os limões que ninguém quer

limaoamarelo1.jpg

Eu sempre chamei esses limões cor-de-laranja de limão vinagre e ele tem outros nomes em português, como limão bravo, rosa, cravo ou china. O Urso que é o entendido em frutas daqui de casa me disse que em inglês eles são chamados de rangpur lime, que eles podem ser um híbrido, uma mistura do limão amarelo com a tangerina e que crescem em pouquíssimas áreas aqui nos EUA.

O nome muda, mas o sabor é o mesmo, que lembra a minha infância e minhas visitas à Querência Echaporã da minha Tia Anah e Tio Gimenez. Eles tinham uma árvore desses limões ao lado da casa. Esses limoeiros parecem que nascem e crescem como se fossem mato, e toda vez que eu ia lá, eu procurava pelo limões e fazia jarras de limonada.

Aqui eu nunca tinha visto desse limão pra vender, até mudar pro Aggie Village e encontrar duas árvores baixinhas, meio arbusto, na divisão entre a vila e o Arboretum. As árvores não pertecem à ninguém e, melhor, parece que essa variedade de limão é detestada e desprezada pela galera cítrica da cidade. Então sobra tudo pra mim, que adoro e não deixo por menos – todo inverno vou até a esquina com a minha cesta, minha tesoura de horta, luvas de pano e cato um monte!! Cato limão até dizer chega, até a árvore ficar vazia, até o inverno acabar. E faço jarras de limonada, como fazia anos atrás no sítio dos meus tios.

6 comentários em “os limões que ninguém quer”

  1. Esses limões povoaram minha infancia nas viagens a Uberaba, terra do meu pai!
    Até hoje, quando vou pro interior, unico lugar onde acho, venho cheia!
    adoro!

  2. Eu tenho um pé desses limões do mato lá na minha casa de Brasilia. Eles são como praga no Cerrado, dão em qualquer lugar. Mas o povo gosta. São azedinhos e o seu suco é especial. Já usei a raspa da casca e parte do suco pra fazer um risoto – que deveria ter sido feito com limão siciliano, seu parente apenas na cor… Ficou ótimo!
    Beijo

  3. Minha sogra adorava fazer limonada pra gente com esses limões que ela colhia na hora. Ela já se foi mas os limões continuam lá, apodrecendo, porque ninguém mais fez limonada… ai que saudades!!!!

Deixe a sua pitada: