bolo de amêndoa & pêssego
[ou amêndoa & figos]

Desde que nos mudamos pra Woodland que pego ovos numa fazendinha aqui perto de casa. Eles têm uma produção pequena e eu pago antecipadamente, como uma CSA. Eu parei de comer ovos em 2018, mas pego meia dúzia semanalmente pro Uriel, porque ele ainda come. Só que mesmo sendo meia-dúzia, tem ocasiões que sobram ovos e então eu procuro alguma receita para não desperdiçá-los. Esse bolo foi a conjunção dos ovos sobrando e frutas de verão abundantes, que ficam muito gostosas em bolos assim. Fiz com figos e depois com pêssegos e ambas ficaram deliciosas. Quero deixar essa receita aqui, para ficar arquivada e quem quiser fazer poder aproveitar. Gosto de receitas assim que usa apenas uma tigela, poucos ingredientes, fica pronta rapidamente e ainda arrasa Péris in Chammas!

2 colheres de sopa de suco de limão fresco
1/4 xícara de mel, nectar de agave ou xarope de bordo
1/4 xícara de azeite extra virgem
2 ovos caipiras grandes
Uma pitada de sal
1 e 1/2 xícaras de farinha de amêndoa moída fina
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pêssego grande fatiado
[ou 8-10 figos frescos]

Aqueça o forno a 350°F/176°C. Unte uma forma de bolo redonda com azeite e forre o fundo com papel manteiga ou vegetal. Em uma tigela grande misture o suco de limão, o mel ou outro líquido adoçante, o azeite, os ovos e o sal. Adicione a farinha de amêndoa e o fermento. Misture delicadamente até combinar bem os ingredientes. Despeje a massa na forma preparada e cubra com fatias de pêssego [ou de figo]. Asse por cerca de 30 minutos, até que o topo esteja dourado e o centro esteja firme. Transfira o bolo para uma grade e deixe esfriar. Passe uma faca ao redor da borda da forma, inverta o bolo em uma travessa e deixe esfriar completamente antes de servir.

Um comentário em “bolo de amêndoa & pêssego
[ou amêndoa & figos]”

  1. Só aqui encontro receitas com frutas como na Europa e demais países. No Brasil tudo à base de creme de leite e leite condensado o que torna as sobremesas excessivamente doces/gordurosos e com o mesmo sabor.

Deixe a sua pitada: