summertime

bolo-uriel_3S.jpg bolo-uriel_2S.jpg
saladatomatetom_1S.jpg
tomatesdeverao_1S.jpg
mistytbmverao_1S.jpg rouxtbmverao_1S.jpg
blossomsgoingrill_1S.jpg
saltomatamerelo_1S.jpg

Passamos por metade do nosso verão e até agora nem tenho do que reclamar. Os tomates chegaram tarde, mas chegaram firme. No aniversário do Uriel tomei coragem e fiz um bolo de quatro andares com recheio de morangos e chantilly, cobertura de marshmallow que ficou lindo, gostoso, o fino da bossa. Foi o meu presente pra ele, que já com certeza cansou de ganhar meias, camisas, cuecas, e uns pijamas que ele nem usa.

Viajamos, voltamos. Logo ele vai viajar de novo, mais algumas vezes. E nos dias que fico sozinha, desacelero minha rotina na cozinha. Repito algumas receitas incansavelmente—as sopas frias, incluíndo variações do gazpacho, inúmeras saladas, de abobrinha, de tomate, milho assado na palha, salmão defumado com pão rústico, queijos, azeitonas, picolés de frutas. Outro dia fiz um suflê de milho, grelhei flores de abobrinha recheadas com queijo de cabra e assei uma torta de pêssego. Muita comida que nem tive vontade de fotografar, só de comer. Vinho verde. Brisa gelada durante a noite. Céu sempre azul, azul. Alguns dias tórridos, seguidos de outros dias deliciosamente amenos. Melões, melancias, pêssegos, nectarinas, uvas. Um dos meus pessegueiros está tão carregado de frutas, que o tronquinho magrelo até envergou perigosamente. Ainda tenho uns limões gigantescos na árvore—que vou usando com moderação, para esticar bem a temporada desse cítrico no meu quintal. Já tem outros limões brotando, minha produção consegue ser year-round. Nectarinas já não há, pois o esquilo comeu todas. A devastação foi intensa e o que podemos fazer contra uma peste tão charmosa que nos encara e até posa para fotos, quando corremos para pegar a câmera e registrar o flagra?

Eu sei que é sempre a mesma história, sempre o mesmo papo, mas o verão é isso mesmo. Chegam as ondas de calor, vem a brisa fresca, abundância de tomates e frutas saborosas, um dos gato cheira as flores e rola no tapete e o outro dorme muito mais porque está ficando cada dia mais velhinho, ambos completamente alheios à algazarra silvestre que acontece do outro lado do vidro das janelas.

16 comentários em “summertime”

  1. Seu talento para culinária é o máximo! Que maravilha comer bem e bonito sempre!
    Até considero que cozinho bem, mas meu problema é me organizar para ter os ingredientes e vencer a preguiça no mesmo dia. Fico no basicão, saudável até, mas basicão, nem sempre apetitoso aos olhos.
    Agora com uma filhinha recém-nascida quero que ela coma bem, e acredito que uma das coisas que incentiva qualquer um a comer é a beleza da comida. já diria o dito: “Beleza não pôe mesa, mas abre o apetite!” hahaha
    Adoro seu blog! Venho sempre aqui, separo receitas e mais receitas em um doc do Word e no dia que fizer vou tirar uma foto para te mostrar! 😛
    R: Jacqueline, adorei saber disso! obrigada e um beijo pra voce!

  2. Fer, amei estas abobrinhas. as flores. estao lindas. E o bolo esta super bonito. Estou absolutamente amando o verão.Foi tarde mas tem sido ótimo, quente, dias bonitos, calor..Todas estas coisas que devem rolar no verão.Que inveja de teres todas estas arvores no teu jardim.

  3. Bolo de quatro andares! Voce e’ minha heroina virtual! Nem pensar, alias so’ de pensar ja’ fico com os joelhos meio moles
    Adorei as fotos dos seus fofos felinos – como sempre, um charme!

  4. não tenho blog, mas as blogueiras tem. Visito você quase que todos os dias; acho você uma pessoa alegre e escreve muito bem de um modo que todo mundo se diverte com você e parece até que estou ouvindo você falar aqui na minha casa no meu escritorio. Moro no Rio de Janeiro no bairro de Ipanema e gostaria tambem de saber onde mora você que tem a graÇa de ter frutos e esquilos em volta da sua casa. Eu aqui só tenho praia e muito calor; no verão que passou chegamos a 41º Atualmente estamos no inverno com 23 a 24º Um abraço e continuo te visitando e esperando mais receitas de sorvetes. A minha sorveteira é da Cuisinart. Abraços
    R: muito obrigada, Heloisa. estou na Califórnia. também tenho essa sorveteira e estou contente com ela. seja sempre bem-vinda aqui. beijo

  5. Fer, aqui está impossível. Esta onda de calor arrasou-me completamente. Até faz doer o corpo todo… De tudo isso o que mais curiosidade me desperta são as flores de abobrinha, são lindas… imagino a delícia!
    Essa bolão está fantástico, arrasa toda a tua teoria de não ter jeito para sobremesas he he

  6. Fer,
    E a gente aqui do outro lado esperando esse relato maravilhoso dia após dia! ô delícia!
    Eu adoro como o tempo aí é definido: verão é verão, primavera com suas flores, outono com as folhas vermelhas lindas e o lindo inverno! Até do inverno comecei a gostar!
    Eu sempre fico esperando o verão terminar! Porque sei que depois dele vem os posts com as folhas maravilhosas que não canso, jamais de olhar!
    Vira e mexe visito os posts antigos…. Ô conforto bom nessa nossa vida tão corrida!
    As fotos estão maravilhosas, como sempre!
    Parabéns ao Uriel antes que me esqueça!
    Beijão

  7. Fernanda, bom dia !!!!!
    Sabe, as vezes tenho dias tão corridos, semanas tão intensas, que quando vejo tanta coisa boa passou e eu não prestei atenção. E, por mais chateada que eu esteja com algumas virgulas que aparecem na minha vida, sempre que venho aqui e leio um post como esse, meu coração fica tão aliviado. Se eu me concentrar bem, posso até ver as imagens do que vc escreve, na minha mente. Seria bom que os pensamentos viessem com cheiros e gosto. Rsss. A vida é tão boa, nós, mortais é que complicamos tudo. Eu realmente não me canso nunca de vir ao seu blog. E saiba que mesmo não deixando recados, tô aqui todos os dias. Um grande abraço pra vc e feliz aniversário ao seu marido !!!!

  8. E as receitas onde estao? Eu quero…esse seu bolo ficou muito bonito e soufle de milho just sounds really delicious…recipes please!
    Bjim

  9. ahhh delícia ver assim, as estações do ano através das suas letras e sentir brisas e sabores, frescor e sonhos…
    são essas suas palavras da sua rotina que trazem esperanças e doçura aos dias… que me fazem lembrar das pequenas gentilezas através das quais os dias valem a pena…
    beijukka
    ai ai ai…

  10. Teu post ¨cotidiano-sazonal-culinário-doméstico¨ conseguiu definir o que é felicidade, a simples e deliciosa felicidade das coisas simples. Me emocionei!Parabéns pela sensibilidade!

Deixe a sua pitada: