cheesecake de pecans
[com caramelo & sal]

Eu ainda tenho muito feijão pra comer no quesito sobremesas, mas tenho tentado receitas novas e até ousado um pouco nas minhas tentativas de reproduzir doces mais sofisticados. Geralmente eu sou atraida por receitas que incluem frutas. Só que desta vez, para a Páscoa, eu quis fazer algo totalmente diferente e acabei gamando nessa receita de Pecan and Salt Caramel Cheesecake que vi no Chow.
Como não tenho prática com sobremesas, nem sou muito organizada, tenho que me concentrar num esforço maior para não me atrapalhar no percurso de preparar uma receita com muitos passos. Fui às compras e acabei esquecendo de comprar as graham cracker, e tive que improvisar com uns biscoitos champagne que tinha na despensa. Esses eram meio chocolate, meio branco e por incrivel que pareça, acabaram fazendo uma massinha super leve e delicada, muito mais discreta que as feitas com os tradicionais crackers.
Fiz uma receita e meia, que rendeu um cheesecake grande e um pequeno. O menor eu levei para um jantar no sábado à noite, quando pudemos testar a gostosura dessa sobremesa. O maior levei para o almoço de Páscoa na casa da sogra do Gabe e até eu me impressionei com o tanto que esse cheesecake ficou saboroso. Quando a sobremesa foi servida, uma onda de murmuros e exclamações de elogios rasgados invadiu a sala de jantar. Até a minha nora elogiou repetidamente e se serviu de duas belas fatias – ela é extremamente sincera, sem hipocrisias ou salamaleques pra agradar, falando sempre gostei/não gostei na buxa, sem medo de ofender ou magoar. Então receber um elogio dela vale muito, pois eu sei que é realmente verdadeiro.

pecansaltcaramelcheesecake1.JPG
pecansaltcaramelcheesecake2.JPG

* comece com todos os ingredientes em temperatura ambiente – menos o creme de leite.
ingredientes:
para a massa:
1 1/4 xícaras de graham cracker [biscoito maizena/maria/ eu usei o champagne]
4 colheres de sopa (1/2 tablete) de manteiga sem sal derretida
3 colheres de sopa de açúcar
para o cheesecake:
1 quilo (4 pacotes de 250 gr) de cream cheese
1 xícara de açúcar
1 gema grande
3 ovos grandes inteiros
1 colher de chá de extrato de baunilha
para o caramelo:
1 xícara de açúcar
4 colheres de sopa (1/2 tablete) de manteiga sem sal
1/2 xícara de creme de leite fresco – heavy cream
1 xícara de nozes pecans em pedaços – eu tostei levemente
1 pitada generosa de sal marinho – eu usei a Flor de Sal
modo de fazer:
para a massa:
Pré-aqueça o forno em 350°F/180ºC. Numa vasilha de tamanho médio misture os biscoitos moídos com a manteiga derretida e o açúcar. Misture bem, até ficar uma farofa bem úmida. Pressione essa farofa no fundo de uma forma grande de torta – as de fundo removível.
para o cheesecake:
Na batedeira, bata o cream cheese com o açúcar até ficar bem leve e cremoso. Bata por bastante tempo. Vá adicionando os ovos um a um, sem parar de bater. Adicione a baunilha e bata mais um pouco. Quanto mais tempo bater, mais leve vai ficar o creme. Coloque essa mistura sobre a massa na forma e asse por uns 40 minutos, até a massa ficar bem fiirme – teste com um garfo, como se fosse um bolo. O garfo tem que sair limpo. Deixe esfriar completamente dentro da forma.
para o caramelo:
Numa panela misture o açúcar com 1 colher de sopa de água, mexa bem e leve ao fogo médio. Deixe o açúcar derreter e ferva até o liquido ficar com uma cor de ambar. Adicione a manteiga rapidamente, retire do fogo, mexa bem para incorporar e adicione o creme de leite. Mexa vigorosamente até formar um creme bem liso. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
monte o cheesecake:
Retire o cheesecake da forma, coloque numa travessa, jogue o caramelo por cima e salpique com as pecans picadas e espalhe a pitada de sal sobre as pecans. Pode gelar e servir.

18 thoughts on “cheesecake de pecans
[com caramelo & sal]”

  1. Cara Fer,
    Este fim de semana fiz este cheesecake, que ficou divinal!
    Só diminuí á quantidade do queijo (600 gr) e por consequencia também um pouco aos restantes ingredientes. Não usei as nozes porque não tinha. O caramelo levou iogurte natural açucarado, porque não tinha natas. Ficou óptimo! Das receitas de cheesecake que experimentei, esta está em 1º lugar.
    Beijos, Susana.

  2. Amei o visual deste cheesecake! Fiquei aqui a imaginar o sabor, as diferentes texturas do doce, hummm! E ainda diz que não leva jeito com doces????

  3. Fer
    Voltei de um feriado de Páscoa que não parei de comer em Gramado, prometi que pelo menos doce eu não ia comer essa semana. E ai vc me apronta uma dessas? Hehe. Que coisa mais linda essa torta. Deu água na boca aqui.
    Aliás, comi uma Pecan Pie por lá (não tão bonita, mas bem saborosa). Essa semana ainda vou postar lá.
    Beijos e Feliz Páscoa atrasado
    Diego

  4. Fer, li todos os seus posts de Páscoa e amei todas aquelas preciosidades 🙂 Eu trabalhei a maior parte do feriado, então mal consegui curtir… Mas tenho uns chocolatinhos aqui pra me alegrar. E Lindt, meu Deus, é tudo nesta vida! beijooo

  5. E a foto? que ficou muuuuito melhor do que a foto do Chow? inclusive parece até mais sabosoro por isso, lindona essa tua sobremesa…hummmmm

  6. E a foto? que ficou muuuuito melhor do que a foto do Chow? inclusive parece até mais sabosoro por isso, lindona essa tua sobremesa…hummmmm

  7. Oi Fer, tudo bem?…já se tornou hábito lhe visitar todas as manhãs….e as vezes à tarde, nas esperança de encontrar novas matérias..rsss
    Gostei muito dessa receita, mas, olhando a foto parece ter uma cobertura de chocolate. Impressão minha?…beijossss
    P.S.: comentei com meu marido, que é fotógrafo, que suas fotos são maravilhosas. acho que pintou um ciuminho……rsssss

Deixe a sua pitada: