Navegando pelo novo caderno Paladar online, achei essa receita de tagliatelle com limão e resolvi fazer usando o limão cravo, abundante por aqui. Não gostei muito do jeito que eles publicaram a receita lá, precisando clicar nas fotos para ler o modo de fazer. É modernê, mas não é muito prático. O tagliatelle porém ficou delicioso, bem cítrico. Usei uma massa levíssima da marca Spinosi, que também contribuiu para o sucesso do prato.
350 g de tagliatelle
4 limões
1 colher (sopa) de azeite de oliva
150 g de creme de leite fresco
150 g de queijo parmesão
sal a gosto
pimenta branca moída na hora
Rale a casca dos limões e esprema o suco. Eu usei apenas 3 limões e achei que foi o suficiente. Use as raspas do quarto limão para decorar o prato. Numa panela refogue as raspinhas do limão no azeite por dois minutos em fogo baixo. Adicione o creme de leite e deixe ferver. Acrescente o suco de limão e deixe ferver novamente. Junte o queijo parmesão e salgue a gosto. Misture esse molho no tagliatelli cozido e tempere com a pimenta branca moída e raspinhas de limão.
olá fer,
encontrei seu blog enquanto procurava uma receita de sopa de abóbora; acabei sem desgrudar… estou adorando.
minha mãe faz tb esta massa ao limão, e coloca junto uns micropedacinhos de tomate (uns salpicos vrmelhos) e umas cebolinhas pequenas em conserva. acho que combina muito, experimente.
enquanto isso eu asso a abóbora e o alho.
abraço
bruna
A massa cítrica ficou um espetáculo. Tive de fazer em maior quantidade. Uma das vezes coloquei salmão defumado em lascas e refoguei e tasmbém ficou bom mas a receita original é ótima. Zezinho
Ciao Fernanda.
Pasta al limone é tudo de bom mm!
E o risotto com limao tb nem se diz…
E sortuda vc, de ter limao cravo assim disponivel: é o meu favorito mas, por aqui, nem a sombra…hihihi.
Ah! Amei os seus talheres estilo 70’s: muito meiguinho!
Bjs!
Fer, olha essa colherzinhas, que fofas! Lembrei de uns pratos que você mostrou aqui no blog… Sua cara! =)
http://www.bemlegaus.com/2008/12/formiga-no-acar.html
adoro pasta al limone, deixe de modéstia, a comida está linda
minha filhota come couve-rábano cru, eu tb, a foto ficou linda
e apesar de ser um ultraje ímpar você ser copiada assim descaradamente, por outro lado é um elogio, pois se o conteúdo do seu blog nao fosse bom, nao haveria plágio. Nao dá pra processar esse povo por direitos autorais?
R: Marcia, nem sempre a comida fica bonita. eu tambem como a couve-rabano crua e adoro! nao acho que plagio seja elogio. estou tentando achar um advogado pra me ajudar a processar esses bandidos.
ai, Fer, não me briga, mas eu gosto é de ver as louças e talheres e toalhas e guardanapos e fru-frus e tudo! kkkk
tá, da comida também, vai, mas como eu gosto de coisas de cozinha, eu fico admirando as tuas também!
não sei bem o que é o tal do limão cravo, mas vou investigar…
bjus, Fer!
R:Luzinha, mas eh esse mesmo o proposito das louças, talheres, etc–deixar tudo mais bonito e as vezes ajudar a disfarçar a nao-boniteza da minha comida. 🙂 O limao cravo tambem eh conhecido como china, rosa ou vinagre. bjo! Fer
Adorei!!
Nunca experimentei a raspa de limão com massa e gosto muito dos sabores cítricos. Deve ficar muito bom 🙂