Fiz esses pudinzinhos de sobremesa pra um almoço de domingo com convidados. Achei araruta pra comprar no supermercado e mandei bala. Como a namorada do meu filho não gosta de gengibre, dupliquei a receita e fiz duas versões, a com gengibre e a com caiena e canela. As duas ficaram ótimas.
1 e 3/4 xícaras de half and half ou leite integral [*para ser vegano substitua por por leite de coco sem açúcar ou outro leite vegetal, eu uso sempre o de castanhas]
1/2 xícara de açúcar
4 e 1/2 colheres de chá de pó de araruta
Uma pitada generosa de sal
250 gr de chocolate amargo picado
2 colheres de chá de extrato de baunilha
para o pudim de chocolate do gengibre:
2 colheres de chá de gengibre em pó
1/4 xícara de gengibre cristalizado picado para decorar
para pudim de chocolate mexicano:
1 e 1/4 colheres de chá de canela em pó
1/8 colher de chá de pimenta de Caiena
1/4 de xícara de nibs de cacau para decorar
Misture o leite, açúcar, araruta e sal em uma panela grande até o açúcar começar a dissolver. * Adicione os sabores de gengibre ou caiena-canela nessa etapa. Leve ao fogo e aqueça a mistura em fogo médio-alto, mexendo sempre. Quando começar a engrossar, um pouco antes de começar a ferver, desligue o fogo mas deixe a panela no fogão. Adicione o chocolate, cubra com uma tampa e espere 30 segundos. Retire a tampa e use um mixer de mão para dissolver todo o chocolate. Coloque a baunilha. Divida o pudim em tacinhas. Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira até a hora de servir.
*para variações de gengibre ou chocolate mexicano, misture os ingredientes respectivos com o açúcar na primeira etapa e decore com gengibre cristalizado ou nibs de cacau por cima antes de servir.
Fiquei interessada em testar 👀 vou ver se acho essa araruta da Bob’s Red Mill no Walmart.
O açúcar que tu usaste é cristal mesmo? Será que funciona com mascavo?
Beijos e tudo de bom 😊
R: não usei açúcar cristal, granulated é o açúcar comum. com mascavo nao sei, mas deve funcionar. se fizer me conta! obrigada, beijo! 🙂