sushi woman

Eu aprendi a fazer sushi em 1994 com um casal de amigos – ela chinesa, ele canadense, que eu conheci nos meus anos na terra do gelo. Ela me ensinou fazendo. Eu olhei todo processo, anotei tin-tin-por-tin-tin e depois almoçamos os sushis que serviram de exemplo. Eu adorava esse casal, que era super frugal em tudo que eles faziam, mas mesmo de maneira simples eles tinham o dom de deixar tudo bonito e especialmente saboroso.

Essa é a receita do sushi, que venho fazendo há mais de dez anos:

sushirecipe1.JPG

Para o arroz:
2 1/2 xícaras de arroz próprio para sushi [grãos curtos]
3 xícaras de água.

Lave o arroz e deixe escorrer por vinte minutos. Misture o arroz e a água numa panela grande. Cubra e ponha no fogo alto. Quando ferver, reduza para fogo baixo e deixe cozinhar por uns 25 minutos ou até a água ser totalmente absorvida. Tire a panela do fogo e deixe descansar ainda tampada por mais 20 minutos. Enquanto isso faça o molho de vinagre.

sushirecipe2.JPG

Para o molho:
5 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 colher de sopa de saquê
3 colheres de sop de açúcar
2 colheres de chá de sal

Misture todos os ingredientes numa panela pequena e cozinhe no fogo alto até o açúcar dissolver completamente. Colocar sobre o arroz e revolver bem com uma espátula de madeira. Não misture, só revolva. Deixe o arrioz esfriar em temperatura ambiente.
Recheio para os sushis [*como meus amigos eram vegetarianos, essa receita não é de sushi com peixe. mas quem quiser fazer com peixe deve prestar atenção à regra número UM e fundamental do sushi – o peixe deve ser FRESQUÍSSIMO!]:

uma fritada de ovo e sal, bem fininha cortada em fatias
cenouras em palitos
pepino em palitos
abacate
carne de carangueijo ou imitação [kani]
espinafre
cogumelo shiitake

Colocar uma folha de alga Nori já preparada em cima de uma esteirinha de bambu. Colocar uma camada bem fina de arroz por cima e espalhar bem com uma espátula de madeira. Quanto mais fina a camada ficar, melhor. Numa das pontas da esteira colocar sobre o arroz o recheio que preferir. Pode salpicar com sementes de gergelim. Começar a enrolar e vai puxando a esteira, apertando cada vez mais o sushi. Quando terminar de enrolar e estiver bem firme, cortar em rodelas com uma faca bem afiada molhada em água gelada. Servir à gosto, com pickles de gengibre, shoyo e wasabi.

Eu faço também os saquinhos de tofu frito recheados com arroz. E o sushi invertido, com a alga por dentro e arroz por fora [* thanks, Anita! ;-)] – acho que é o sushi Califórnia – tem que ter paciência pro arroz não despedaçar, mas fica lindo. Salpique gergelim na esteira antes de espalhar o arroz. Também já fiz sushi com salmão, mas não comi…. eu não como peixe cru!

7 thoughts on “sushi woman”

  1. oi gostava de saber o que e o saque que tanto vejo nas receitas do arroz, para ser sinceraacabei de fazer suchi para mim e para a minha filha e nao coloquei o tal do saque no arroz mas fica bom na mesma.
    sabes estou no meio do matoem mocambique e tenho que trazer todos os ingredientes de fora e vou inventandoos meus sushi com os ingredientes que tenho. porisso estou sempre atenta as receitas que vao aparcendo na net. e gostei da tu sushi a proxima vez que fizer o eu sushi vai la estar.

  2. oi, fer! visito o chatterbox – e agora o chucrute – há há algum tempo e raramente comento 🙂 timidez, cê sabe como é que é.. adoro o seu jeito de contar o cotidiano. e, como me considero gourmet e gourmand, fico sonhando com seus livros de receitas, ããi….
    mas ó, esse sushi invertido não é com a alga pra dentro e o arroz pra fora não? também conhecido por uramaki (o sushi normal, alga fora e arroz dentro é o hosomaki, né?). você também pode preparar ele normalmente, espalhar o gergelim em cima do arroz e só então virar ao contrário e rechear. hmmmm diliça.. hehe

  3. Fer, eu ia transcrever a receita de sushi que eu ganhei na aula la no blog mas agora nem preciso mais 🙂 Fiz a aulinha “Sushi Basico” num supermercado japones que tem aqui pertinho e realmente o bom de aprender e comer o resultado 😉

Deixe a sua pitada: