smoke gets in your eyes

Todo mundo que passa por aqui deve saber que eu tenho uma obsessãozinha por filmes antigos. Aliás, filmes antigos é quase só o que eu assisto. Tenho preferência pelos da década de 30, mas assisto de tudo, gosto de observar os micro-detalhes, além de curtir a história, os atores e tal. Uma coisa super notável nos filmes de 34 pra frente, quando se reenforçou o código para os filmes de Hollywood e acabou com o bacanal de mulheres semi-nuas, sexo, violência e all that jazz, é a presença constante do cigarro. Bom, não se podia fazer mais absolutamente nada, as mulheres tinham que se vestir com casaquetes fechados até o pescoço, os casais não podiam dormir na mesma cama e beijar só de lábios bem selados, então o jeito era fumar, e fumar muito!

bette_cigarette.jpg

Três objetos que hoje estão praticamente em desuso, eram necessidade básica naqueles tempos—o isqueiro, coisa fina para os ricos, os pobres usavam aquela outra coisa que se riscava na sola do sapato pra acender o cigarro; a cigarreira, também outra coisa fina, geralmente presente do amante com iniciais encravadas, os pobres tiravam aquele maço de papel amassado do bolso do paletó surrado; e o cinzeiro, que ficavam espalhados pela casa e eram tão populares que eram vendidos desde em lojas como Tiffany até nas biroscas de turistas em Niagara Falls—e que deve ser hoje o único lugar onde pode-se ainda achar um deles.
A atriz com luvas brancas, chapéu com peninhas e redinha e um terninho incrívelmente sufocante, já entra em cena segurando um cigarro. E era um cigarro sem filtro, porque ela tira um naco de fumo da língua, como eu via algumas pessoas que fumavam Minister sem filtro lá na minha pré-história na década de sessenta, fazer. Eram pessoas mais pobres, que não podiam comprar o fino Hollywood com filtro. Presumo que na decada de quarenta todos os cigarros eram sem filtro. Até a Bette Davis tirava naco de fumo da língua, porém com luvas e com muito charme.
Cigarros eram tão parte de tudo, que ninguém se importava com ele, Fumava-se comendo, beijando, dentro do elevador, nas festas de criança, no banheiro, durante brigas, fazendo sexo em camas separadas, é claro. Cigarro não incomodava, muito pelo contrário, quando alguém entrava em cena, oferecia-se um cigarro, como hoje se oferece um vinho do porto, um copo de água, um cafézinho passado na hora, um chiclete de menta. Chegava a vamp de chapéu e o pitéu de casaco com corte perfeito de alfaiate abria a cigarreira de prata e oferecia um cigarro. Ou havia uma caixa de cigarros na mesa de centro e o casal dividia as baforadas, ou ele acendia os dois cigarros e passava um pra ela. A primeira coisa que se fazia, antes de tudo, até do café da manhã, era fumar. Os filmes antigos têm aquela tênue névoa pairando no ar em todas as cenas. Era o fumacê discreto do sempre presente cigarro.
Hollywood já não é a mesma, principalmente porque hoje na Califórnia não se pode fumar em praticamente nenhum lugar público. Mesmo do lado de fora, há regras. Em alguns lugares, por exemplo, pra poder dar umas baforadas no cigarrinho, o fumante marginalizado tem que estar a pelo menos seis metros de qualquer janela ou porta de qualquer prédio. Eles ficam lá sozinhos, fumando no ostracismo, os passantes desviando, como se o fumacê tivesse bactérias nauseabundas ou vírus contagiantes. Acabou o glamour, hoje quem fuma não é mais Bette Davis.
* eu não fumo, nunca fumei.

12 comentários em “smoke gets in your eyes”

  1. Tanben so fumanti, sei fumaça de fumo es q tenho difiguldadi prar fumar nos local publicu
    issu es eroonio.
    obrigadu e perdam a eeste paraguayo q no sabe portuguese.

  2. Concordo plenamente com o vilela, tambem fumo a muitos anos, e nunca tive nada, pelo contrario sou um homem com muita saude, mais que essa “mulecada” que reclama do cigarro no restaurante, mas quando vao a boates barzinhos o cigarro nao incomoda!!!
    Pra min e tudo frescura dessa sociedade FALIDA e sem personalidade.
    Fumo onde me da vontade e mando a “MERDA” quem tenta me impedir.
    Desculpe meu desabafo!!!!
    Obrigado

  3. Eu sou fumante a 60 anos, e realmente nao tenho nem uma complicação por isso, acho essas leis uma descriminação nitida, e por isso ignoro todas elas, fumo onde me der na telha. Doa a quem doer!!!
    Obrigado

  4. Engraçado você falar neste assunto, aqui em Portugal estamos a viver uma fase de adaptação á nova legislação sobre o tabaco em lugares públicos. Eu sou fumadora mas concordo que quem não fuma não tem que levar com o fumo dos outros, por outro lado, hoje em dia quem fuma sente-se um pouco descriminado,andámos todos metidos nos cantos a fumar quase ás “escondidas”.E Sendo o fruto proíbido sempre o mais apetecido, espero que isto não vá contribuir para o aumento do consumo do tabaco.

  5. Fico muito feliz que existam estas leis que proíbem o fumo em lugares fechados,repartições públicas,etc..aqui no Brasil felizmente são cumpridas. Nos aviões também está proibido. Para o não fumante o cigarro se torna abominável,sou capaz de ter dores de cabeça terríveis que duram um dia inteiro se alguém fuma ao meu lado de manhã,por exemplo,se estiver em jejum. Por outro lado dá pena dos fumantes que ficam se escondendo para fumar em tudo que é beco de estacionamento de shopping,por ex., creio que devem se sentir até mal..este vício deve ser mesmo sofrido pois tenho amigos fumantes que simplesmente não conseguem parar apesar de desejarem,e quando vem a minha casa fumam na varanda,é mesmo chato..beijo!

  6. O mundo esfumaçado era MUITO mais simples e charmoso!!!!!!!! Será que hoje é mais saudável sem o cigarro???
    beijo

  7. Não é por ser fumadora que concordo com a Elvira, sempre protegi as pessoas contra o meu fumo, no meu local de trabalho onde estou há 16 anos nunca fumei.
    Sou a favor das regras mas principalmente pela educação das pessoas, e claro pela sensibilização das crianças e jovens. Felizmente que está na moda não fumar, mas por favor não marginalizem quêm fuma olhando-os de soslaio como se tivessem peste negra.
    Beijocas

  8. Muito acertado, esse seu texto. Bem, eu fumo… Na Europa, ainda fumamos alguma coisa, apesar das leis também começarem a ser apertadas em espaços públicos.
    Você já reparou que no cinema americano de hoje, só os maus da fita é que fumam…?
    Acho exagerada a caça aos fumadores. Existem problemas mais graves para resolver nas nossas sociedades. Porque não proibir que se coma fritos ou bolos…? Também fazem mal à saúde…
    Esta é apenas a minha opinião. Mas de facto, acho bem que os não fumadores não levem com o fumo dos outros. E se as leis ajudarem…
    Beijão.

  9. Fer eu não conhecia seu blog,esbarrei nele por acaso qdo fazia umas pesquisas na net.Fiquei F-A-S-C-I-N-A-D-A. Vou ser muito sincera: nunca fui mto fã de blogs, mas o seu é delicioso.Tb sou muito como vc: amo cozinhar, comida e gastronomices em geral,mas ODEIO figado, foie gras, caviar e mais um monte de coisa pelas quais o pessoal da entitulada alta gastronomia saliva.Quem disse que não podemos entender de gastronomia só porque somos seletivas?
    Sou muito fã de legumes, frutas e verduras fresquinhas,e fiquei encantada com a tal da cesta organica,faz algum tempo que procuro consumir alimentos orgânicos agora vou procurar algo similar por aki.
    Sou mais uma fanzoca da Fezoca
    Bjim
    p.s.Minha gatinha está num dilema: nao sabe se está apaixonada pelo Roux ou pelo Misty

Os comentários estão fechados.