limão rosa conservado no sal

limão rosa no sal

Com a enxurrada de limão rosa deste ano, pude testar receitas que nunca tinha feito antes. Uma delas é a do “preserved lemon”, uma iguaria da culinária do oriente médio e que sempre me pareceu super fácil de fazer. E é! Olhei várias receitas aqui e ali e fiz do meu jeito. Leve bem e seque os limões, corte em quatro, com uma faca afiada, mas sem ir até o final. O limão vai ficar como uma flor, com as quatro partes cortadas ainda unidas pela base. Abra o limão, salpique sal no meio, feche e coloque num vidro esterilizado com um pouquinho de sal no fundo. Vá colocando os limões, salpicados com sal por dentro, um em cima do outro no vidro. Pode dar uma pressionada de leve com os dedos. Pode colocar folhas de louro e grãos de pimentas se quiser. No final, se todos os limões ainda não estiverem imersos em suco, esprema um limão extra, até que todos estejam submersos em líquido. Salpique um pouco de sal por cima, feche os vidros e deixe em temperatura ambiente por uns 10 dias. Depois refrigere. Para usar esses limões, remova um limão do vidro, remova a polpa e pique a casca para colocar em saladas, molhos, couscous, quinoa, eteceterá. Eu usei o meu primeiro limão em conserva numa salada de batata. Deu um toque especial. Os limões rosas são maravilhosos e abundantes, gostei de fazer essa conserva para poder usá-los no resto do ano.

7 comentários em “limão rosa conservado no sal”

  1. Não se coloca água? Só espreme os limões para que saia o sumo

    R: já vi receitas que coloca água, mas nessa não vai. o suco dos limões foi suficiente, fui apertando no vidro. mas se você achar que precisa mais liquido, junte um pouco de água ou suco de uns limões.

  2. Fer, fiz a conserva de limão rosa. Ainda não deram 10 dias mas provei e está um pouco amargo. É assim mesmo?

    R: não sei dizer, Daniela. os limoes ficam bem macios, mas a gente come a casca, entao tem uma amarguinho, mas isso nao deve dominar.

    1. Fer, passadas duas semanas o amargor da conserva diminuiu e ficou delicioso! Separei um pouco e turbinei com pimenta chinesa.
      Obrigada pela receita!
      Beijos,
      Dani

      R: que bom, Dani! acho que precisa de tempo. eu deixei os meus dez dias fora da geladeira, antes de guardar. outro dia fiz um de limão siciliano, fica muito bom! nunca mais comprarei esses limões prontos. fazer é muito facil. beijos :-*

Deixe a sua pitada: