Essa receita foi uma daquelas cujo resultado estético ficou muito aquém das suas outras qualidades. Os croquetes ficaram muito saborosos, mas com uma cara de comida de halloween. Fazer o que? Comemos mesmo assim, não sobrou nenhum, mas na hora de colocar uma foto aqui, fiquei naquele eterno e descabelante dilema. Essa receita é blogavel ou não? O sabor ganhou nota dez, já a foto acabou publicada, mas não sem ouvir muitos protestos do meu grilo falante.
1 xícara de lentilha escolhida e lavada
2 xícaras de farinha de pão
1 ovo
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 xícaras de cebola em rodelas finas ou picadinha
Sal, pimenta e temperinhos a gosto—eu usei estragão fresco
Cozinhe a lentilha com água até ela ficar molinha. Eu usei a lentilha verde puy, que fica inteira, não desmancha. Separadamente, refogue a cebola no azeite com a panela tampada, mexendo de vez em quando, por uns 20 minutos, até a cebola ficar caramelizada. Quando a lentilha estiver cozida, coe bem para remover qualquer liquido e coloque no processador. Moa na textura que quiser. Eu não deixei moer muito, só dei umas pulsadas. Misture a lentilha moída com a cebola caramelizada e metade da farinha de pão. Adicione sal e pimenta do reino moída a gosto, as ervinhas da sua preferência e misture o ovo. Faça bolinhos lomgos ou achatados e passe pelo restante da farinha de pão que deve estar num prato. A partir daqui você pode seguir dois caminhos: fritar ou assar os bolinhos. Se escolher fritar, vai pelo caminho mais delicioso. Mas se escolher assar, como eu fiz, vai também comer bolinhos gostosos. Eu assei, em forno 375ºF/ 190C, até os bolinhos ficarem dourados, virando no meio tempo. Apesar da aparência estranha, adoramos a textura e o sabor desses croquetes. Se eu tivesse tido a coragem de fritar, talvez eles tivessem ficado melhor ainda, porque todo mundo sabe que tudo que é frito é muito mais gostoso!
Esse bolinho acrescido de algumas nozes quebradas fica aina mais saboroso. Costumo fazer destes ingredientes um assado que fica muito bom. Quando era criança, minha mãe preparava o seguinte cardápio para almoço: assado de lentilhas (com amendoim em vez de nozes), um frango de panela (daqueles criados em casa) uma salada de batatas (especialidade alemã) e uma salada de tomates. A família amava quando era dia deste cardápio.
Gostei da foto. Lembre-se que nós mulheres entendemos bem dessa “coisa” aparência feia mas sabor excelente! Portanto não fique preocupada.
Bjs.
Oi Fer,
Fiz o bolinho frito e ficou ótimo! Obrigada por compartilhar a receita.
Que delícia de receita!
Eu adoro lentilha, e esses croquetes estão com uma cara ótima!
Beijos
Fer,
Ficou linda a foto!!! Maravilhosa como sempre!!!
A M E I o baldinho também!!!
Puxa.. sempre tem secao de US$1 na Target? É fácil de achar Target? Eu farei um tour por ai em novembro. Tem dica de lojas legais e com bom preco? Adoro suas coisas! Sáo lindas!!
Beijao
Fer, os eternos dilemas: postar uma receita deliciosa com foto mais ou menos?
Fritar ou assar?
Eu tenho “as” respostas:
As tuas fotos nunca são mais ou menos: são sempre deslumbrantes!
E não somos nós que temos medo de fritos, são as nossas artérias! Logo: assar! 🙂
Adorei o site que linkaste para as lentilhas. 🙂
E vou fazer – estes croquetes só podem ser deliciosos com essa cebola caramelizada.
Beijinhos.
Simplesmente fantástico o seu blog!!!!
Amei tudo, as fotos, as receitas, as histórias…
parabens!!!!
O meu saquinho de lentilhas continua à espera de ser usado! Ainda vai passar o prazo e eu a olhar para ele 🙂
A farinha de pão poderá ser o nosso pão ralado? Não sei se conheces, é uma espécie de farinha que usamos para fazer panados!
R: sim, acho que é a mesma coisa–farinha de pão ou de rosca é somente pão ralado em forma de farinha. 🙂
Fer,
Que coincidencia! Vou guardar meio saquinho das minhas lentilhas para o bolinho! Com certeza tambem vou assar, tenho horror a gordura que pula e cheira… Beijos,
Maria
Ahh, eu tbem gostei da foto, voce deixou os croquetes todos produzidos no baldinho!!
Eu faco uma receita de hamburguer de lentilhas q eh muito parecida com essa do seu bolinho Fer, tbem adoro a textura e o sabor, lentilha eh algo q eu adoro!
Beijos!
Ana
Fer,
Só posso deixar um comentário: vou fazer amanhã!
Amo lentilha e bolinhos. E o melhor de tudo, ficam gostosos assados (confio no seu paladar)!
bjs
Jú
Argh acho que não tem target em Gloucester não 🙁
hahaha pena! Mas que é lindo é! 🙂
Ai que boba, esqueci de comentar que eu AMEI o baldinho…Onde vc comprou?
R: Joy, comprei na Target, naquela seção de $1. 🙂 beijo, Fer
Ah Fer que isso?! Altamente blogável SIM!
Eu achei um charme só e com certeza ficaram deliciosos. Aposto que o marido ia querer fritar!
hahaha
beijinhos de bolinho
ah Fer,a foto não ficou feia,eu comeria todos eles rsrsrs.Mas por que não tiveste coragem de fritar?beijo!
R: ah, Mariângela, achei que iria fazer sujeirada… e fiquei com medo dos bolinhos se desmancharem no óleo. pura tolice! beijo, Fer