Pan de Muerto

Uma tradição do Dia dos Mortos mexicano, adaptada pelo Moosewood Restaurant Celebrates. É uma iguaria servida nessa festa, aos vivos e aos mortos, e pelo sabor e aroma inebriantes deve fazer muito defunto se revirar no túmulo. O original é um pão, feito com fermento biológico. Esse fica um bolo fofinho com o tradicional perfume de aniz.

pandemuerto.JPG

1 laranja
1 xícara de iogurte natural
1 ovo
1/4 xícara de manteiga derretida
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar
1 colher chá de fermento em pó
1 colher chá de bicarbonato de sódio
1 colher chá de sal
1 colher chá de aniz estrelado moído
Pré-aqueça o forno em 375ºF/200ºC e unte uma forma de torta redonda com manteiga. Rale a casca da laranja. Reserve. Tire toda a parte branca e sementes e coloque no liquidificador ou food processor. Deixe a laranja virar uma pasta molhada. Adicione o ovo, iogurte, raspas da casca e manteiga. Bata uns segundos. Numa outra vasilha peneire a farinha, o açúcar, fermento, bicarbonato, sal e aniz moído [use o food processor ou moedor de café]. Acrescente a mistura de laranja e incorpore com uma espátula. Coloque na forma untada e asse por 20 minutos. Abaixe a temperatura do forno pra 350ºF/180ºC e asse por mais 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar numa grade antes de retirar o bolo da forma ou cortar.

9 thoughts on “Pan de Muerto”

  1. Fer, passei pra avisar que depois de ter passado aqui umas 20 vezes pra pegar a receita do famoso pao de banana, comprei as coisinhas que nao tinha em casa e hoje vou experimentar ! Depois conto como ficou. Beijos e bom finde.

  2. Fer, é engraçado que antes do pop up de comentários abrir eu já estava pensando em elogiar o prato além do bolo, e quando abriu todos já estavam babando no seu prato. Fazer o quê? É lindo mesmo! Quanta louça legal você tem! Fico imaginando como será a cara da sua cozinha…
    Um beijo e ótimo Carnaval…!

Deixe a sua pitada: