Para um jantar com amigos, quis preparar uma receita de bacalhau diferente da que eu sempre faço. Onde mais se poderia achar receitas fantásticas, senão no fabuloso blog da Elvira? Foi lá que eu peguei essa versão portuguesa de uma receita francesa, que realmente arrasou Paris em chamas. Ficou deliciosa, apesar de eu ter esquecido—êta cabeção—de colocar sal. Salpicamos com flor de sal portuguesa e devoramos acompanhado de arroz branco e salada de folhas, mais vinho verde, é claro! Nas fotos, as batatas e o bacalhau cozinhando e a descabelada metida a cozinheira nos momentos finais da preparação.
A receita como está na Elvira:
brandade de bacalhau
400 g de bacalhau demolhado
2 folhas de louro
600 g de batatas
1 raminho de salsa
2 dentes de alho
sumo de 1/2 limão
10 cl de natas * creme de leite fresco
1/2 copo de azeite
sal & pimenta
manteiga q.b.
Colocar as postas de bacalhau num tacho com as folhas de louro. Cobrir com água fria (sem sal). Cozer em água a fervilhar por 10 minutos. Deixar o bacalhau arrefecer na água de cozedura. Descascar e lavar as batatas. Cozer em água a ferver por 20 minutos. Escorrer o bacalhau, reservando metade da água de cozedura. Remover cuidadosamente as peles e as espinhas. Desfiar o peixe e reservar. Escorrer as batatas e desfazê-las em puré com o auxílo de um garfo. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC/ 400ºF.
Picar finamente a salsa com os dentes de alho. Colocar o bacalhau desfiado numa frigideira anti-aderente. Juntar a salsa e o alho. Regar com o sumo de limão. Aquecer em lume brando, adicionando o azeite em fio e mexendo com uma colher de pau. Cozinhar por 4-5 minutos, sem parar de mexer. Adicionar o puré de batata e as natas. Misturar muito bem para ligar os ingredientes. Se for necessário, acrescentar um bocadinho da água de cozedura do bacalhau. Rectificar os temperos.
Transferir o preparado para uma assadeira ligeiramente untada com azeite. Alisar a superfície com o auxílio de um grafo e espalhar pedacinhos de manteiga. Levar a gratinar no forno por 10 minutos, ou até a brandade se apresentar levemente dourada. Servir de seguida, com salada mista.
São 18h, ainda estou no trabalho e me deparei com essa delicia de receita. Tô louca de fome e ainda vou prum curso. Que que eu faço????? hahahahaha. No fim de semana vou me atrever!!!
Adorei seu blog!!
Bjks
São 18h, ainda estou no trabalho e me deparei com essa delicia de receita. Tô louca de fome e ainda vou prum curso. Que que eu faço????? hahahahaha. No fim de semana vou me atrever!!!
Adorei seu blog!!1
Bjks
Oi Fernanda,
Adoro o teu blog! Astral, boa cozinha, bom humor e inteligência, volto sempre. Sou cozinheira de fim de semana que desde que mudou para Miami se viu obrigada a aprimorar (ou aprender) as técnicas. Quero tentar a receita de brandade de bacalhau, mas nunca fiz esse peixe. Podes me dar uma dica de como se “demolha” o dito? Quantas lavadas ou quanto tempo de molho? Se eu não achar o bacalhau salgado será que dá para tentar com o fresco?
Obrigada e um beijo!
Hummm! Já agendei para fazer esta receita! Parece deliciosa!
panelas lindas, moça linda, comidinha linda linda!!! bj
Receita da Elvira só pode ser deliciosa e cheia de bom gosto.
Fer adorei ver a sua foto, você é um “mulherão” que presença forte você tem.
Beijos grandes
Uau! Que felicidade ver uma receitinha minha por aqui! E tão bem “encenada”! Não cabo em mim de orgulho.
Fico feliz por você e seus amigos terem gostado.
E você ficou linda demais com esse avental spicy! 🙂
Beijão, amiga.
Que bacalhau, que nada..BELLISSIMA!!:)) (com todo o respeito ao bacalhau e as batatas, claro:))
Linda!!
Bjs
Bri
Amei a receita, mas a foto está ótima! Você no pique total!
Beijos!
ai brandade é bom demais…da Elvira entao, maraviulha pura! feita pela Fer…certeza deq tá boooa! bjos
ah vc tah linda na foto!
Fê,
você está linda nessa foto. Parece uma atriz italiana em filme neo-realista dos anos 40/50, grande presença.
Amei o avental. Uma graça.
Bjs
A receita parece muito boa, mas gostei mesmo foi do avental “picante”. Eu também não fico um minuto sem avental, pos me sujo toda. Bjs.
Como dizia meu filho, mãe cê tá descabeluda!
Beijinhos,
Ui, que delícia!!!!!!!!
Essa receitinha era tudo o que eu queria na vida!!! Esse fim de semana, se tudo der certo, coloco a mão na massa, ou melhor, no bacalhau!!
Ó Fer, isto é que é sintonia! Ontem deixei um comentário na Elvira, contando-lhe a minha indecisão pelos pratos brandade e bacalhau com natas (que o dela não inclui as batatas fritas) para utilizar umas postas de bacalhau! Deve ter sido um jantar fantástico! Adorei vê-la na foto…toda atarefada! :o)
Beijos
Fer, eu sou louca por brandade mas há um tempo atrás andei fazendo tanto,de tanto que gosto,que agora darei uma pausa por um tempo…a única coisa que faço diferente é cozinhar as batatas com casca e o limão não coloco. Isto é uma delícia ,não é difícil e impressiona os comensais(esta parte é mais que boa!!)um beijo!
Fer voce tem mais do que uma costela potuguesa.(espero nao ofender). O seu gosto por bacalhau, vinho, em especial o verde. etc. etc.
Bj Branca5
hmmm…. esta receitinha acho que vai dar que falar cá em casa…. já guardei!!!
Seu fogão é a gás, interessante, acho que nunca vi aí um fogão assim. Que delícia este bacalhau…
Já apontei esta receita! Adoro bacalhau! Que jantar de sucesso!!! =)
Bjs
Hum, isso parece bom……. essas combinações clássicas sempre arrasam! Ai, q vontade :-p
Hummmmmmmmmmmmm, amo bacalhau com bastante batata!
Bjs!
Bacalhau com batata, em receita da Elvira, não tem como dar errado!
Ameeeei esse seu avental picante, hot-hot-hot!!!
Espero q as coisas já estejam se ajeitando aí, querida…
Beijão!