torta de maçã com sour cream

apple sour

Meu amigo contou que iria passar o final de semana fazendo cookies tradicionais de Natal. Ele faz muitas coisas gostosas, receitas típicas do país dele, a República Tcheca. Torta de maçãs é uma delas. Mas ele me contou que tinha feito uma receita de torta de maçã co sour cream que foi uma novidade surpreendente pra ele. Essa torta levava sour cream no recheio, coisa que ele nunca tinha feito antes. A receita já, requisitei! Ele disse que receitas abundavam na web, era só eu dar uma busca. Fiz o que ele mandou e é claro que caí na melhor receita, com as mais minuciosas explicações e detalhes e uma massa simplesmente perfeita, que vou reusar em outras receitas. A fonte foi o Simply Recipes da Elise. Essa torta dá um pouco de trabalho e tem muitos passos, o que pra mim já seria um motivo para descartá-la. Mas não fiz essa tolice. Ao contrário, me organizei [marromeno] e fiz a torta que é simplesmente maravilhosa! Ela é festiva, levemente doce, levemente ácida, uma delicia.

faça a massa:
A receita faz massa suficiente para uma torta com cobertura. Para essa receita de torta aça somente a metade. Essa massa pode ser usada para tortas doces ou salgadas. A Elise tem fotos com passo-a-passo e até um vídeo, se precisar de mais detalhes. Ela faz a mão, mas eu fiz no processador de alimentos porque acho mais fácil. Como sobrou um pouco da massa, fiz uma bordinha na beirada da forma, com tiras que fui dobrando e achei que ficou como um lacinho. Fiquei toda pimpona por ter conseguido fazer a torta ficar menos feia!

2 xícaras [260 gr] de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de açúcar
[para receitas doces, caso contrário, omitir]
2 tabletes de manteiga sem sal
[1 xícara ou 225 gr] cortados em cubinhos
1/2 xícara [115 ml] de sour cream

Corte a manteiga em cubos e deixe descansar por um uns minutos. Misture a farinha, o sal, o açúcar numa tigela grande [ou no processador]. Trabalhe a manteiga na farinha com as mãos, esmigalhando os cubos da manteiga na farinha. Use as mãos para incorporar a farinha e a manteiga. Adicione o sour cream usando um garfo para incorporar na mistura. Modele a massa num disco, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

Polvilhe uma superfície um pouco de farinha. Retire a massa da geladeira, deixe descansar por alguns minutos. Abra com o rolo. Coloque a massa sobre uma forma de torta. Leve a massa pronta para o congelador e deixe gelar bem por 30 minutos. A massa vai congelar. Enquanto isso faça o recheio e a cobertura da torta.

1 xícara de sour cream
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 ovo caipira
3 xícaras de maçãs descascadas e fatiadas
[respingue com suco de limão, para não escurecerem]
1 colher de sopa suco de suco de limão ou vinagre de maçã
1 receita de massa de torta congelada ou refrigerado no congelador por pelo menos 30 minutos [faça apenas metade da receita acima)

Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture bem para que todasa as fatias de maçã fiquem cobertas pelo creme. Reserve.

cobertura
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de manteiga gelada cortada em cubos
1/2 colher de chá de canela em pó
Misture todos os ingredientes até formar uma farofa grossa. Refrigere até a hora de usar.

Pré-aqueça o forno a 400°F/ 205°C com a grade no meio do forno. Remova a massa do congelador e recheie com as maçãs. Leve a torta ao forno e asse por 25 minutos. Remova a torta do forno e polvilhe com a mistura de farinha e açúcar mascavo. Asse por mais 20 minutos. Desligue o forno, remova a torta e deixe a torta esfriar em uma grade por uma hora antes de cortar e servir.

apple sour

Deixe a sua pitada: