cranberry upside-down cake

cranberrycake1.jpg
cranberrycake2.jpeg

Fiz essa receita no outono de 2003, quando me meti a assar bolos. Tirei da revista Every Day Food da MS. Como agora não é época de cranberry, mas é de blueberry, acho que essa substituição ficaria bem adequada. Mas também acho que dá para fazer com qualquer tipo de fruta, que tenha uma consistência mais firme.
8 colheres de sopa de manteiga sem sal na temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de canela em pó
1/4 colher de chá de allspice
1 3/4 xícara de cranberries
1 ovo grande
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/4 xícara de farinha de trigo
1 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara de leite
Pré-aqueca o forno em 350°F/ 180ºC com a grade no centro. Unte uma forma redonda de bolo de 8-inch/20 cm. Numa vasilha pequena misture 1/2 xícara de açúcar com a canela e o allspice. Espalhe essa mistura no fundo da forma untada, jogue as cranberries por cima.
Numa batedeira bata a manteiga com 1/2 xícara de açúcar até ficar bem cremoso. Adocione o ovo e a baunilha. Bata bem. Numa vasilha separada misture a farinha, o fermento e o sal. Adicione essa mistura de farinha ao creme de açúcar com a batedeira em velocidade baixa. Alterne farinha e leite, em três vezes e continue batendo até formar uma massa bem uniforme. Coloque a massa na forma, sobre as cranberries. Coloque a forma sobre uma assadeira lisa de assar biscoitos. Asse por 30 ou 35 minutos. Deixe esfriar numa grade por 20 minutos. Inverta a forma sobre um prato, assim a parte do bolo com caramelo e cranberries ficara por cima.

7 comentários sobre “cranberry upside-down cake”

  1. Fer, eu continuo sem conseguir copiar uma receita aqui e colar em outro lugar, pra imprimir. Quando e uma pequenininha, eu digito. Mas agora to sem tempo. Voce se importa de mandar pra mim por email?
    Carla

  2. Fossem pretinhas essas doçuras seriam confundidas com as nossas jabuticabas. Lembrei tb de umas tortas deliciosas que comi na França feitas com uma frutinha semvergonha, nesse mesmo formato, com variação de cor entre amarelo e vermelho, chamada mirabelle. Mas não é um prato leve; pesa pra caramba no estômago.
    bjs

  3. Fran, amo esta receita de cranb upside down.Por um instante pensei que ja estava na season de cranberry que adoro. Acho que vou take your tip e tentar com blueberries. SEra que ficaria bom com acerola? Nao para eu fazer obviamente mas para minha mae.

Deixe a sua pitada: