para adoçar o dia

thebestjamintown.JPG

Eu tenho uma obsessão por geléias. Não tenho uma explicação lógica, mas acredito que deve ser pelo fato delas serem feitas com frutas, e de terem infinitas possibilidades de variações e misturas. Eu compro vidros compulsivamente! Minha despensa e geladeira abrigam inúmeros vidros de geléias inglesas, francesas, dinamarquesas, turcas, suecas, havaianas, além das feitas localmente, por algum amigo ou comprada no Farmers Market. Algumas encalham, pois são muito doces, ou não fazem a minha cabeça – ou seria estômago? Gosto particularmente das marmelades inglesas feitas de diferente tipos de laranja, quase sempre com casca. Gosto do amarguinho. Também gosto de um bom lemon curd, que não é bem uma geléia, mas eu uso como se fosse. Mas tem que ter mais limão do que açúcar e tem que ter uma cor bem cremosa, e não ser transparente. Vou testando e acumulando – todos os tipos de berries, figo, goiaba, laranja, limão, maçã, ameixa, pêssego….
Uma das melhores que já comprei e provei é essa de figo, que uma moça de Winters faz e vende no Farmers Market. Essa geléia é perfeita: feita de uma fruta que eu adoro, sem preservantes e com pouco açúcar – realçando o sabor da fruta. Ela ainda dá um toque especial, usando açafrão na receita. Gostei tanto que comprei um estoque, pois não sei por quanto tempo ainda esse produto estará disponível no mercado. Gosto de misturar a geléia com iogurte comum ou grego. Fica delicioso!
Uma curiosidade:
Jam – é a geléia feita com a fruta, polpa e casca.
Jelly – é a geléia feita somente com o suco da fruta.

16 comentários em “para adoçar o dia”

  1. fer,
    acabei de voltar da suecia (onde, inevitavelmente, lembrei de voce depois de ter visto gente usando aqueles tamancoes) e trouxe comigo dois potinhos de geleia: um de wild lingonberries (que li aqui em algum lugar que voce andou comprando) e outro de cloudberries. trouxe tambem pate de rena e salame de alce, mas esses nao tem nada a ver com o post – hehe!
    para adicionar as suas curiosidades: marmalade e uma “jam” de frutas citricas, que contem a casca da fruta! 🙂

  2. Fer! Acredita que eu nunca tinha vindo aqui, não sabia que você tinha também este blog e agora estou apaixonada por ele, vou passear aqui todo dia. Para alguém que não sabe fazer nada na cozinha, apenas cortar os dedos e queimar coisas, sou uma frustrada que, apesar de tudo, ama tudo relacionado a cozinha, desde utensílios, até louças e livros, que leio sempre. Ah, e também tenho essa paixão por geléias (e seus potes maravilhosos, que coleciono). Espero que você leia comentários antigos. um beijo enorme, M.

  3. Fer, desde que li há algum tempo um post seu comentando dessa geléia de figo ando com água na boca.
    Aqui eu nunca encontrei geléia de figo.
    Beijo

  4. sou louca por geleia, e fazer geleias aqui em casa é funçao do marido, o especialista, faz potes e mais potes de uma so vez e dura o ano inteiro, uma delicia !!! bjs

  5. Também adoro geléia e faço sempre de morango e de maçã, sempre com gengibre. Fica ótima! Mas agora que estou de regime para emagrecer, nem penso nisso. Mas outro dia não resisti e comprei uma geléia de Pimenta Vermelha, da Queensberry. Uma delícia. O único senão é que no meio estão inúmeras sementinhas de pimenta, mas que eu removi em minutos.
    Até mais!

  6. Geléia de figo é uma das minhas preferidas, lembra minha avó mexendo um tacho de cobre enorme, num fogão a lenha, o cheiro maravilhoso perfumando a casa desde o jardim até a cozinha. Comê-la com pão e nata, acompanhado de café com leite é tudo de bom.
    Beijo

  7. Fernada, há duas ou três semanas atrás saiu no cardeno de culinária do Estadão, o Paladar, uma matéria imensa sobre confits, geléias e afins. Uma coisa.
    Eu tenho guardada e vou escanear para você. 🙂

  8. Fernanda, cheguei a seu blog através da Elise do Simply Recipes e fiquei encantada com as fotos e o conteúdo. Você conhece geléia de pimenta, aqui no Brasil a Companhia das Ervas tem umas deliciosas…
    Comecei meu blog agora há pouco e espero ter um tempinho a mais nas férias para atualizar com meus experimentos. Um beijo, Cris

  9. Pois é Fer…geleia, doce, compota tudo isso eu gosto e no meu frigorifico também existem alguns frascos de frutas variadas, mas o que mais aprecio é o de frutos silvestres, abóbora e claro figo. Já experimentou numa tosta(finn crisp) :)barrada com uma fina camada de manteiga e por cima a geleia…?hummm eu gosto muito 😉
    Beijos grandes

  10. Eu sou APAIXONADA por geléia da fruta!!! Mas na maioria das vezes eu acho que são muito açucaradas. Eu não gosto de doce muito doce.
    Hummm Preciso descobrir o que é esse lemon curd.
    Eu estou cheia de limão em casa. rs
    Beijos
    PS.: Adoro vir visitar o seu site.

  11. Ahammm…eu não sabia dessa diferença, mas não sou muito fan de geléia.aliás gosto das que não são muito doces e quando tenho vonade de comer um doce, pego uma colherada de geléia…ahahaha e a vontade passa!!! Beijos

  12. Bem, antes de casar eu detestava geléias, mas depois de juntar os trapinhos passei a adorar – mania do marido q me passou por osmose!
    Mas como sou formiguinha, minha preferida é a de frutas vermelhas.
    Mas pela foto eu topava essa aí na boua!
    Bjos!!

  13. Fe, sabe que nunca achei que voce gostasse de geléia? Quem sou eu para achar..Também amo marmelade. De paixao. Se faz com a variedade de laranjas chamadas Seville oranges. Já lemon curd gosto na torrada. É paixão nacional. Agora acho que amaria provar esta de figo..amo figos..

  14. Essa sua foto deixa a gente babando no teclado. Eu também adoro geléia agora não posso comer mais, depois da cirurgia não posso mais consumir açucar, e geléia diet eu me recuso.risos

  15. AAAAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIII
    alguém me acode e me abane, faz favor??
    Sou doida por geléia, Fer… Doida, louca, azucrinada. Amo.
    Linda essa da foto, quase babei no teclado.
    Fiquei anos sem saber a diferença entre jam e jelly, até que um dia precisei pesquisar antes de dar uma aula. Legal, Fer!

Os comentários estão fechados.