sua pitada: