O nosso verão é bem seco, não cai uma gota de chuva por meses e meses e esse é um clima bem propício para secar alimentos. As ervas ficam sequinhas em questão de dias. E até produtos que você não quer que sequem, acabam entrando na dança. Foi o caso de uma laranja, esquecida lá na bandeja das frutas. A casca ficou mais escura e mais densa, perfeita para ralar. Que foi o que fiz. E como rendeu raspinhas. Essa pequena laranja mais ressecada produziu o dobro de raspas que normalmente uma de tamanho regular produziria. Dai foi só misturar com um punhado de alecrim seco, que triturei no mini-processador, e juntar outro punhado de sal marinho grosso. Usei um pouquinho no mesmo dia, para temperar uma salada simples de abobrinha—misturada com a polpa da laranja, que apesar de seca por fora, estava perfeita por dentro. O resto do sal temperado com laranja e alecrim, guardei numa latinha com tampa para ir usando quando der vontade.
Gosto demais desse cantinho. Quando eu crescer quero ser um pouco vc. :))
Beijos
Lembrei de você quando vi esse link. É uma cartilha do Ministério da Agricultura falando sobre os benefícios dos alimentos orgânicos. Bem bacana!
http://www.aba-agroecologia.org.br/aba2/images/pdf/cartilha_ziraldo.pdf
Que blog delicioso que acabei de conhecer!!!! :-))
Olá Fernanda,
Estamos finalizando a implantação de um Portal sobre Gastronomia, o Bon Gourmand (www.bongourmand.com.br), e gostaríamos de convidá-la para ser uma colaboradora, escrevendo quinzenalmente uma coluna sobre Comidinhas.
Havendo interesse e para obter maiores detalhes, solicito que entre em contato.
Abração,
Guilherme Masek
guilherme@bongourmand.com.br
(05511) 3341-1731
(05511) 8758-9177
Definitivamente, vc é uma artista.
Até polvilhado em doces deve ficar divino!
bjos
R: nao tinha pensado nisso–otima ideia, Nina! beijo, Fer
Nota 10 prá vc…
Adoro estas misturas de aromáticas de sais. A comida fica com outro toque, bem mais saborosa 🙂