Esse bolinho simpático estava numa Martha Stewart Living de dezembro de 2008. Eu ainda estou tentando organizar minhas revistas, mas cada vez que tento, aparecem mais idéias e receitas marcadas. É um trabalho sem fim. Bom, esse bolinho me interessou de frente por causa da mistura azeite—anis. Outra coisa legal é que faz apenas 4 bolinhos, então não fica aquele monte de sobra, o bolão ressecando e eu tendo que empurrar fatias para os visitantes e passantes. Assim, pequenos, eles desapareceram rapidamente, também porque ficaram uma delícia!
2 ovos grandes
1 gema de um ovo grande
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de casca de laranja ralada [1 laranja pequena]
1 1/2 colher de chá de semente de semente de anis [erva doce]
1/2 xícara de azeite de oliva extra-virgem
2/3 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal marinho grosso
1/2 colher de chá de fermento em pó
Açúcar de confeiteiro para decorar
Pré-aqueça o forno em 325ºF / 162ºC. Unte quatro forminhas de mini Bundt [onde caiba 1 xícara de massa crua] com azeite. Toste as sementes de anis/ erva doce ligeiramente numa frigideira. Na batedeira bata bem os ovos, a gema, o açúcar, as raspas de laranja e as sementes de anis/ erva doce até a mistura ficar espumosa e cremosa. Junte o azeite aos pouquinhos, batendo sempre. Numa vasilha pequena misture a farinha de trigo, o sal e o fermento com um batedor de arame e junte à mistura de ovos em três etapas, batendo até toda a farinha ficar incorporada. Divida a massa pelas forminhas e asse por uns 20 ou 30 minutos, até a massa ficar firme e dourada. Remova do forno, deixe esfriar um pouco, remova os bolinhos das formas e polvilhe com o açúcar de confeiteiro usando uma peneirinha ou coador. Sirva morno ou frio.
Estava pesquisando receitas com erva-doce para uma aula de culinária com ingredientes fitoterápicos e caí nestes bolinhos. Deliciosos! Fizemos os testes e agora estarão na aula deste sábado.
Quando li anis, achei que fosse o estrelado.
Será que dá pra ralar e fazer ?
E os bolinhos estào parecendo modelos de tão fotogênicos!!
Adorei esses bolinhos. Tuas fotos são ótimas!

Nunca fiz bolos com azeite mas, tal como a Colher-de-pau disse, temos muitas receitas de bolos regionais que levam azeite
Estes bolinhos devem ser mesmo tentadores. Aqui em Portugal há muitas receitas tradicionais que levam azeite. Principalmente bolos de azeite e mel, mas a combinação de erva doce com o azeite tambem faz parte dos bolos mais antigos e tradicionais.
Esses devem ser muito bons, a julgar pela foto, ficaram perfeitos.
R: adorei saber disso. mas faz sentido, neh, sendo Portugal um produtor de azeite dos bons!