sopa de jerusalem artichoke

jesrusalemartichokes.JPG

A primeira vez que li sobre a alcachofra de jerusalem foi no livro da Isabella Beeton. Achei que era uma variedade da alcachofra normal, mas depois que a vi que saquei que ela é uma raiz, também chamada de sunroot ou sunchoke. Tem uma explicação muito boa sobre essa raiz na wikipedia. Ela lembra muito a textura do gengibre, mas o sabor se assemelha muitíssima ao coração da alcachofra. Eu fiz uma sopa bem simples com elas e um alho poró. Mas deixo aqui a receita da Isabella Beeton para uma sopa mais incrementada, usando essa raiz interessante.

Jerusalem Artichoke Soup
(A White Soup)
3 fatias de bacon ou presunto
Talos de salsão
1 nabo
1 cebola
100 gr de manteiga
2 quilos of jerusalem artichokes
1/2 litro de leite fervendo ou 1/4 de litro de creme de leite
Sal e pimenta cayenne a gosto
2 1/2 litros de caldo de legumes

Coloque o bacon/presunto e os legumes, tudo cortado em fatias numa panela com a manteiga. Refogue tudo por uns 15 minutos, mexendo sempre. Lave e descasque as alcafrofras, corte em fatias, adicione na panela e junte o caldo de legumes. Deixe ferver até tudo virar uma polpa cremosa, adicione os temperos – sal, pimenta – deixe ferver por mais 5 minutos e passe a sopa por uma peneira [liquidificador hoje, né genteee!], Retorne a sopa para a panela e deixe ferver de novo por mais 5 minutos. Adicione o leite ou creme de leite fervendo. Sirva com pequenos pedaços de pão frito na manteiga.

3 comentários em “sopa de jerusalem artichoke”

  1. fer,
    eu fico sempre atenta pra comprar o que esta na epoca, entao mes passado foi a vez dos tais jerusalem artichokes. preparei de acordo com a sugestao da embalagem, mas nao gostei. nao tenho visto nas prateleiras, mas, se vir, vou comprar de novo e fazer a sopa.
    beijos.

  2. Fer, achei a receita bem interessante. Nunca experimentei e nem vi para comprar, provavelmente falta de atenção da minha parte. Ficarei atenta e se encontrar eu farei a receita.
    Beijos

  3. Sabe que tenho visto muito por aqui mas ainda nao comprei e experimentei. Vou ver se posso pedir extra na minha cesta. Interessante esta receita pois tem liete e cayenne.bjs

Deixe a sua pitada: