Feijoa

feijoa.JPG

Na barraquinha do Farmers Market essas frutinhas estavam sendo vendidas como um tipo de goiaba mexicana, cultivadas na Califórnia. Experimentei uma e achei o gosto bem parecido com a goiaba mesmo, só que com bem menos sementes e uma polpa incrívelmente perfumada. A casca é amarga e é mais comum se comer só a polpa, com uma colher. Foi o que fizemos hoje no almoço. Depois fui dar uma pesquisada na frutinha e descobri que ela é original do extremo Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Quem diria, hein? Tantos anos no Brasil e nunca tinha visto uma dessas…

24 thoughts on “Feijoa”

  1. no site da planfor tem feijoa , goji , pawpaw
    no site da jardim centro tem araçá, anonas
    no site espanhol fitoagricola que coloca em qualquer parte da europa
    tem pitangas etc

  2. hoje tenho 40 anos de idade aos 8 anos comi feijoa pela primeira vez.morava num bairro chamado jardim são jorge em são paulo,eu encontrei esta deliciosa fruta no meio de uma mata onde tinha tambêm araucária e outras frutas, é uma pena que esta área foi desmatada jutamente com os pés de feijoa e varias outras frutas para dar lugar a duas fábricas .quando me lembro ainda sinto o sabor delícioso desta agradavel fruta.

  3. Moro no sul do Brasil e aqui esta fruta é comum.É goiaba do mato (fruta silvestre),se parte ao meio com os dentes e apertando cada metade se come a polpa e joga fora a casca.Tem sabor de infancia e de verão.A goiabeira tem folhas de um verde acinzentado e as flores são lindas com pétalas vermelhas de um lado e branco rosado do outro com pistilos abundantes nas mesmas cores.

  4. Para o Filipe, só uma pergunta, eu sou de vila verde e pode-se dizer que tenho uma certa curiosidade profissional, onde ficam esses tais viverios de que tu falas e quantas plantas lá tem?Obrigado (e já agora a feijoa é um fruto que é mesmo muito bom, só é pena que não haja mercado para ele em Portugal)

  5. moro no norte de portugal e por mera casualidade visitei um local camarário onde cultivam flores para jardins e vi lá uma feijoa carregadinha de fruto o qual aprovei é achei um sabor espetacular só tenho pena que seja este fruto tão pouco conhecido

  6. olha eu estou fazendo uma pesquisa sobre essa fruta se você poder me ajudar me dando o indereço de onde posso encontrar um pomar ou árvore .por favor quando responder nao se esquesa de dar o endereço de onde fica(cidade ,rua,bairro ,e mei o de contato com o dono.e se for encontrada na rua só precisa dizer onde fica).
    muito obrigada

  7. Comprei hoje ,pela primeira vez, feijoa.Comi e gostei.Desconhecia a existência deste fruto mas, li num jornal que um agricultor português cultivava a planta que pelos vistos dá muitos frutos e,por ser desconhecida ninguém a compra .O dono do pomar vê-se obrigado a dar para não ter que ficar com os frutos.
    Abraços do Porto
    Alda

  8. Querida, voltei com o Guloseima! 🙂 Depois de um inverno comprido e muito, muuuuuito cansativo! Mas não deixei de visitar seu blog nem um só dia, está fantástico! Especialmente as lindas fotos 🙂 Um beijo, Lu

  9. fezoca! olha só que coincidência! estava passeando no flickr da lu terceiro quando encontrei um comment seu e pensei: será que é a fezoca dos foodlogs? e não é q era!
    mas q mundo pequeno!
    ela tb é sua amiga?
    bjs, miki

  10. Sim, tbem sou do Sul do Brasil e imediatamente lembrei-me do delicioso araçá, que é mais redondinho, mas bastante parecido, parente da goiaba e muito, muito perfumado. Só que ele fica amarelinho, qdo bem maduro, e é simplesmente maravilhoso, mesmo com a casquinha. Deu até água na boca…

  11. Caramba, Fer… Eu MORO no extremo sul do Brasil e nunca vi dessas! Mas olhando melhor, parece um pouco com uma frutinha chamada araçá, só que o araçá é redondinho e deve ter, no máximo, uns dois centímetros… Não deve ser a mesma não…

Deixe a sua pitada: