salada marroquina de berinjela

salada_beringe_1S.jpg

Essa receita de Moroccan eggplant salad veio na cartinha que a fazenda orgânica envia para os membros da CSA toda semana. Eles mandam receitas para ajudar o pessoal que recebe a cesta a consumir os produtos mais abundantes de maneiras mais criativas. Essa salada ficou muito boa, eu só substituí a salsinha pelo manjericão. A berinjela eu faço na churrasqueira, mas dá pra fazer no forno. É so cortar em fatias e colocar na grelha. Quando dá eu faço isso com antecedência e na hora é só montar a salada.

1 colher de chá de sementes de cominho tostadas ligeiramente na frigideira e moídas no pilão [ou no mini-processador—só pulse]
1 berinjela grande
1/4 xícara de cebola roxa em fatias
2 colheres de chá de vinagre de vinho
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de folhas de salsinha picada [ou manjericão]
1/2 colher de chá de sal

Corte a berinjela em fatias grossas e asse no forno ou grelhe na chapa ou churrasqueira. Deixe esfriar e corte em cubinhos. Coloque as fatias de cebola roxa de molho na água gelada misturada com 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto por uns minutos. Toste as sementes de cominho numa frigideira e moa num pilão ou mini-processador. Coe a cebola. Numa saladeira misture os cubos de berinjela assada, o vinagre, sal, sementes de cominho, o azeite e as folhas de salsinha [ou manjericão] picadas. Misture bem e sirva.

8 comentários em “salada marroquina de berinjela”

  1. Menina, a salada ficou um espetáculo. O melhor do post, no entanto, é a louça onde ela foi servida. Quantos armários você tem na sua cozinha? 😉
    R: muitos, todos cheios! 😉

  2. hummm, que delícia!!!!
    Berinjela é sucesso garantido lá em casa! Ando meio preguiçosa pra cozinhar e fico só admirando essas receitinhas lindas que minhas mãozinhas teimam em não fazer…. Vou tentar essa!
    beijim

  3. Acho que também preferia o manjericão 🙂 Adoro beringela, deve ficar muito bom! Amanhã tenho que comprar cominhos, hoje ia usar numa salada mas já estava fora do prazo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *