salada de feijão branco com tomate cereja

feijaobrancotomates.JPG

Eu adoro as receitas da Elise, assim, como as suas dicas de compras, das quais já segui algumas. Ela bloga de Sacramento e tem sempre receitas facílimas. Quando eu vi essa salada de feijão branco com tomate cereja, não fiquei muito entusiasmada, pois não vi ali nada de especial. Mas quando li a maneira de preparar o molho, fui fisgada. Fiz tudo “from scratch”, cozinhando os feijões secos especialmente para a receita.

Eu não usei o aliche, e fiz sem medida. Ficou simplesmente uma delícia. O azeite infuso com alho frito o e alecrim deu um troque especialíssimo, e a mistura do feijão com o tomate foi bem surpreendente.

Para a salada:
1 xícara de feijão branco de grão pequeno, canelli ou similar, já cozidos
1 xícara de tomates cerejas cortados ao meio
Bastante salsinha picada
Para o molho:
Azeite extra-virgem
1 dente de alho descascado e amassado com a lâmina da faca
1 galhinho de alecrim fresco
3 filés de aliche [eu não usei]
1/4 xícara de queijo parmesão ralado na hora
Sal kosher
Pimenta do reino moída na hora
Raspas de 1 limão amarelo
Suco de 1 limão amarelo

Coloque o alho e o alecrim numa panelinha com o azeite e leve ao fogo até começar a fritar. Tire a panela do fogo e deixe esfriar e pegar gosto por 20 minutos.

Remova o alho e o alecrim do azeite. Jogue fora o alecrim. Coloque o alho num processador ou pilão, adicione o aliche, o queijo, sal, pimenta, raspas e suco de limão e misture bem.

Numa saladeira coloque os feijões cozidos e tempere com o molho. Deixe absorver por alguns minutos, então acrescente os tomates, a salsinha e o azeite.

8 comentários sobre “salada de feijão branco com tomate cereja”

  1. Fer, fiz essa salada ontem e quase queimei o alho. Tambem nao tinha limao amarelo, eu coloquei verde mesmo, em menor quantidade. Sabe que, apesar da minha atrapalhacao, ficou uma delicia? Eu a servi sobre uma montanhinha de baby greens e com torradas com azeite e proscuitto. Huuuuum!

  2. Fiz a salada!! Super simples, rápida de fazer (usei butter beans já cozidos, hoho cheater!) e surpreendentemente deliciosa! Ah, também troquei a salsinha por coentro. Foi um sucesso e agora já faz parte do nosso trivial. Thanks for sharing it, Fer!

  3. Adorei a receita. Vou fazer em casa. Adoro feijão branco se bem que na salada eu prefiro o fradinho.
    Uma curiosidade Fer o que seria o sal kosher algo equivalente a Flor de Sal ou é só um sal que obedece as regras do cashrut?
    Beijo

  4. Esta mesmo linda a salada! Me deu agua na boca, pois eu adoro tomates e feijao branco!!! Colocou alho entao… yumm!!!
    (to gostando q vc tbem nao coloca aliche!! hehe!)
    Ana

  5. Fe, sou louca por feijao em salada.Hoje em dia ( há 15 anos na verdade) nao como mais feijao como comemos no Brasil.Mas adoro em sopas e saladas. Amei esta salada pois acho que o tomate juntamente com o feijÃo formam um par interessante. E mais as bujingangas que os acompanham.

Deixe a sua pitada: