bolo de chocolate com cerveja
[the snake bite]

Parei na receita desse bolo por causa da cerveja e da cidra de pera. Sou dessas, influenciada fortemente por um copo de bebida. O único problema é que fiquei tão animada com o booze factor que não atentei para o snakebite-cakedetalhe ostensivo dessa belezura usar um tablete de manteiga na massa, outro na cobertura, além da abundância de açúcar. O resultado foi um bolo DOCE, MUITO DOCE e com uma cobertura pesada. Não é o tipo de coisa que nos agrada. Mas se você curte algo mais substancioso, vai se animar com essa receita. Eu sinceramente achei que o bolo inteiro fosse encalhar. Guardei ele na geladeira coberto por uma folha de filme plástico e no dia seguinte decidi experimentar novamente, raspando parte da cobertura. Foi então que achei uma delicia! A massa do bolo gelada ficou muito mais gostosa e a remoção parcial de toda aquela cremosidade densa da cobertura deu um baita alivio. Deixo registrada aqui a receita para quem quiser testar, com o prestimoso lembrete que deve-se fazer o mise-en-place com bastante antecedência, pois vários ingredientes precisam estar em temperatura ambiente.

para o bolo
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal kosher
1 ovo grande em temperatura ambiente
1/2 xícara de sour cream em temperatura ambiente
1 tablete de 113 gr de manteiga derretida e fria
3/4 xícaras de cerveja preta [Guinness] em temperatura ambiente
para a cobertura
1 tablete de 113 gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente
225 gr de cream cheese em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado
1/4 xícara de cidra fermentada de pera [usei da marca Ace]

Pré-aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma redonda de bolo com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.

Misture a farinha de trigo, o açúcar, o cacau em pó, o bicarbonato e o sal em uma tigela pequena. Na batedeira bata bem os ovos e o sour cream. Em seguida junte a manteiga derretida e a cerveja preta. Adicione a mistura de farinha à mistura de ovos e incorpore bem com uma espátula. Despeje na forma preparada e leve ao forno por 35 minutos ou até que o bolo esteja completamente cozido no centro. Deixe esfriar por 5 minutos, vire numa grade e espere esfriar completamente.

Enquanto o bolo assa prepare a cobertura. Coloque a manteiga e o cream cheese na tigela da batedeira equipada com a pá e bata bem em velocidade média até obter um creme, cerca de 2 minutos. Reduza a velocidade da batedeira e adicione o açúcar de confeiteiro aos poucos. Lentamente despeje a cidra de pera e misture bem. Deixe a cobertura firmar um pouco na geladeira antes de colocar sobre o bolo.

Quando o bolo estiver frio, transfira para uma travessa ou prato. Espalhe a cobertura no topo do bolo, tendo o cuidado de espalhar completamente até as bordas. Decore com uma fatia de pera seca se quiser e sirva acompanhado de um copo da cidra de pera, porque vai sobrar muito.

snakebite-cake_4S.jpg

2 comentários em “bolo de chocolate com cerveja
[the snake bite]”

  1. Fofura & Doçura total, nem sei o que acho disso, a temporada aqui é de jabuticabas suculentas e manga verde c/sal,adoro!
    R: troco chocolate por jabuticaba, Luiza! 🙂

  2. Pois que te digo que está com um aspecto devinal e para mim acho que nada é doce demais (infelizmente…heheheh)… tenho que o experimentar mas vou seguir o teu lembrete e colocar menos cobertura.. 😉
    Um beijinho
    R: Mafalda, depois que fizer me conta! beijo :-*

Deixe a sua pitada: