Em Montemor, depois de visitar o castelo, paramos no centro do pequeno povoado para achar uma máquina de banco para retirar dinheiro e ficamos com sede. Entramos num restaurante de esquina para comprar água e eu vi esses doces em forma de pinhas na vitrine. Eles têm uma casquinha feita com uma massa que parecia de milho e o recheio parecia ser feito de ovos. Não perguntei se havia pinhas no doce ou era só o formato. De qualquer maneira eu gostei, pois esse é daqueles doces não muito doces. Bebemos a água gaseificada natural Pedras Salgadas, que é a favorita da minha irmã.
Olá Fer,
Eu nasci na Figueira da Foz, bem pertinho de MONTEMOR, e na minha infância comia disso com satisfação, creio que lhe chamavam ESPIGAS, por imitar o formato das espigas de milho. Seja qual for o nome são deliciosas.
Por essa zona também há um outro doce delicioso que são os Pastéis de Tentúgal, são feitos com uma massa idêntica à massa filo e recheados com doce de ovos.
Beijo
Essa agua tem um gosto muito especial bem salagada mas muito agradavel!!!!
Nem eu conhecia esses doces! 🙂
Precisava de ser novamente turista no meu próprio país. 😉
Beijos saudosos.
Fer:
Que linda a forma que vc fez para tirar a foto do castelo .
E quer dizer que as pinhas são granadas ?
Mas que delícia hein…e também que originais né .
Beijos.
Essas “granadas”, nome dado a esse doce tipico de Montemor, sao deliciosas e nome deve-se ao quartel do exercito que ha muitos anos la existe.
Cumprimentos
Maria