bolachas salgadas com gergelim [feitas com sobras de levain]

Com a minha rotina de fazer pão acabei com um pequeno estoque de levain descartado. No começo fiz muitas panquecas, umas que até lembravam as dosas indianas. Mas cansei de fazer panquecas e quis achar outras alternativas pra usar esse surplus. Achei essa receita de bolacha salgada, que tenho feito regularmente. Geralmente dobro a receita, pois tenho bastante sobras de levain. Elas ficam incrivelmente gostosas, pra mim elas tem até um leve sabor de queijo, que deve ser causado pela acidez do fermento natural.

150 gr de sobras de fermento natural [não refresque]
40 gr de farinha de arroz
55 gr de farinha de trigo [pode ser branca ou integral]
10 gr de sementes de gergelim preto
30 gr de azeite de oliva
6 gr de sal

Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture bem com uma espátula. Sove até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe repousar por uns 15 minutos e abra a massa com o rolo, entre duas folha de papel vegetal ou manteiga. Abra a massa numa espessura de uns 2 milímetros e corte em quadrados com um cortador de massas e fure com um garfo. Já fiz redondo também e às vezes esqueço de furar. De todos os jeitos dá certo. E quanto mais fininho abrir a massa, melhor, eles ficam mais crocantes. Deixe as bolachinhas descansando dentro do congelador ou geladeira enquanto o forno preaquece em 400°F/200°C. Coloque a forma no forno e asse por uns 15 minutos ou até as bolachinhas ficarem douradas. Retire do forno e deixe esfriar bem antes de colocar num recipiente fechado. Elas duram bastante tempo guardadas. Mas aqui em casa desaparecem mais rápido do que eu gostaria.

Minha amiga Brisa Carter me mostrou o jeito pratico de fazer essas bolachas. Abre a massa sobre o papel, corta e coloca tudo direto na forma, o papel com os quadradinhos cortados. Assa e quando remover do forno as bolachinhas estarão separadas naturalmente.

»Já fiz essa receita um zilhão de vezes e tenho que acrescentar um comentário. As bolachinhas assam de forma desigual, as das bordas vão ficando douradas mais rápido do que as do centro. O que eu faço para evitar que as das bordam chamusquem e fiquem incomíveis é começar e remover assim que dá 15 minutos de forno. Vou com uma espátula de metal e retiro as que já estão prontas. E fico vigiando atentamente. Já deixei assar muito e ficou bem horrível. Um desperdício. Então depois de 15 minutos, espatula na mão e olho nas bolachas, abrindo e fechando o forno, até as do centro ficarem perfeitas.

5 comentários em “bolachas salgadas com gergelim [feitas com sobras de levain]”

  1. eu estou abrindo a massa em um tapete de silicone e assa muito bem, e tenho colocado uma colher de sopa de óleo de gergelim fica muito bom

    R: muito obrigada por essas dicas!

  2. Simplesmente delicioso e desde de o dia que vi sua receita não tenho mais sobra de levain, o problema é que nunca dá conta do consumo

    R: muito verdade isso!

Deixe a sua pitada: