gelatina festiva de romã

Neste Natal, apesar da chuva e do frio, eu quis fazer sobremesas refrescantes para dar um final leve à uma refeição mais pesada, com carne de porco. Uma das receitas que escolhi foi uma da Deborah Madison publicada na antiga coluna dela do Culinate. Adorei absolutamente tudo nessa gelatina festiva e posso garantir, pela velocidade com que o meu filho devorou a porção dele, que fica realmente excepcional.

*Fiz uma atualização em dez 2022 e adicionei ingredientes e instruções para a versão vegana, que também ficou perfeita! Atualizei as fotos também, para confirmar.

para a gelatina:
2 xícaras de suco de romã puro
1 pacote de gelatina em pó sem sabor [1 colher de sopa]
ou agar-agar para a versão vegana* [1 colher de sopa]
2 colheres de chá de água de flor de laranjeira
para o creme de iogurte:
2 colheres de sopa de leite integral ou leite vegetal para a versão vegana*
1 pitada de açafrão
1/2 xícara de iogurte grego ou iogurte de coco ou outro iogurte vegetal para a versão vegana*
1 colher de sopa de mel ou outro adoçante, como agave ou maple syrup para a versão vegana*
2 colheres de sopa de pistachios
Sementes de romã

Despeje 1/2 xícara de suco de romã em uma tigela, polvilhe a gelatina por cima e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, aqueça metade do suco restante (3/4 xícara) apenas até o ponto de ebulição. Misturar na gelatina, batendo bem com um batedor de arame até que a gelatina esteja completamente dissolvida. Aos poucos, misture o restante do suco, em seguida, adicione a água de flor de laranjeira. Divida o liquido entre 4 taças e leve à geladeira até firmar, por pelo menos 6 horas ou durante a noite.

Para fazer a versão vegana* com agar-agar é mais simples, apenas misture a gelatina no suco e leve ao fogo para ferver. Quando ferver remova do fogo, deixe esfriar um pouco e adicione a água de flor de laranjeira. A agar-agar solidifica muito rápido, então dá pra fazer essa receita à tarde para servir à noite.

Para fazer o creme aqueça levemente o leite com os fios de açafrão e deixe esfriar. Misture bem o iogurte com o mel. Junte a mistura de leite com a de iogurte com o açafrão. Leve à geladeira até a hora de servir.

Para servir, coloque uma colher do creme de iogurte sobre cada taça de gelatina de romã. Decore com os pistaches e sementes de romã.

Um comentário em “gelatina festiva de romã”

  1. PERFEITA! Adoro essa receita e vou querer fazer para o primeiro do ano, com certeza!
    tenho tudo, somos faz do POM juice e sempre temos uma garrafa ou duas na geladeira. E pomegranates tambem, curtimos abrir uma de noite e dividir as sementinhas no aconchego da sala de televisao
    beijao!

Deixe a sua pitada: