Com os aspargos que recebi na semana passada, adaptei esta receita para fazer deles uma refeição completa. Mudei a maneira de cozinhar o aspargos, que fiz no vapor. Fiz ovos cozidos, ao invés de fritos e usei a minha tática no microondas para obter o bacon torradinho. Essa deve ser a única verdadeira utilidade do meu microondas, pois eu acho que fritar bacon empesteia a casa com, hmhm, um cheiro de bacon. Assim não faz sujeirada e é super rápido.
Forre um prato largo com folhas de papel e coloque as fatias do bacon esticadas, uma ao lado da outra. Cubra com mais papel e coloque no forno por 5 ou 6 minutos. Remova, deixe esfriar, jogue fora o papel e use o bacon. Ele fica crocante, fácil de esmigalhar e usar em receitas como essa ou em qualquer outra.
10 aspargos — lave, remova a ponta dura do final e cozinhe brevemente no vapor
4 fatias de bacon, fritas ou microondeadas
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
2 ovos cozidos [ou fritos, se quiser]
Fatias de pão rústico tostadas na frigideira
molho aïoli
1 dente de alho
1 gema de ovo * eu uso cozida
2 colheres de chá de mostarda doce alemã ou outra a gosto
2 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de suco de laranja
½ colher de chá de sal
¼ xícara de Parmigiano Reggiano ralado na hora
½ xícara de azeite extra-virgem
Coloque todos os ingredientes num mini-processador, menos o azeite, e pulse até tudo ficar bem incorporado. Vá juntando o azeite aos poucos e pulsando. Se fizer com gema crua, pode cozinhar o molho num double-boiler por 5 minutos. Eu prefiro fazer com gema cozida. Sei lá, tenho nojinho da gema crua.
Para montar o prato, coloque os aspargos, regue com o vinagre balsâmico, coloque os ovos, salpique tudo com o bacon esmigalhado e se quiser [eu quis] salpique com mais parmegiano ralado. Sirva o aïoli num potinho ou derrame sobre os aspargos, conforme o gosto do freguês. E não esqueça das fatias de pão rústico, para completar o prato.
Também gosto de bacon,mas nunca fiz no microondas,vou esperimentar,mas tenho um gogão a lenha ao lado da churrasqueira,e o bacon feito ai numa panela de ferro fica ótimo
Ontem fiz esta receita e foi aprovadíssima. Como não gosto de bacon, troquei por fatias frescas de presunto cru.
Ficou divino!
Fernanda
Vi noutro dia na televisão um programa de um cozinheiro muito engraçado e rústico inglês que não me recordo o nome mas que deu a dica que os espargos depois de cozinhados a vapor devem ser mergulhados durante um tempinho em água com pedras de gelo. Que ficam deliciosos sem o gosto a ?? “amargo” será?
Resolvi deixar a dica mas eu nem gosto de espargos 😀
Beijinhos
Ana
R: Ana, obrigada pela dica. eu nao acho os aspargos amargos, mas vai ver que depende da variedade, neh? beijos, Fer
Adorei a receita e a dica do bacon no micro.Vou testar, achei super prático.Bjss
Olá!
Gostei da técnica do bacon no microondas, mas não percebi que tipo de papel usa… Pode esclarecer?
Num restaurante gourmet aqui de Portugal, um dos pratos que adorei era uma tosta com espargos, ovo de codorniz escalfado e crocante de bacon por cima, cujo resultado deve ser bem parecido com o seu.
Obrigada pelas dicas!
Bjs
PL
R: Patricia, eu uso o papel toalha de cozinha, daqueles de rolo. bjs, Fer
Olá Fer,
Adorei a dica sobre o bacon. Cá em casa o micro-ondas só serve para aquecer o leite do Pequeno almoço e nada mais. Adoro espargos mas os que têm aparecido estão demasiado caros.
Bjs
Moira
Fer, adoro espargos!
E tb adoro o truque do bacon no microondas – sempre uso para as sopas. 🙂
Beijos.
Ainda não provei aspargos, aqui só encontro enfrascados e não são nada baratos. Gostei da técnica do microondas… eu nunca usei para cozinhar nada, só mesmo aquecer!