fatias de maçã
com frogurt de leite de cabra

apple_slices_1S.jpg

Assim que comecei a sentir os primeiros ventos friorentos do outono e percebi a discreta, porém determinante, aparição das maças nas prateleiras das feiras e mercados, me enchi das vontade de fazer uma torta de maçãs. Cheguei a ficar um tanto obsessiva, procurando pela receita perfeita e satisfatória por semanas a fio. Procurei muito, pois já fiz algumas tortas de maçãs ótimas, mas eu queria algo diferente. Queria uma torta que surpreendesse, que fosse interessante e que tivesse uma massa sem gordura vegetal, com algum toque diferencial. Não foi fácil. Busquei em livros, em revistas, em sites e blogs online. As maçãs aguardavam impacientes e eu fui ficando irritada e frustrada, até que caí nesta receita de apple slices with frozen sheep’s milk yogurt da Clotilde do blog Chocolate & Zucchini. Aaa-lee-luu-iaa!

E a receita ainda trazia de bônus um sorvete de iogurte de leite de ovelha, que eu logo adaptei para leite de cabra. Eu tinha comprado iogurte de leite de cabra por causa das sopas da Anna Thomas. Ela usa bastante esse ingrediente e eu realmente me entusiasmei. Já tinha secado um potão, que fiz um queijo cremoso temperado com flor de sal e azeite [*coloque o iogurte numa peneira forrada com pano de queijo sobre uma vasilha e deixe escorrendo na geladeira por uma noite ou alguns dias, até obter a consistência desejada. use o liquido que acumular na vasilha pra usar no lugar do buttermilk ou leite em bolos, pães, biscoitos, etc]. No final encasquetei de fazer um sorvete. E a receita da Clotilde veio com o sorvete de brinde.

Essa tortinha de maçãs foi muito mais fácil de fazer do que eu imaginava. A massa fica deliciosa, graças à adição das amêndoas. E ela combina incrivelmente bem com o sorvete de iogurte de leite de cabra, que é bem forte e proporciona um delicioso contraste com a doçura discreta da maçã. Fiz essa torta para servir de sobremesa no almoço que fiz para o meu filho e a namorada dele no domingo pós-thanksgiving. Servi morninha, com uma bola do sorvete e ficou simplesmente o fino da bossa!

para a massa:
1 1/4 xícaras [150 gr] de farinha de trigo
1/3 xícara [35 gr] de amêndoas moídas ou farinha de amêndoa
[*usei amendoas que moí na hora no processador]
1/4 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
6 colheres de sopa [80 gr] de açúcar de cana não refinado
6 coheres de soap [80 gr] de manteiga amolecida
1 gema de ovo

para as maçãs:
1/4 xícara [35 gr] de uvas passas
3 coheres de sopa de licor de baunilha ou rum escuro [*usei rum]
600 gr de maças de assar [* usei as black arkansas]
1/2 colher de chá de canela moída
1 pitada de noz moscada ralada na hora
1 pitada de pimenta do reino moída na hora
4 colheres de sopa de lascas de amêndoas
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Serve de 10 a 12 porções

Coloque as passas de molho no licor ou rum e deixe por um tempo, se puder deixe durante uma noite.

Pré-aqueça o forno em 320ºF/ 160ºC e unte uma forma retangular [20 x 30 cm ou 9 por 13 inches] com manteiga.

Numa vasilha misture a farinha de trigo, as amêndoas moídas ou farinha de amêndoa, o fermento e o sal. Na batedeira, processador ou usando uma espátula de arames, misture o açúcar, a gema e a manteiga até formar um creme. Adicione os ingredientes secos e misture com uma espátula, sem misturar exageradamente. A massa deve ficar com a consistência de farofa. Espalhe essa massa pela forma untada e pressione levemente com as costas de uma colher. Não aperte, senão a massa ficará muito dura.

Descasque e remova as sementes das maçãs e corte em fatias grossas. Coloque numa vasilha e polvilhe com a canela, a noz moscada e a pimenta do reino. Misture bem com as mãos. Coe as passas que estavam imersas no rum. Separe o rum que sobrar pra usar na receita do frogurt. Misture as passas com as maçãs, revolva bem com as mãos e espalhe por cima da massa na forma. Espalhe as lascas de amêndoas por cima das maçãs.

Cubra com papel alumínio sem fechar dos lados. Deixe o papel meio solto. Asse por 50 minutos, removendo a folha de papel alumínio nos 15 últimos minutos. As maçãs devem ficar bem cozidas e as amêndoas tostadas. Polvilhe a torta com açúcar de confeiteiro e sirva morna ou em temperatura ambiente acompanhada do frogurt de leite de cabra.

frogurt de leite de cabra
2 xícaras [500 gr] de iogurte de leite de cabra ou o grego
1 colher de sopa de licor de baunilha ou rum
[*use o que sobrou do molho das passas]
1/4 xícara [80 gr] de nectar de agave, mel ou maple syrup
[*usei mel de blackberries]

Misture todos os ingredientes e coloque na sorveteira. Para quem não tem sorveteira, coloque o recipiente com o iogurte no freezer, remova de uma em uma hora e misture vigorosamente com um garfo, retornando ao freezer e assim sucessivamente até o sorvete ficar pronto.

11 comentários em “fatias de maçã
com frogurt de leite de cabra”

  1. Olá!!!!
    Estou acompanhando seu blog e adorando suas dicas….quero tirar uma dúvida….pra fazer esse frogurte de leite de cabra, vc usou o yogurte ou o líquido que sobrou quando fez o queijo cremoso.
    Muito Obrigada Tati

  2. Fernanda,
    Is that you?
    Can you help me, please? I am not Portuguese. But I got a recipe from a friend for “The Holy Ghost” soup. He said it would be a perfect thing for me to make for my new girlfriend. She’s half Portuguese, but not tied with the community. It calls for Portuguese bread to pour the soup over. Where can I get the good, dense Portuguese bread in the Sacramento area?
    Thanks,
    Ron Bee.
    R: Hi Ron, I really don’t know any place in Sac that sells Portuguese bread. I’m sorry I can’t help you. Good luck, and if you find something, please let me know! Fer

  3. Fernanda.
    Por favor, me mande no meu email o SEU email pois nos mudamos de SP para Floripa e estou sem seu contato.
    Comprei uma sorveteira, mas ainda não tive sucesso nos meus sorvetes…vc poderia me dar uma dicas ??
    Beijos,
    Patrícia

  4. Adoro tartes de maçã! Já testei umas quantas e nunca saí arrependida.
    Não gosto de uvas passas mas as amêndoas não dispenso. Deve ser uma delícia com essa bola de gelado 🙂

  5. Adorei, frogurt e tudo! Adoro macas assadas, eh meu jeito preferido de comer macas. Agora fiquei com vontade de ir comprar goat yogurt!
    Ainda nao comi as macas black arkansas q comprei Fer, mas pelo jeito elas ficam boas na torta ne!
    Beijos!
    Ana

Deixe a sua pitada: