casquinhas de laranja cristalizadas

Todo ano eu faço essa receita de casquinhas de frutas cítricas cristalizadas. Uso laranjas, grapefruit e limões, conforme a demanda. Todos ficam deliciosos. Neste ano ganhei laranjas do meu filho e fiz essa leva. Essa receita é fácil, prática e rápida. Você faz tudo num dia, depois deixar escorrer durante a noite e secar por mais uns dois dias. Eu gosto de dar de presente, também porque se ficar tudo em casa eu não paro de comer!

2.5 quilos de laranjas lavadas e secas
8 xícaras de açúcar, dividido

Cortar as laranjas pela metade e remover o suco de frutas; reservar suco para outro uso. Coloque as cascas da laranja em uma panela grande e cubra com água fria. Leve para ferver e cozinhe por 3 minutos. Escorra a água. Volte a colocar as cascas na panela, cubra com água fria, leve para ferver, cozinhe por 3 minutos e escorra. Repita esse processo mais uma vez. Espalhe as cascas cozidas numa assadeira e deixe descansar até esfriar o suficiente para poder manusear, uns 20 minutos.

Usando uma colher de sopa raspe bem as membrana das laranjas cozidas e descarte. Corte as cascas em tiras e reserve.

Em uma panela grande e pesada coloque 8 xícaras de água e 6 xícaras de açúcar para ferver em fogo alto. Adicione as cascas, reduza o fogo para manter uma fervura delicada e estável e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que as cascas estejam macias, doces e translúcidas, mais ou menos por umas 3 horas. Fique de olho depois de 2 horas, não deixe o açúcar dourar ou caramelizar. Escorra as cascas e espalhe sobre uma gradinha sobre uma assadeiras. Deixe escorrer o xarope restante pelo menos 8 horas. Eu deixo de um dia para o outro.

No dia seguinte misture as cascas com as 2 xícaras de açúcar restantes. Remova bem o excesso de açúcar e coloque sobre uma assadeira para secar. Eu deixo dois dias secando. Depois guarda as casquinhas em recipiente hermético.

*Se sobrar algum xarope do cozimento das laranjas, coloque num vidro e guarde na geladeira. Pode usar para adoçar receitas no lugar do açúcar.

Um comentário em “casquinhas de laranja cristalizadas”

Deixe a sua pitada: