barrinhas de cranberries [versão vegana]

Achei essa receita do The Kitchn perfeita para ser a sobremesa do jantar de Thanksgiving. Achei que iria ser fácil veganizá-la e a adaptação foi um sucesso. Adoramos o resultado e acho que mesmo se e tivesse ovos teria optado por essa versão, pois o sabor ficou muito leve e delicado.

para a crosta:
1 xícara de nozes
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de sal
8 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente cortada em pedacinhos [*usei a manteiga vegana]

para o creme de cranberries
6 xícaras de cranberries frescas ou congeladas [*usei frescas]
1 xícara de água
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora (de 1/2 limão)
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara de amido de milho
4 colheres de sopa de manteiga vegana sem sal
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Faça a crosta: forre uma assadeira de 9×13 polegadas [22×33 cm] com papel vegetal deixando ma aba em dois lados. Unte o papel com um pouco de óleo vegeta. Reserve.

Coloque as nozes nm processador de alimentos e pulse 15 vezes. Adicione a farinha, o açúcar, a canela e o sal e pulse até ficar bem moído, cerca de 10 pulsos. coloque a manteiga por cima da mistura de farinha e nozes e pulse por 25 vezes até formar uma massa úmida.

Transfira a massa para a assadeira e pressione bem com as mãos ou com o fundo de um copo medidor enfarinhado, deixando a massa o mais uniforme possível. Leve a forma com a massa à geladeira por pelo menos 30 minutos. Pre-aqueça o forno a 356°F/180°C.

Asse a massa até começar a dourar nas bordas, cerca de 20. Enquanto isso, prepare o creme de cranberry.

Coloque as cranberries e a água em uma panela média em fogo médio e deixe ferver em fogo médio-alto. Continue cozinhando, mexendo ocasionalmente, até que todos as cranberries se abram e fiquem moles, cerca de 5 minutos. Enquanto isso, coloque uma peneira de malha fina sobre uma tigela grande. Eu usei um food mill [passe-vite], pois achei mais fácil,

Despeje a mistura de cranberry na peneira e pressione o purê de cranberry usando uma espátula separando a polpa do purê. Meça 4 xícaras de liquido, se precisar acrescente um pouco de água. Separe um pouco do purê e dissolva nele o amido de milho. Numa panela coloque o purê de cranberries, o suco de limão, o açúcar, o sal e leve ao fogo baixo. Adicione a mistura de amido dissolvido no purê e cozinhe mexendo bem com um batedor de arame até engrossar. Desligue o fogo, adicione a manteiga e mexa bem até derreter tudo.

Despeje o creme de cranberries sobre a massa e espalhe em uma camada uniforme.

Leve de volta ao forno e asse por 10 a 15 minutos. Remova do forno, deixe esfriar completamente e leve à geladeira até gelar, pelo menos 2 horas e até 1 dia.

Remova a massa com o creme da forma puxando pelas abas do papel, coloque numa superfície plana e corte em barrinhas com uma faca. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e decore com raspas da casca de limão.

Um comentário em “barrinhas de cranberries [versão vegana]”

Deixe a sua pitada: