Essa receita saiu do belíssimo The Food of Italy: A Journey for Food Lovers, que faz parte de uma série de livros sobre a culinária de diversos países. Tenho o do Marrocos e o da Espanha, que ainda não testei com nenhuma receita. A Itália foi a estréia, com esse bolo de batata muito simples. Dei uma adaptada, pois não tinha cebola, nem queijo mussarela.
1 cebola pequena cortada em rodelas *omiti
75 gr de manteiga
2 dentes de alho em fatias
1 quilo de batata cortadas em fatias finíssimas
100gr [2/3 xícara] de queijo mussarela ralado *usei o Jarlsberg
50 gr [1/2 xícara] de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de leite
Se for usar a cebola, coloque as rodelas de molho nbuma vasilha com água fria e deixe lá por uma hora. Se não for usar a cebola, como eu fiz, apenas prossiga ligando o forno que deverá estar pré-aquecido em 415ºF/ 210ºC. Derreta a manteiga numa panela e refogue rapidamente as fatias de alho. Reserve. Rale a batata com o mandoline e prossiga montando o bolo num refratário. Espalhe um pouco da manteiga com o alho na base de um refratário fundo. Coloque uma camada de cebola [se for usar], outra de batata, outra de queijo mussarela, outra de parmesão, outro pouco da manteiga com alho, assim sucessivamente até acabar as batatas. Regue com o leite, cubra com mais um pouquinho de parmesão ralado—se precisar rale extra, cubra com papel alumínio e leve ao forno por mais ou menos 1 hora. Remova o papel alumínio uns 15 minutos antes. Deixe esfriar um pouco antes de servir.
Era o que estava procurando. Bem diferente e eu adorei a foto. Farei agora mesmo.
Obrigada.
Oi Fernanda! entrei no seu site soh para ver sua receita de bolo de batata e acabei olhando todas as outars receitas. Adorei o seu jeito de escever e amei suas fotos, sao bem criativas e de muito bom gosto. E para finalizar fui ler sua BIO e vi que moramos bem perto, pois vivo em Fair Oaks.
Um grande abraco,
Deise
Karla,
Gosto muito de quiabo cru e tambem de batata crua. Aprendi a comer a batata crua com uma senhora alemã. Mas tem de ser ralada fininha ou ainda “batidinha” como se faz com a abobrinha.
Fiz o bolo de batata ontem. Ficou uma delícia! Comi até não mais poder. Coloquei uma pitadinha de sal nas batatas e não me arrependi. O único porém ficou por conta da temperatura senegalesca aqui no Rio que não convidava ninguém a ligar o forno. Mas hoje amanheceu chovendo e fazendo um friozinho atípico e vou arrematar o bolo de batata em clima mais ameno. 🙂
Fer, batata crua, certo??? Minha única dúvida! Beijocas – Karla
R:sim.
Por que é recomendado por a cebola de molho na água por uma hora? Sabor mais suave?
Vou experimentar a receita.
R: acho que sim. se fizer e ficar bom, me conta. 🙂
Amo bolo de batata e esse está com uma cara pra lá de ótima. Farei com as rodelas de cebola.
Gosto de receitas assim, para acompanhar carne fica perfeita.
Bjs!
Nossa, parece muito bom Fer!
O q nao fica bom com batatas e queijo nao?!
Beijos!
Ana
ahh, nao colokei leite Fer. Soh voltei a dish ao forno pro queijo derreter.
Bjs!!
Nossa Fer!! Eu to almocando um leftover que eh quase isso:)) Eu cortei crickle cut no mandoline e pre-assei as fatias por 15 min. Depois montei com sharp cheddar, green onions e “facon” (bacon vegetariano da Morning Star..o nome eh minha autoria…hehe).
Ta boooommmmm!!:))
Beijos e otima semana!!
Bri
anotadíssimo!
(só não vou fazer hoje pq. já tem outra receita com batata no forno.)
bj
Eu sou batateira assumida! Se tiver queijinho então melhorou ainda mais 🙂
Adoro batatas e adorei a receita!
Eu omitiria o alho em vez da cebola eu acho.
Ficou super apetitosa!
Bjs 🙂