Eu cozinhei pouquíssimo pras celebrações de final de ano. Fiz tudo bem simples desta vez, realmente! Para o primeiro dia do ano decidi fazer um cuscuz paulista, que pra mim é uma comida com gosto de festa. Lembro dos cuscuzes que minha mãe fazia para os aniversários e que ficavam uma delícia. Como a minha irmã tinha me presenteado com um saco de farinha de milho em flocos, aproveitei a oportunidade. Procurei e achei muitas receitas na web, mas acabei escolhendo uma em inglês, porque as medidas e os ingredientes estavam mais adaptados à minha cozinha. Também considerei essa receita adaptada um achado, pois a autora substitui a farinha de milho pela polenta—uma bóia salva-vidas para muitos expatriados que não tem acesso à farinha brasileira. Um dia testarei. Usei camarões da Flórida no lugar da sardinha em lata e aproveitei para gastar o milho orgânico que recebi no verão e tinha congelado.
1/3 xícara de azeite de oliva
1 xícara de cebola picada
4 ramos de cebolinha picados
4 dentes de alho picados
1 xícara de ervilhas congeladas [deixe descongelar]
1 xícara de milho congelado [deixe descongelar
2 xicaras de tomate picado em lata [usei orgânico fire roasted]
2 xícaras de farinha de milho em flocos
1/4 xícara de salsinha fresca picada
1/3 xícara de azeitonas verdes picadas
4 ovos cozidos—2 fatiados e 2 picados
1 xícara de camarões limpos e descascados
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.
Unte uma forma grande com um buraco no meio com azeite. Decore o fundo da forma com os 2 ovos cortados em rodelas e fatias de cebolinha [usei chives/ciboulette]. Reserve. Numa panela grande e robusta refogue a cebola, a cebolinha e uma pitada de sal. Deixe apenas suar por uns 6-8 minutos. Adicione o alho e refogue por mais um minuto. Adicione as ervilhas e o milho e refogue por 2 minutos. Adicione o tomate e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Coloque os camarões, as azeitonas, os 2 ovos picados e a salsinha picada e deixe cozinhar brevemente. Acerte o sal e junte pimenta do reino moída. Adicione a farinha de milho aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau até formar uma massa bem molhada, porém firme. Coloque essa massa na forma untada e decorada e aperte bem com uma espátula. Cubra e leve à geladeira até a hora de servir. Desenforme e sirva em temperatura ambiente.
Adoro cuscuz paulista!!!
Só de pensar já fico com água na boca! Minha mãe fazia um que era maravilhoso!
Peno que meu marido não gosta e também não encontro farinha de milho aqui, tão facilmente para comprar.
Um dia vou tentar fazer com polenta, mas confesso que não tenho muita familiaridade com esses tipos de farinhas.
R: se der certo me conta! :
não há melhor receitas só aqui….
Gosto mais de camarão que de sardinha. Tenho muita curiosidade para provar cuscuz, uma receita tão típica.
Lindo Fer! Fiquei com vontade quando vi sua foto no facebook. Vou fazer o com polenta aqui em casa, depois te conto como ficou!
Beijos!
Ana
R: vou querer saber, Ana. beijo!
Que delicia! Me deu agua na boca!
Me fez pensar nas festas juninas la da minha escola, sempre tinha e era taooo baooo!!!!!
Um abraço e feliz ano novo!
Esse couscous ficou muito bonito e festivo, com cores douradinhas a lembrar o fogo de artifício do fim do ano 🙂
Ficou lindo! Já vi algumas receitas como a sua e fico curiosa se a farinha cozinha bem…Faço basicamente do mesmo modo, mas após refogar os componentes, adiciono água até uns 3/4 da panela (como se fosse uma sopa) e após ferver, diminuo o fogo e vou adicionando e mexendo a farinha bem devagar, até engrossar e despegar da panela…
Bj
R: Beth, cozinhou bem sim, porque o refogado formou um caldo por causa do tomate. mas minha mãe quando fazia cuscuz, deixava ele depois cozinhando no vapor numa cuscuzeira. eu nunca fiz assim. bjo!