salada de melão com bacon

salada-melaobacon_1S.jpg

Vi essa salada primeiro no The Kitchn. Ela foi inspirada numa outra do Nigel Slater. Não tive como fingir que não vi. Fiz e comi tudo sozinha. Tá certo que usei um melão pequeno e comi só a salada, como prato único e principal. Mas não consegui parar! A receita dá uma quantidade pra um monte de molho e alerta que você não vai usar tudo—o que é verdade e não faz absolutamente nenhum sentido. Eu guardei metade pra usar numa outra receita, mas o melhor seria diminuir a quantidade. Como as duas versões da receita mostram a mesma quantidade de molho, vou colocar tal e qual. Diminua se quiser ou guarde a outra parte para outra salada, como eu fiz. Os melões são frutas típicas do nosso verão e estão no pico da onda neste momento. São tantas variedades, todos deliciosos, dulcíssimos, temos que aproveitar.

cool melon salad with hot bacon
serve 2 como prato principal ou 4 como acompanhamento
para a salada
5 fatias de bacon defumado cortado em pedaços de 7 cm
[*uso sempre o bacon do Niman Ranch]
1 melão pequeno, tipo cantaloupe, bem maduro
Folhas de hortelã fresca picadas
1 punhado de folhas de baby rúcula bem lavadas
para o molho
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mel
3 colheres de sopa de suco de limão
Pimenta do reino moída na hora

Frite o bacon numa frigideira ou faça no microondas—prometo não contar pra ninguém, se você também não contar que eu uso sempre esse truque para fazer bacon crocante rapidamente e sem empestear a cozinha.

Descasque o melão, remova as sementes e corte em cubos grandes. Misture os ingredientes do molho numa vasilha e bata bem com o batedor de arame até ficar bem emulsificado.

Misture os cubos de melão, a rúcula, as folhas de hortelã picadas e tempere com o molho. Junte o bacon frito e misture mais uma vez. Sirva imediatamente.

4 comentários em “salada de melão com bacon”

  1. Que delícia!! Vc sabe que eu não como bacon faz anos, morro de pena do porquinho, mas morro de saudades de bacon….ah se eu tivesse o Niman Ranch perto de mim….ia correndo fazer essa salada, tb já tinha visto ela no The Kitchn e fiquei de olho!
    Bjs
    R: Fernanda, eu também não consumo muito, mas os produtos dessa fazenda são confiáveis. senão pra mim também não dá! um beijo!

Deixe a sua pitada: