Far Breton

farbreton.JPG

Far Breton – Brittany “Pudding” Cake with Prunes, também conhecido por Farz Breton e Far aux Pruneaux, é um doce típico da Bretanha, na França. Eu achei muito parecido com um pudim de padaria que temos no Brasil. Eu vi a foto desse doce na Carmen Mariani, que tem o àlbum mais lindo do Flickr. Ela me passou a receita. Não tive tempo de deixar as ameixas de molho no Rum a noite toda, então aqueci a mistura por dois minutos no microondas, a as ameixas pegaram um pouco do sabor do destilado. Usei Brandy invés de Rum. Também exagerei na quantidade de ameixas. Usei muito mais do que 12 e o resultado é que elas ficaram parecendo um recheio. Siga a receita à risca, não invente moda como eu faço e tudo dará certo!
12 ameixas secas
1/4 xícara de Rum [eu usei Brandy]
1 xEicara de farinha de trigo
1/2 xícara + 2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
3 ovos na temperatura ambiente
2 xícaras de leite integral na temperatura ambiente
1/3 xícara de manteiga sem sal derretida e na temperatura ambiente
Deixe as ameixas secas de molho no Rum [Brandy] durante a noite
Unte uma forma grande – o doce cresce um pouco.
Aqueça o forno em 350ºF/176ºC.
Peneire a farinha, o açúcar e o sal numa vasilha grande. Faça um buraco no centro. Coloque os ovos no centro. Adicione um pouquinho do leite. Vai batendo com o batedor de arame e acrescentando o restante do leite e a manteiga derretida. Bata bem, até a massa ficar bem liquida e uniforme. Coloque a massa na forma untada. Coloque as ameixas bem distribuidas pela massa. Asse por 40 minutos. Sirva morno ou a temperatura ambiente.

14 comentários sobre “Far Breton”

  1. que linda a foto e que água na boca me deu a receita. fer, eu sou totalmente fã de pudim de padaria, aliás, eu sou fã de pudins! pena que, aqui em casa, se eu fizer essa receita, provavelmente terei que comê-la toda sozinha, já que os meus meninos não curtem essas coisas e aí- já viu né? vou descer a ladeirinha aqui da praia rolando! ahauhauhauaha! ah, adorei suas “invencionices”. eu acho que o legal de cozinhar é isso, a gente vai inventando, experimentando e saem coisas ótimas! beijão

  2. Hummm, gostei dessa receita Fer! Parece ser tao cremoso, e acho q iria sair bem aqui em casa pois todo mundo adora pudim de padaria!! E eu e Matheus amamos comer ameixas secas… o pacotinho nao dura nada com nos dois aqui, cada vez q abre a geladeira ele corre pegar uma! hehe!
    Ana

  3. Nossa, que perdição! Também sou fanzoca das fotos da C Mariani, são lindas demais.
    Esse pudim se parece muito com clafoutis, que já inventei de fazer de bananas em vez de cerejas. Vou testar com certeza,pois amo ameixas de paixão.
    ;***

Deixe a sua pitada: