Alice Waters vive na mesma casa há 23 anos. É uma casa pequena e estreita, construída em 1908. O coração da casa é com certeza a cozinha—um espaço que reflete o compromisso de Alice com a simplicidade. Ali não há forno de microondas, nem mesmo um processador elétrico de alimentos. O utensílio mais moderno presente na cozinha de Alice é um pequeno forninho elétrico, que ela pintou de verde escuro, para combinar com a cor das paredes.
Os dois fornos à lenha e o forno aberto tipo lareira, instalados na parede de um dos lados da cozinha no espírito de Lulu Peyraud, são os itens favoritos de Alice. Ela também gosta dos batedores de arame, das facas de qualidade, das caçarolas de terracota, das panelas não aderentes, especialmente as de cobre e ferro. Mas a peça que Alice mais adora é o pilão. Alice não vive sem seu pilão.
No lado mais ensolarado da cozinha fica uma mesa grande e oval, com tampo de mármore, rodeada de cadeiras de madeira descombinadas. Num canto, um armário alto abriga uma coleção de pratos grossos de cerâmica e cumbucas francesas para café com leite, em diferentes estilos, mas combinando harmoniosamente. Uma janela tripla oferece uma visão do quintal e da horta de Alice. Livros antigos de culinária, livros de arte, cestas e garrafas de vidro ajeitam-se numa prateleira logo abaixo das janelas. Nas paredes há pinturas e fotografias—uma delas do elenco original da trilogia de Marcel Pagnol.
No meio da cozinha fica uma bancada pequena, estreita e ergométrica, com uma pia funda de cobre e prateleiras cheias de vasilhas, pratos e panelas. Ao lado do enorme forno profissional, uma grande superfície de trabalho com espaço para os convidados de Alice, que sempre acabam ajudando a preparar a comida. A cozinha também tem um piso de carvalho tingido de verde oliva, que é a cor favorita de Alice.
*Fotos do livro Great Kitchens – At home with America’s top chefs.
Eh a cor favorita do KC tb:))
adorei o post e as fotos:))
Obrigada:))
bjs
bri
Uau!!!!! Isso sim é show de cozinha. Minha cara…
Bjs
Andréa
Uau! Meu sonho de consumo, morar numa casa assim, com uma cozinha rústica…
bjs
Pois eu prefiro sua cozinha,Fernanda…pelo que vejo nas fotos,parece mais clara e luminosa,simples,mas bem mais acolhedora!!
Bom ano para você!
Ana N.
Tu és uma moçoila de gosto refinado e sutilezas gastronômicas invejáveis. Estarei mais este ano com visitas constantes. Parabéns.
uauuuuu tão linda, também quero!!! É desse estilo que eu gosto =)
bjs
E eu para aqui convencida que a minha cozinha tinha um aspecto rustico e tradicional.
Que cozinha fantástica!
Beijocas
Eu quero uma cozinha iguaaaall!!!! Ah, e sou como ela: tenho pavor de microwave e todas essas bobagens… tira o gosto da comida e ela fica molenga 🙂