o aspargo [que era] roxo

asp-roxo_1S.jpg

No meio dos maços de aspargos verdes tinha apenas um maço do roxo. Foi justamente o que comprei. E por causa da minha escolha, o moço comentou—cuidado para não ter um déjà vu psicodélico! ha ha ha! Mas eu já sabia que depois de cozidos os aspargos roxos iriam ficar verdes, assim num *plin*. Tie-dye desbotados. O moço ainda deu a dica pra eu pingar suco de limão e fazer um branqueamento. Ah, nem pensar viu. Quis fazer tudo bem simples, porque esses aspargos foram servidos no almoço de Páscoa, quando eu preparei sozinha outros pratos e, atrapalhada na cozinha, nem cogitei fazer nenhum truque acrobático apenas para manter a cor.

aspargoroxo_2S.jpg

Cozinhe os aspargos rapidamente numa panela com um pouquinho de água. Somente até eles ficarem cozidos, mais al dente—isto é, mantendo uma certa resistência às dentadas. Daí é só colocar os aspargos cozidos numa travessa, regar com azeite de oliva e salpicar com uma farofinha feita com panko, folhas de salsinha, sal, raspas e suco de limão, tudo moído num mini processador. E servir.

4 comentários em “o aspargo [que era] roxo”

  1. Fer, o que eu acho super legal nas suas receitas é sempre saber da existência desses ingredientes orgânicos lindos, que eu não fazia ideia que existiam. Ah, como eu queria que aqui em Brasília o mercado de orgânicos e produtores locais fosse mais organizado. Ia me refestelar!
    Por enquanto, fico aqui desejando comer um aspargo fresquinho e gostoso um dia – não aqueles que vem de super longe e chegam no mercado murchos e molengas. Nem sei que gosto tem os aspargos porque não dá vontade de comprar algo tão caro e feio. E esse panko, qual a diferença dele pros bread crumbs normais?
    Beijos!
    R: Taís, quando o produto é local, tem muito mais chances de estar fresquissimo. mesmo com todas as super tecnicas de transporte, um legume que viaja milhares de quilometros não é a mesma coisa. o panko é uma farinha de pão japonesa, faz uma crosta um pouco diferente, mas como eu moí tudo realmente não importou. eu usei panko porque tinha meio pacote sobrando, mas você pode usar a farinha de pão comum mesmo. um beijo!

  2. Haha, nos recebemos aspargos roxos numa csa box dois anos atras e eu lembro q Matheus achou o maximo q eles mudaram de cor, mas ao mesmo tempo ele ficou meio decepcionado q nao comeu aspargos roxos, rs!
    Adoramos aspargos aqui em casa!
    Bjs
    Ana

Deixe a sua pitada: