No domingo em que meu filho e minha nora vieram comer conosco, eu improvisei uma quantidade de pratos pequenos e decidi que teríamos um almoço de tapas. Essa receita, que eu tinha marcado de uma reportagem da revista Sunset, foi a primeira que fiz. A tortilla de batatas é figura carimbada na minha cozinha. O molho romesco depois que acompanhou a tortilla serviu de recheio para sanduíches e também de patê para comer com bolachinhas e torradas. Esse molho é outstanding. A foto é meramente ilustrativa, já que apenas registei a dupla antes de ser servida com o celular e não ficou uma imagem memorável.
para a tortilla de batata:
2 batatas médias cortadas em rodelas grossas
5 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
6 ovos caipiras levemente batidos
Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Numa frigideira coloque um pouco de azeite, adicione as batatas, tempere com sal e pimenta e frite até elas ficarem macias [ou cozinhe as batatas em água e sal e pule a fritura tão longa]. Adicione os ovos batidos sobre as batatas cozidas e cozinhe por uns minutinhos no fogo. Transfira a frigideira para o forno e asse até ela ficar bem dourada e firme. Remova do foro, deixe esfriar e transfira para uma travessa. Sirva em temperatura ambiente acompanhada do molho romesco.
para o molho romesco:
1/2 xícara de azeite extra-virgem
1 fatia de pão rustico amanhecido
1/3 xícara de amêndoa Marcona ou de outro tipo
1 e 1/2 xícaras de pimentão vermelho assados, sem sementes e picados
2 dentes de alho
2 colheres de chá de paprica espanhola doce Spanish paprika
3/4 colher de chá de flocos de pimenta vermelha
2 colheres de chá de vinagre jerez [sherry]
2 colheres de sopa de suco de limão
1/2 colher de chá de sal grosso
Numa panela refogue o pão e as amêndoas em uma panela até o põ ficar bem tostado. Junte um pouco de azeite, o alho, pimenta, paprica e pimentões assados. Cozinhe por uns 10 minutos. Coloque tudo num processador de alimentos, junte o restante do azeite, o vinagre o suco de limão e o sal. Pulse até formar um purê. Coloque num recipiente com tampa e guarde na geladeira até a hora de servir.
Adoro o seu blog, conheci a pouco tempo mas já o amo rs suas receitas são incríveis e o seu jeito de escrever muito simpático. O humor, o bom gosto, maravilhoso. A essa receita usar chips de batatas também ajuda quem não tem paciência ou para a correria de um restaurante. Beijão e obrigado por compartilhar com tanto carinho suas receitas magníficas!
R: muito obrigada pelo comentário e pela dica Gabriel! vou testar. um beijo :-*
Muito interessante esse molho..bem parecido com o patê Muhamara, quer eh um dos staples (assim como hummus) por aqui. Farei com certeza!!
A tortilla de patatas será um sucesso com KC, qdo eu me animar a fazer algo com ovos.. Pensando em como tirar os ovos da parada..heheheh
Bjs!!:)
R: Bri, se descobrir como fazer tortilla sem ovos me conta, please! beijos
Sempre faço tortillas, e as vezes incremento (com um pouco de alho, cebolas, etc.) Mas o molho romesco é algo que ainda não fiz, e tenho visto muito sobre ele no Top CHef, estava para fazer. Portanto, receita anotada. ABraços!
R: você não se arrependerá se fizer esse molho hoje! abs!
Parece ser uma delícia, Fernanda!
Será que você sabe se essas revistas americanas podem ser adquiridas aqui no Brasil? Por exemplo, a Sunset?
Observação: Indico seu site para todos os meus amigos! Faço suas receitas com o meu namorado-cozinheiro e leio sempre seus posts!
Obrigada por todas essas dicas lindas!
Um beijo
R: Juliana, muito obrigada! olha se voce tiver um tablet, pode comprar as assinaturas de todas essas revistas (que é o que eu tenho) por um preço muito justo. ja a assinatura em papel eu nao sei. um beijo!