ontem eu fiz…

…uma salada Niçoise, pela milhonésima vez.
Eu adoro a versatilidade dessa salada. Também adoro como ela quebra o galho e substitui uma refeição completa, em qualquer estação do ano. Ontem ela foi a primeira coisa que pensei em fazer quando cheguei em casa às sete da noite, com fome, cansada, sem idéia, sem paciência. Tenho duas versões relatadas e fotografadas de Niçoises, uma AQUI e a outra AQUI.
E a de ontem saiu bem diferente, o que é justamente o segredo dessa salada. Nunca fica exatamente a mesma coisa. O segredo é ser criativo usando os ingredientes disponíveis e se usar atum—que é o que eu sempre uso—nunca economizar, usar sempre o melhor que suas patacas puderem pagar, do tipo preservado em azeite.
Na Niçoise de ontem usei:
Erva-doce ralada fininha
Azeitonas pretas
Figos caramelizados no vinagre balsâmico
Ovos da galinha hillbilly, a Florisbela, cozidos e cortados em fatias
Feijão branco cozido e temperado com salsinha picadinha * usei os butter beans, uns feijões gigantes e carnudos, simplesmente deliciosos
Folhas de alface
Uma lata do melhor atum preservado em azeite
Regue tudo com azeite extra-virgem e salpique flor de sal e pimenta branca moída. Sirva com fatias de pão rústico tostadas na frigideira

3 comentários em “ontem eu fiz…”

  1. Fer, aí na Califórnia tem feijão manteiga! Todos na minha família, como bons cariocas, adoram feijão-manteiga, mas aqui em São Paulo não se encontra! Toda vez que vem algum parente do Rio pra cá, tem q trazer na mala um quilinho do dito-cujo! Estou inclusive com uma leva de molho, pra fazer no almoço de amanhã. Leva essa trazida, dessa vez, por papai e mamãe, de um rápido pulinho a Nova Friburgo.
    Que delícia…
    Bom saber q membros da família em viagem aos Estados Unidos têm mais essa opção de presentinho para trazer!
    bjs

Deixe a sua pitada: