bolo invertido de morango
[com cardamomo]

bolo-morango-cdm_1S.jpg

bolo-morango-cdm_2S.jpg

bolo-morango-cdm_3S.jpg

Desconfio [embora não possa provar] que os japoneses da banca dos morangos no Farmers Market de Woodland injetam alguma substância dulcificante nas fruta, porque não é possível um negócio ser tão doce. Tenho voltado toda semana pra comprar os morangões que eles vendem. E no domingo quis fazer uma sobremesa usando os tais, para servir para nossos amigos que vieram nos visitar. Uns dias antes eu tinha visto a receita do strawberry upside-down cake with cardamom no blog da Joy [the baker] e foi esse mesmo que fiz. Muito simples, muito saboroso e perfeito para servir acompanhado de uma xícara de chá ou uma taça de vinho branco.

[faz um bolo de 20cm/ 8-inch]
para a cobertura de morango:
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/4 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de morangos cortados em fatias
para a massa:
1/2 xícara [8 colheres] de manteiga sem sal amolecida
2/3 xícara de açúcar mascavo
1 ovo grande
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
1 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de cardamomo moído
2/3 xícara de sour cream

Pré-aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC. Coloque a manteiga na forma redonda de bolo e coloque no forno até derreter. Remova a forma do forno e espalhe a manteiga derretida por toda a forma, incluindo os lados. Reserve.

Numa vasilha média misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, bicarbonato, sal e cardamomo moído. Reserve.

Na batedeira, com a pá instalada, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média até formar um creme—mais ou menos uns 3 minutos. Desligue a pá, raspe bem os lados do creme com uma espátula e adicione o ovo e o extrato de baunilha. Bata por 1 minuto. Desligue a batedeira, adicione a mistura de ingredientes secos e volte a bater em velocidade baixa, adicionando o sour cream. A massa fica bem espessa. Desligue a batedeira e misture com uma espátula.

Salpique metade do açúcar mascavo sobre a forma untada com manteiga, coloque os morangos sobre o açúcar e salpique o restante por cima das fatias de fruta. Coloque a massa por cima, espalhando bem com uma espátula. Asse por 35 minutos.

Remova do forno e deixe esfriar por uns 10 minutos antes de virar o bolo sobre uma travessa ou prato. Sirva morno ou frio. Se quiser pode adoçar um pouco de sour cream com mel e servir acompanhando o bolo. Eu não fiz [esqueci!]

8 comentários em “bolo invertido de morango
[com cardamomo]”

  1. Li seu comentario sobre os morangos e me lembrei dos morangos que comi no final de Maio. Minha irma comprou os morangos de uma fazenda que fica perto da cidade onde ela mora. Por causa do calor que fez na regiao no final de maio, os morangos estavam maravilhosos; era dificil saber o que era melhor, o aroma ou o sabor. Nunca comi morangos tao bons. Comprei um quilo na mesma banquinha e tinha intencao de fazer um sorbet (somente morangos) mas achamos que seria um pecado nao comer os morangos tao maravilhosos em qualquer forma que nao fosse “in natura”.

  2. Os morangos aqui de casa são bem docinhos, nada parecidos com os que compramos no supermercado. Sempre é preciso um bode expiatório, dessa vez foram os japoneses he he O bolo deve ficar maravilhoso!

  3. E eu comi o primeiro pedaco… : ) Nunca pensei que morango servisse para fazer bolo, mas agora sei que fica uma DELICIA! Nao e’ tao doce quanto o tipico bolo de banana, deve ser bem menos calorico.

  4. Oi Fer,
    Suas receitas, como sempre, incríveis.Só fiquei com uma dúvida: 1/2 xícara de manteiga corresponde a 8 colheres de sopa?É isso mesmo?Fiquei em dúvida.
    Depois me fala pra eu fazer tb.
    A Chanildete manda um beijo para os amigos dela,
    Lylia
    R: Lylia, sim essa é a conversao–aqui o tablete de manteiga ja vem com medidas de xicaras/colheres marcado na embalagem. miaus daqui pra Chanildete! bjo!

Deixe a sua pitada: