Essa foi a primeira receita que marquei no The Taste of Country Cooking da Edna Lewis. É uma receita de primavera, quando a abundância de grama fresca significava um lote extra de leite, creme de leite e manteiga. Nessa estação do ano fazia-se muitas receitas com esses ingredientes, uma delas o Blanc Mange.
1 xícara de amêndoas sem pele
1 1/3 xícara de água gelada
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de creme de leite fresco [heavy cream]
2/3 xícara de açúcar
1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor
1/4 xícara de água gelada
1 colher de chá de extrato de amêndoas
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 colheres de chá de rum
Coloque as amêndoas no processador ou liquidificador e pulse até elas ficarem moídas. Acrescente 1 1/3 xícara de água gelada e continue moendo, até virar um purê bem liso. Misture o leite, o creme de leite e o açúcar e bata tudo mais uma vez. Aqui Edna recomenda coar a mistura por uma peneira, mas eu não fiz. Coloque a mistura numa panela. Dissolva a gelatina em 1/4 xícara de água e adicione ao creme na panela. Coloque em fogo médio e, mexendo sempre, deixe escaldar mas não deixe ferver. Desligue o fogo, adicione os extratos e o rum. Coloque numa forma e deixe esfriar. Leve à geladeira até ficar firme. Remova da forma e sirva com frutas frescas ou em molho. Eu servi com um molho de framboesa e laranja. Também servi com figos assados na churrasqueira. De todas as maneiras esse doce foi um sucesso.
Hummm… fiquei com vontade de provar. Lembra-me um pouco o nosso conhecido e clássico Manjar, não é?
Bjs
A sobremesa parece deliciosa e a louça é fantástica. Bela foto, quase dá pra sentir o gosto!
O aspecto da sobremesa é super apetitoso (vou experimentar), mas o prato…é lindissimo!!!
beijo
isso não está bonito, não…
está maravilhoso!
[morrendo de vontade!]
Maravilhoso, parece derreter na boca!
Adorei Fer, deve ficar bem refrescante!! Grande beijo
Já guardei e vou fazer. E olha, eu que não gosto de figos fiquei com vontade de provar essa versão com os figos da churrasqueira… Hmmm!