Torta rústica de maçã com Calvados

Fizemos um almoço em família, porque o Uriel voltou da fazenda ontem à noite e já vai viajar de novo hoje à tarde. Tracei meu plano e defini meu menu – postas de salmão e espigas de milho assados na churrasqueira, salada de batata com molho de sour cream e chives [não tinha iogurte], a salada síria de trigo e nozes da Valentina e uma torta de maçãs que vi na edição de setembro da revista Gourmet. Eu tinha umas macãs gala que comprei no Farmers Market, colhidas no dia. E na receita ia Calvados, um destilado de maçãs, que ainda não tinha tido a chance de usar numa receita. Tudo pronto, vamos lá!

Não foi tarefa fácil pra mim preparar um menu com tantos pratos. Não é novidade eu fazer isso, mas é sempre uma jornada que me exaure… Me atrapalhei imensamente, fiquei toda esbaforida e estressada, mas pelo menos não quebrei nada, nem me machuquei. Apenas derrubei açúcar por cima do fogão, deixei o salmão passar um pouco do ponto e quase queimei o milho. Quando o Gabriel e a Marianne chegaram estava tudo quase que controlado, só faltava arrumar a mesa. O Uriel sempre me dá uma mãozinha com as coisas de churrasqueira e com a arrumação de mesa e lavação das louças. Mas hoje ele se enfiou numa empreitada de eliminar o matagal do jardim da guest house, que estava realmente descontrolado. Então fiquei sola nos preparativos do almoço.

Ninguém reclamou de nada, todo mundo comeu e até elogiou. Então está bom! Como faço sobremesas muito de vez em quando, preciso reportar. Foi uma simples torta de maçãs, mas ficou bem especial. A receita é para pequenas tortinhas, mas eu fiz uma torta inteira, que era mais prático.

rusticappletart1.JPG

Rustic Apple Tart with Calvados Whipped Cream
Para a torta:
1/3 xícara mais 1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 xícara de cidra ou suco de maçã
1 colher de sopa de vinagre de maçã
500 gr de pequenas maçãs gala, raladas em fatias, com a casca
1 pacote de massa pronta para torta [a receita pede massa folhada, mas eu usei uma massa comum mesmo, porque esqueci de comprar a outra..]
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de Calvados
Para o creme:
1/2 xícara de creme de leite fresco gelado [heavy cream]
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de Calvados

Aqueça o forno em 425ºF/220ºC. Coloque 1/3 de açúcar numa panela e faça um caramelo claro. Jogue a cidra e o vinagre e faça um molho. Desligue o fogo. Jogue as maçãs em fatias finas nesse molho e deixe macerar por uns 10 minutos. Coe as maçãs, separe o molho. Coloque as maçãs sobre a massa pronta numa forma – se for fazer tortinhas individuais, corte quadrados da massa e ponha separados na forma. Salpique a torta com pedacinhos de 1 colher de sopa de manteiga e o restante do açúcar. Leve para assar por uns 20 ou 30 minutos. Enquanto isso coloque o molho de volta na panela, acrescente as 2 colheres de manteiga e o Calvados. Deixe ferver, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar e reduzir pra 1/3. Quando a torta estiver assada, jogue esse molho por cima. Sirva com o creme de leite com Calvados – bater os três ingredientes na batedeira até a consistência ficar firme.

rusticappletart2.JPG

11 comentários em “Torta rústica de maçã com Calvados”

  1. Que almoço estiloso! Menu caprichado, provocativo, agradável aos olhos, ao paladar; uma mesa, assim, cheia de estilo… Huuum… irresistível… Só falta a gente ‘se’ convidar pr’esse almoço. Hehe
    Parabéns!
    bjs

  2. Ai Fer com essa época de maçãs chegando não tem quem resista e a sua torta tá linda e simples de fazer. A única coisa que não sei o que é, é o tal de calvados, nada que uma busca no google não resolva. Beijão.

  3. Esta linda mesmo sua torta! Adoro macas cozidas e ja estou com vontade de fazer/comer torta de maca… fui ao farmers’ market semana passada e ja tinham la as primeiras macas da estacao q esta por vir. Fico triste com o fim do verao, mas o fall tbem tem comidinhas gostosas! hehe!
    Ana

  4. na receita do arroz amarelo , esqueceu-se de juntar o açúcar , vem nos ingredientes mas depois não aparece mais … eu fiz e ficou óptimo. Para a próxima vez vou experimentar com “farinha de arroz ” que se vende por cá , nos supermercados .

  5. Menina, que cardápio mais caprichado!!!! E essa torta está super apetitosa, adoro maçãs! Também fiquei apaixonada pela arrumação da mesa, esses jogos americanos (se chama assim ainda???rsss) então! Chic no “úrtimo”!!!

  6. Nossa Fe, que delicia esta torta. Amei a forma como se prepara as macas antes da montagem. E o visu esta lindo.Nao so da torta mas da mesa e tudo,diga-se de passagem. Linda esta mesa escura.Bjs e uma boa segunda.Rola picnic mais tarde? nao e labour day?

Deixe a sua pitada: