Uma receita do Pepys at Table, que eu ainda não fiz, mas vou com certeza fazer e quero deixá-la aqui como referência – porque logo vou ter que devolver o livro para a biblioteca. Uma receita do século 17 adaptada para os nossos tempos.
4 trutas fescas e limpas
Um raminho de cada: alecrim, folhas de erva doce, salsinha e manjericão
300 ml de água
Uma pitada de sal
4 fatias de laranja
25 gr de passas currant
25 gr de manteiga
25 gr de farelo de pão integral
Uma pitada generosa de canela
Suco de 2 laranjas
Um maço de agrião
Recheie os peixes com as ervas. Coloque-os numa panela rasa com tampa. Adicione a água, o sal, as fatias de laranja, cubra e leve ao fogo baixo, deixando ferver e então cozinhando devagar por mais ou menos 10 minutos, até os peixes ficarem cozido. Remova os peixes, reserve o liquido. Retire as peles e fatie. Reserve as ervas do recheio. Coloque os peixes numa forma aquecida. Derreta a manteiga numa frigideira. Misture as passas, o farelo de pão e a canela e adicione à manteiga derretida, refogando levemente por uns minutos. Adicione as ervas cozidas, o suco de laranja e metade do liquido do cozimento dos peixes. Cozinhe por uns minutos, salgue a gosto. Sirva os peixes acompanhados do agrião e do molho, que deve ser servido numa vasilha separada.
Fe, que demais esta receita. Gostei mujito. Ainda nao tinha visto canela no peixe.Vou anotar tambem.mas aguardo o teu depoimento primeiro.
Adorei a adaptação dessa receita Fer.
Beijos
esta receita parece ser deliciosa, irei experimentar numa próxima oportunidade.
beijo
Olá Fernanda,
Somos ex-Dedo de Moça, que vc visitou outro dia. Por questões técnicas – ou seria limitações? – decidimos mudar o blog para frangocombanana.blogspot.com
Ainda estamos aprendendo, mas o blog já está mais bonitinho. A qq hora, dê uma passadinha por lá. Bjs.
Fezoca, truta é boa de qualquer jeito mas esta receita está de matar! Hummmm!
oi, Fernanda, ando atrás de uma receita de silveira de camarao, nao sei que vc porventura terá ouvido falar nisso. minha avó fazia, aquilo ficou na lembrança, mas nao se parece com as silveiras que encontro na internet e nos livros. vc q é assim estudiosa e curiosa, se tiver cruzado com ela, me avisa? bjs