Clafoutis é o tipo de receita que me agrada, pois é fácílima de fazer e leva sempre um tipo de fruta ou legume. Por isso vira e mexe tem um deles figurando por aqui. Essa receita eu peguei numa daquelas revistinhas naturebas que são distribuídas em portas de supermercados e lojinhas naturais. Eu sempre pego e passo os olhos, pois muitas vezes elas oferecem receitas interessantes. Gostei particularmente dessa por ela ser feita com as pêras, que é uma fruta que eu acho que cozinha muito bem—e como a maçã, eu prefiro cozida do que crua. Também achei legal a receita levar leite de soja, embora eu não tenha usado e substitui pela mesma medida de leite integral, e pedir todos os ingredientes orgânicos. Só mesmo numa revista natureba!
clafoutis de pêra
3/4 xícara de leite de soja orgânico sabor baunilha*
3/4 xícara de leite orgânico integral
4 ovos caipiras
1/4 xícara de nectar de agave orgânico
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de extrato de amêndoa
1/2 xícara de farinha de trigo orgânica
3 pêras orgânicas Anjou**
*usei leite comum
** usei a pêra Bartlett
Pré-aqueça o forno em 400ºF/ 205ºC e unte um refratário de 22cm com manteiga. No liquidificador coloque o leite, ovos, agave nectar, os extratos de baunilha e amêndoa e bata bem. Adicione a farinha de trigo e pulse para misturar ao liquido. Reserve. Corte as pêras ao meio, retire sementes e cabos e então corte novamente na horizintal em fatias. Coloque as pêras cortadas no refratário, ajeite para que elas fiquem inteiras. Jogue a massa por cima das pêras no refratário e asse por 55 minutos, até a massa crescer e ficar dourada. Remova do forno e deixe esfriar. Sirva o clafoutis morno ou frio.
fer, acabei de tirar o meu do forno! vou servir na ceia de ano novo. a aparencia esta maravilhosa, espero que o sabor tambem. no quesito substituicoes, usei maca como fruta principal e troquei o agave por mapple syrup – e’ o que eu tinha por aqui.
feliz ano novo para voces e que o chucrute com salsicha continue deixando pessoas com agua na boca e inspirando mais algumas a realmente colocarem a mao na massa! beijos
Fer, fiz o clafoutis de pêra!
Saiu do forno lindo, inchado, tal qual o seu, mas logo baixou…
É normal? Comportou-se como os soufflés…
Bjs.
R: Paula, acho que isso as vezes acontece com massas fofas assim. Espero que tenha pelo menos ficado gostoso. beijo, Fer
entao nao é que o teu blog desapareceu da minha lista???? ainda bem que o reencontrei ;-)esse clafoutis está uma delícia!!!
Seu blog é muito bonito. Parabéns! Sempre dou uma passadinha aqui para ver as receitas e fotos fantásticas que você faz.
Há muito tempo tenho vontade de fazer clafoutis, mas sempre vejo a receita com cerejas e estava esperando entrar a época delas aqui no Brasil. Agora que vi a sua receita vou tentar fazer com outras frutas também.
Não conheço o nectar de agave, mas me parece que posso substitui-lo por mel. Uso a mesma quantidade?
R: Carla, muito obrigada! Faça o clafoutis com qualquer fruta, nao precisa ser somente com a cereja. Use a mesma quantidade de mel. Fer
Ainda não foi ontem que testei essa receita maravilhosa… O calor por aqui anda de amargar e ligar o forno seria um castigo muito grande, até memso para preparar essa delícia!
Preferi os gelados e fiz aqui em casa um sorvete de abacaxi com hortelã. Deixa refrescar um pouco que eu testo!
É impressionante como esta receita faz sucesso! Fácil e rápida de preparar. Acho que é a simplicidade de sabores gritando pelo reconhecimento…
bjos
L-I-N-D-O o clafouti Fer!
E creio q vc nem descascou as peras, ne?! Ta do jeitinho q eu gosto! :o)
Beijos!
Ana
Belíssima receita!!
A pêra ficou da cor da massa dando um efeito bacanérrimo!!
Bjks
Fer, mas uma receita fácil e deliciosa dessas não tem ocmo não copiar, né?!?!?!
Mas eu prometo que te dou os créditos – como sempre – e vou até arriscar umas fotografias próprias, se bem que eu já tenho certeza de que não ficarão lindas como as suas!!!
Vou tentar hoje a noite, mas vou usar maçãs orgânicas, que tenho de montão aqui em casa!
Um beijo!
Fer
Que aspecto fabuloso!Deve ser uma delícia.
Ficou mesmo linda!!
Bj
Ferzoca!
Primeiro… o que é esse Clafoutis, pelamor??? QUE CLOISA MAIS LINDA! Amei, amei e amei e vou fazer asap. Agora, me diz, como substituo o nectar de agave orgânico?
Segundo… ainda não vejo as fotos no Reader do Google :(((
Terceiro, sobre o comentário da Celina… gata, eu já te disse né? Não disponibiliza tuas fotos em alta bicha! Tuas fotos são as mais lindas de toda a blogosfera! Vc acha que não vão usar isso até comercialmente mulher?! Eu fico fula da vida comadre, fulíssima.
Bjo!
Faby
Deliciosamentee delicioso!
Fer, ficou lindo! Eu ando a namorar a ideia de fazer clafoutis há muito tempo, desde que vi o seu de cerejas. Ainda não fiz, não sei bem porquê. Mas acho que não vai demorar muito!
Beijo *
Eu adoro clafoutis porque é muito prático e delicioso. O meu favorito é de maça com canela… Pena que aqui não haja nectar de agave!
R: use o mel no lugar do agave.
Olá Fer! Há tempos estou pensando como falar para você… Aqui na região de Suzano e Mogi das Cruzes/SP há uma revista chamada “In House” que é distribuída gratuitamente. O conteúdo é pago pelos anunciantes, mas, folheando algumas edições vi que estão publicando suas receitas e até algumas fotos que vc publicou neste site, sem os devidos créditos. Já vi a foto do Roux com as dálias e na última edição (n° 28) publicaram a receita de bolo de romã (página 32)e da pêra blue chesse crostata (pág. 33) com o texto, foto e tudo. Sei que é muito chato e, para mim é constrangedor, parece que estou “dedurando”, mas acho que o que é certo, é certo, e vc deveria saber. Se quiser, tenho a edição em mãos e o e-mail da editora é revistainhouse@terra.com.br. Te admiro muito e não gosto de ver seu trabalho maravilhoso sem os devidos créditos. Abraços, Celina.
Fer,como ficou bonito seu clafoutis,adoro as peras(ou outra fruta) cortadas desta maneira,enriquece muito o visual,eu também era craque em juntar panfletos com receitas naturebas quando morava fora,estes dias achei um saco lotado delas,aí dá vontade de fazer tanta coisa,beijo!