bolo [grego] de mel e queijo

melopitahoneycake_2S.jpg

melopitahoneycake_1S.jpg

Quando me mudei para esta nova casa [velha] achei que nunca mais iria poder comprar nem mais UM livro e nem mais UM prato ou copo. Porque esta casa, apesar de ser maior, tem menos espaço para guardar coisas. A outra casa tinha armários maiores e várias estantes embutidas. Esta aqui é basicamente janelas, janelas, janelas [são 32 janelas, só pra dar uma idéia]. Mas alguém achou que era possível que eu não comprasse nem mais UM livro ou UM prato? Enganei um bobo na casca do ovo, pois a bagunça nem estava ainda organizada e já tinha dois livros chegando pelo correio. Um deles, o lindíssimo Food from Many Greek Kitchens da Tessa Kiros, que foi de onde saiu a receita deste bolo/torta delicado e simplesmente intrigante. Ela usa um queijo grego, mas sugere a ricota, que foi o que usei.

melopita honey cake
2 eggs ovos
3 colheres sopa [40gr] de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo
4 1/2 colheres sopa [100gr] de mel
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de brandy
500 g de queijo mizithra ou ricota [*usei ricota]
1/4 colher de chá de açúcar
1/8 de colher de chá de canela em pó

Unte um refratário redondo de cerâmica de uns 25 cm e polvilhe com farinha de trigo. Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC.

Coloque os ovos e o açúcar na batedeira e bata até obter um creme. Adicione a farinha e continue batendo. Coloque o mel, o suco de limão, o brandy e misture bem. Junte a ricota e bata bem até ficar um creme espesso e liso. Despeje na forma untada e asse por uns 30 minutes ou até a superfície ficar firme e as bordas douradas. Deixe esfriar, salpique com açúcar e canela e sirva em temperatura ambiente. Pode cobrir, guardar na geladeira e servir gelado.

A autora conta que gosta de comer esse bolinho/torta acompanhado de figos frescos ou assados com mel e sementes de gergelim. Mas eu comi o último figo fresco antes de fazer essa receita e portanto servi sem acompanhamentos.

3 comentários em “bolo [grego] de mel e queijo”

  1. Fer, você é a minha musa dos livros. Conheci os livros da Tessa depois de você falar tanto neles e o primeiro que encomendei foi mesmo esse 🙂 Agora já tenho 3 dela e quero os outros ha ha Não marquei esse bolo pra fazer porque nao consigo encontrar esses queijos aqui.

  2. Fer, você não sabe: acabei de dar um tempo numa busca nos meus livros de cozinha, atrás da receita de um bolo grego de queijo. Eu já estava quase desistindo quando abri seu blog e… não preciso mais procurar nada! Transmissão de pensamento, sincronicidade, sei lá! Só sei que foi um presentão! Beijos
    R: Gabi, que ótimo! 😉 super beijo!

Deixe a sua pitada: