bolo de chocolate [com farinha de espelta]

chocolate-spelt

Outro dia eu me estressei no trabalho por causa de uma pessoa sem educação e sem consideração. A maioria dos meus colegas não são assim, mas tem um que vale por trinta. Nesse dia reposicionei o meu zen e re-alinhei meu chakra fazendo um bolo de chocolate. Procurei uma receita que não fosse complicada nem festiva, porque era um dia de semana, eu estava cansada e precisava trabalhar no dia seguinte. Queria algo que eu pudesse comer no café da manhã e usar uma farinha de espelta germinada que eu tinha. Achei uma receita na dáblio dáblio web que parecia muito simples pra ser verdade. Achei, sinceramente, que iria dar tudo errado. Mas não deu! Ficou um bolo bem rústico, super gostoso e posso até dizer, saudável! Adaptei algumas coisinhas e voalá. Depois de fazer esse bolo me senti muito, muito melhor! OMMM!

1 xícara de farinha de espelta [ou farinha integral]
1/4 xícara de cacau em pó [sem açúcar]
1/2 xícara de açúcar [*usei o demerara orgânico]
1 pitada de sal marinho
1 pitada de canela
1 pitada de pimenta caiena
1/2 colher de chá de fermento em pó
3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 e 1/4 de xícara de buttermilk [ou iogurte]
1 colher de chá de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 350ºF/176ºC. Peneire todos os ingredientes secos numa tigela grande. Em uma tigela separada, misture o buttermilk e o resto dos ingredientes molhados. Junte os ingredientes seco ao molhado e misture bem. Despeje a massa numa forma redonda de bolo untada com azeite e polvilhada com farinha ou cacau. Leve ao forno e asse por 20 minutos. Remova do forno, espere esfriar um pouco e desenforme.

chocolate-spelt chocolate-spelt chocolate-spelt

2 comentários em “bolo de chocolate [com farinha de espelta]”

  1. Olá Fernanda, hoje é meu aniversário e fiz esse bolo. Obrigada pela receita, ficou ótimo. Se enviar a foto pelo aviso de post, consegue ver?

    R: que ótimo, parabéns Elisa! fiquei feliz que o bolo foi sucesso! nao sei se consigo ver a foto. so se for um link, abs!

Deixe a sua pitada: